Diferenças entre site responsivo e aplicativo

Site responsivo ou aplicativo: como escolher?

Um site responsivo ou um aplicativo já são parte do cotidiano das pessoas, mesmo que elas não percebam. O tempo em que as pessoas acessavam a internet apenas pelo computador já está muito no passado.

Aliás, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já comprovam que mais de 90% dos brasileiros acessam a internet prioritariamente pelo celular, cerca de 9 milhões de residências com acesso à internet via conexões móveis.

Dados como estes mostram como é preciso pensar e repensar as oportunidades de negócio na internet. E para isso é preciso acompanhar as tendências do mercado. Investir em recursos mobile é uma dessas tendências.

A questão é: como investir em tais recursos e saber qual o mais adequado?

Site Responsivo: o que é e como funciona

A proposta do site responsivo é se adaptar automaticamente a qualquer tipo de tela, seja computador desktop, tablet ou celular. Quando um site não é responsivo ele é visualizado da mesma forma em uma tela de notebook como em uma tela de smartphone, fazendo com que o usuário tenha que ampliar a tela, pois tudo fica muito pequeno, e em alguns casos, desorganizado.

O site responsivo, além de deixar o visual mais bonito, vai fazer com que a experiência do usuário seja agradável e muito melhor. Dentre as soluções do mercado, é a mais barata e mais indicada para sites que não demandem interações com o público, apenas a divulgação de informações sobre a empresa.

Aplicativo

Já a criação de um aplicativo requer um investimento maior. Isso porque o aplicativo é uma ferramenta completa que possibilita a interação e uma experiência completa com o usuário, uma vez que ele é instalado diretamente na plataforma dos dispositivos.

Os apps permitem acesso às outras funcionalidades do celular como câmera, localização, envio de notificações, entre outras. Os recursos de interação em tempo real também são vantajosos, sobretudo para empresas que precisam disso. Por exemplo, as rádios online podem utilizar um aplicativo além do site, para que os ouvintes possam interagir e ouvir, e executar outras tarefas no aparelho ao mesmo tempo.

É por isso que para o desenvolvimento de um aplicativo é preciso tempo e investimento. O processo é mais complexo, pois são feitos para diferentes sistemas operacionais, como por exemplo Android e iOS.

No Brasil, exemplo, o Android é o sistema operacional mais utilizado, mas existem outros que também demandam comunicação com os aplicativos.

As soluções diferenciadas da Cross Host

Ter um site responsivo ou um aplicativo não é apenas uma necessidade, mas um dever, hoje em dia. São eles que agregam valor e podem fidelizar o público em relação a empresa, e a uma boa experiência em ferramentas digitais faz toda a diferença.

Pensando em maneiras de atrair e comunicar de forma eficiente o conteúdo de uma marca, a Cross Host oferece algumas soluções:

Super Site: Criação de site responsivo com temas personalizados e com atualização de conteúdo automatizada;

Plataforma Webinar em layout  responsivo com aplicativo para interação de pessoas em tempo real;

Streaming de Áudio: Criação de player responsivo para rádios online e desenvolvimento de aplicativos para interação com os ouvintes.

Ficou interessado? Entre em contato.