Técnicas de oratória para vídeos: como falar bem ao vivo? - Cross Host
Técnicas de oratória para vídeos

Técnicas de oratória para vídeos: como falar bem ao vivo?

Está aí pensando em gravar um vídeo ou fazer uma transmissão ao vivo, mas não sabe bem como agir e se comunicar frente às câmeras? Ou até mesmo já precisou aparecer ao vivo e ficou desconcertado (a) gerando uma oratória nada eficiente? Calma! Hoje nós vamos te ajudar. Reunimos as melhores técnicas de oratória para vídeos para fortalecer suas lives, apresentações, webinars e gravações de vídeo.

 

 

Afinal, o que são Técnicas de oratória para vídeos?

As técnicas de oratória para vídeos são boas práticas de comunicação que você pode exercer ao dar palestras ao vivo, gravar vídeos, transmitir lives, webinars e muito mais. Com essas técnicas é possível prender a atenção do público e tornar a sua fala mais compreensível e memorável para a audiência.

 

 

Técnicas de oratória para vídeos: o poder de uma comunicação eficaz

tecnicas de oratória para vídeos

Saber falar em público ou frente às câmeras hoje em dia é uma importante característica e um desejo comum de várias pessoas. Muitos imaginam que falar bem e de forma correta e eficiente é um dom ou um talento nato individual atribuído a algumas pessoas que já nascem com esse “fator X”. Porém, não é bem assim. A capacidade de transmitir e disseminar uma mensagem e uma informação em uma Live, um Webinar ou em um vídeo pode ser adquirida e potencializada através de técnicas de oratória para vídeos.

 

Atualmente quem sabe falar bem frente às câmeras pode conseguir muitas oportunidades. Falar bem é uma habilidade fundamental para comunicadores, influenciadores digitais, CEO’s e profissionais que precisam disseminar mensagens a públicos específicos.

 

E não para por aí. O mundo se digitalizou e evoluiu, principalmente após a Pandemia. Muitas empresas foram obrigadas a se digitalizar e trazer seus produtos e serviços para o formato online. E é muito comum hoje em dia viver em videoconferências, webinars, eventos digitais e reuniões online. E de fato, se você tem conhecimento em qualquer coisa, você terá que compartilhá-lo no ambiente corporativo, e é muito provável que você tenha que fazer isso em vídeo, portanto fique atento as próximas dicas de técnicas de oratória para vídeos e aplique nas suas transmissões ao vivo.

 

 

Dicas e técnicas de oratória para vídeos em transmissões ao vivo

 

  1. Controle seus pensamentos: é super normal se sentir tímido(a) e intimidado(a) frente às câmeras. É importante lembrar que nossos pensamentos e nosso corpo estão intimamente conectados e sofrem interferências em decorrência um do outro, portanto pense positivo, controle seus pensamentos e tenha em mente seu conteúdo.

 

  1. Inspire, respire: Inspirar e respirar é uma técnica importante para controlar o nervosismo. Uma má respiração pode acarretar em falta de confiança e uma voz trêmula. Portanto, capriche na respirar de forma suave e natural contraindo o diafragma. Procure por exercícios que te ajudarão a treinar e utilizar a respiração correta.

 

  1. Escolha a roupa correta e controle gestos involuntários: Se a roupa certa é importante em uma apresentação presencial imagine em um vídeo ou transmissão ao vivo? Além de ganhar confiança, uma roupa mais discreta evita distrações e potencializa as imagens. Gestos involuntários também são um problema (mexer no cabelo, toca um relógio ou anel toda hora, rodar uma caneta), mesmo que pareçam gestos simples, podem denotar nervosismo e desviar a atenção do público no vídeo.

 

  1. Evite vícios de linguagem: Evite jargões ou termos como “e aí”, “tá”, “ok”, ou qualquer outro vício de linguagem que você costuma repetir. Tudo isso acaba ficando um pouco estranho no vídeo e desagradável para quem está assistindo o seu conteúdo.

 

  1. Atente-se ao ritmo da sua fala: muito importante ficar relaxado e não deixar o nervosismo atrapalhar o ritmo da sua fala. Neste tópico, a dica de se gravar enquanto realiza uma leitura ou treinar o discurso também é válida.

 

  1. Antes de aparecer no vídeo, grave e ouça sua própria voz: pegue um texto aleatório e coloque o gravador do celular para trabalhar. Isso ajudará você a pontuar todas as características a melhorar, ouvir quais sílabas você tem mais dificuldade em pronunciar e outros fatores que no dia a dia se tornam imperceptíveis.

 

  1. Atente-se ao ritmo da sua fala: é muito importante ficar relaxado e não deixar o nervosismo atrapalhar o ritmo da sua fala. Fale com calma e se faça entender.

 

  1. Pratique a leitura: Ler pode ajudar a ampliar o seu conhecimento sobre a língua portuguesa, potencializar o seu vocabulário e, de quebra, pode ser um exercício para treinar a sua fala (basta ler em voz alta).

 

  1. Procure referências: Procure vídeos de oradores conhecidos e ótimos speakers. Isso além de te inspirar vai ajudar a captar técnicas, entender processos e facilitar ao aparecer ao vivo.

 

  1. Tenha cuidado com a sua postura: A linguagem corporal faz toda a diferença quando nos apresentamos em uma transmissão ao vivo ou em um vídeo. Seja sentado em um estúdio ou em pé, procure manter a sua postura correta, evitando que sua coluna fique “encurvada”. Uma boa postura transmite segurança,

 

 

 

DICAS EXTRA

 

Estúdio profissional: gravar em um estúdio profissional com um cenário correto, um ambiente personalizado com enquadramento e equipamentos modernos pode ajudar a ganhar confiança e principalmente atribuir valor ao resultado final. Antes de fazer sua Live, seu vídeo ou sua transmissão ao vivo corporativa, pare e pesquise um pouco.

 

Plataforma de transmissão segura e confiável: A Cross Host  possuí plataformas próprias e seguras para que você dissemine o seu conteúdo de forma segura, eficiente e de forma simples e agradável em transmissões ao vivo. Clique aqui e fale com um especialista.

 

 

Gostou das nossas dicas? Para conhecer mais técnicas sobre oratória para vídeos e saber tudo sobre transmissões ao vivo e o mercado de Streaming, continue acompanhando nossos blog.