HTML 5 : as possibilidades em serviços de streaming - Cross Host
HTML5

HTML 5 : as possibilidades em serviços de streaming

HTML 5 – Muitas dúvidas podem surgir na hora de contratar algum serviço de comunicação, como audiovisual e marketing de conteúdo. Principalmente sobre as tecnologias usadas para estes meios. Uma delas é a tecnologia HTML 5, que vem sendo adotada na maioria de sites, blogs, aplicativos mobile, entre outras plataformas.

Grandes companhias como Facebook, Netflix, Youtube, adotaram o uso do HTML 5, que veio para facilitar a vida dos desenvolvedores e melhorar a experiência dos usuários.

Afinal, o que é HTML?

O HTML nada mais é do que a linguagem utilizada ao navegar na web. Ou seja, qualquer página na internet, são configuradas a partir de blocos de informação. Tudo que se pode ser visto numa página, texto, vídeo, aúdio, imagem, absolutamente tudo isso, está interligado por meio de códigos, ou links. E navegadores como Google Chrome e Internet Explorer, interpretam esses códigos e apresentam uma “arte” final, que são as páginas da web.

Com o passar dos anos, a tecnologia HTML foi se aprimorando e hoje estamos na sua quinta versão, ou seja, chegamos ao HTML 5.

 

HTML5 Na prática

A tecnologia HTML 5 chega para tentar padronizar o modo como os navegadores web vão interpretar os códigos, pois muitas vezes as distorções na visualização de páginas podem acontecer pelo fato de cada navegador decodificar de um jeito.

 

HTML 5 – Melhora na reprodução de mídias e serviços de streaming

Além disso, o HTML5 elimina a necessidade de instalar plug-ins diferentes para assistir vídeos, ou acessar podcasts em tipos diferentes de formatos, bem como exibir itens numa página que dependeriam dos mesmos plug-ins, como por exemplo, banners rotativos, ou pop ups, entre outros.

Com o HTML 5 é possível rodar arquivos de mídia em uma variedade de dispositivos, pois a tecnologia introduz um suporte de mídia já embutido, permitindo incorporar facilmente mídias em códigos HTML. E é aí que os serviços de streaming são mais facilitados, por não apresentar barreiras de reprodução.

Aplicativos criados nesse formato têm as vantagens das páginas da internet, como poder acessar em qualquer aparelho conectado, mas possuem também as características de programas específicos. Podem exibir uma animação, vídeo, música e ainda possibilita a interação com os usuários. Além disso, permite armazenamento no aparelho para a utilização off-line. De 2013 para cá, o número de aparelhos móveis que suportam HTML 5 já passe de 1 bilhão

Em resumo, a tecnologia do HTML 5 deixa a vida de desenvolvedores mais simples, e para o usuário, oferece uma navegação mais fluída e com menos ruídos, seja em páginas web ou em aplicativos mobile.

Cross Host desenvolve aplicações de streaming em HTML 5

A Cross Host oferece serviços de streaming para todos os tipos de projetos corporativos com tecnologia HTML 5 e em plataformas mobile. Com isso, abrange diversos tipos de aplicações e usuários independente do sistema operacional.

Um exemplo disso é o desenvolvimento de players personalizados de streaming de acordo com as necessidades de cada cliente. Tanto para vídeo como para áudio, o streaming da Cross Host pode ser combinado à um player responsivo compatível com sistemas IOS e Android; integrado às redes sociais com interação do público; e também podem ser adaptados para atuar com a publicidade no Google.