Twitch : como fazer Lives na plataforma?

18/fev

Você já ouviu falar na Twitch? Para quem ainda não conhece, a plataforma de conteúdo ao vivo criada pela Amazon tem se mostrando a grande tendência para influenciadores e criadores de conteúdo digital. Criada em 2011 com foco principal no mercado de games, ela se estabeleceu entre uma das principais ferramentas para transmissões ao vivo dos famosos eSports em todo o mundo.

 

Apesar dos games serem o tipo de conteúdo mais popular na Twitch, a plataforma de um tempo pra cá passou a incentivar streams, abordando outros temas. E não é que deu certo? Hoje, você consegue encontrar lives sobre assuntos diversos como música, culinária, relacionamentos, negócios e até mesmo política.

 

Vale ressaltar que o público da Twitch é altamente engajado. Isto permite ao streamer criar uma comunidade e ganhar dinheiro com conteúdo – e isso num contexto em que a monetização do YouTube possui regras cada vez mais rígidas, a Twitch tem se tornado uma concorrente mais simples e rentável. Interessante não?

 

 

 

Lives na Twitch: passo a passo para sua primeira transmissão ao vivo

gamer-guy-plays-computer-games-a-modern-hobby-play-AZFJKJH_Easy-Resize.com (1)

 

 

É importante lembrar que a plataforma Twitch possuí soluções nativas que permitem a transmissão de jogos pelo computador ou pelo console PS4 e Xbox. Com apenas alguns cliques, você já estará online e visível para outros jogadores. Mas agora que você já tem noção sobre o que é a plataforma, e como funciona, chegou o momento de aprender como fazer Lives através da Twitch.

 

Para iniciar uma transmissão ao vivo um pouco mais amadora, você precisará apenas de um dispositivo com câmera, microfone e acesso à uma conexão de internet com uma boa velocidade de upload. Um outro requisito importante, seria utilizar um Encoder profissional para codificar os dados captados e enviar à plataforma.

 

Agora que você já sabe os equipamentos necessários, vamos ao passo a passo para que você realize sua primeira Live.

 

Passo 1 – Na aba “controles”, clique no botão configurações.

 

Passo 2 – Em seguida, selecione Transmissão. Clique em Serviço, selecione Twitch. Você tem duas opções: conectar a sua conta ou colocar sua chave de transmissão.

 

Passo 3 – Caso você opte pela primeira opção, basta clicar em Conectar Conta e colocar seu login e senha. Para usar a segunda, é necessário ir à Twitch e clicar no ícone com sua foto no canto superior direito. Em seguida, selecione Configurações.

 

Passo 4 – Na janela seguinte, você verá a opção de editar todas as configurações do seu canal. Clique em Canal e Vídeos.

 

Passo 5 – Na página seguinte, você terá acesso à chave de acesso, no primeiro campo. Clique em Copiar. Pronto! Você pode colocar sua chave no OBS.

 

Passo 6 – Para configurar os elementos visuais do stream, vá na aba fontes e clique em +. Aqui, é possível definir captura de entrada e saída de áudio, da sua câmera e até colocar imagens.

 

Passo 7 – Chegou a hora de editar informações do seu stream. Vá na Dashboard e clique em Stream Manager.

 

Passo 8 – Em seguida, clique em Edit Info e preencha com título, descrição da notificação, categoria, tags e idioma.

 

Passo 9 – Agora é só voltar ao OBS, clicar em Iniciar Transmissão e seu stream começará automaticamente. Quando quiser encerrar sua live, clique em Interromper Transmissão. A Twitch enviará um relatório da transmissão para o seu e-mail.

 

 

Caso seu objetivo seja fazer streaming de games, você tem diversas opções. O Playstation 4 e Xbox One, por exemplo, possuem aplicativos da plataforma que podem ser baixados nos próprios consoles.

Lembrando que também é possível fazer pelo computador sem necessariamente utilizar uma placa de captura, alguns softwares como o OS Remote Play podem ser utilizados para exibir a tela que será usada na Live.

Para pessoas e projetos que precisam de uma transmissão ao vivo na Twitch de forma profissional e com mais recursos e opções, a Cross Host oferece o gerenciamento das Lives com segurança e efetividade.

Clique aqui, fale com um especialista, e confira todas as possibilidades.