diferença entre webinar web conferência

O que é um Webinar ? como fazer e como funciona?

O formato vídeo cresceu exponencialmente nos últimos anos, e tem sido apontado como a maior ferramenta de marketing digital das empresas. Vídeos e transmissões ao vivo bem executadas podem gerar novos leads, construir relacionamentos e ter um alcance muito maior que qualquer outro tipo de formato. Eles são o futuro da internet, e claro, com o Webinar não poderia ser diferente. Hoje você vai entender o que é um Webinar e como fazer ele funcionar de forma adequada para o seu tipo de negócio. Vamos lá?

O que é um Webinar?

É provável que você já tenha visto ou até mesmo participado de um Webinar na sua vida. O Webinar não é nada mais que um tipo de seminário online, que pode ser transmitido ao vivo ou gravado, sobre um tema específico para um determinado público-alvo. O Webinar tem como principal objetivo educar esse público sobre algum tema, e geralmente dispõe de recursos de interação em tempo real como chat para tirar dúvidas e realizar esclarecimentos sobre o conteúdo transmitido entre palestrantes e audiência.

Muitos se perguntam o que é um Webinar, e como esse nome surgiu. O termo “Webinar” é uma abreviação da palavra em inglês web-based seminar, que significa “seminário baseado em rede”. Aqui no Brasil, alguns gostam de se referir ao formato como Webinário, mas em termos práticos é a mesma coisa, um seminário ou uma web conferência com um ou mais palestrantes disseminando conteúdo para uma audiência que pode estar alocada em qualquer lugar do mundo.

Atualmente realizar um webinar pode ser uma opção muito interessante para captar, educar e engajar o público com informações relevantes e qualificadas sobre determinado assunto.

No mundo empresarial o formato Webinar está em alta, a procura sobre o que é um Webinar aumentou 70% nos último anos graças à possibilidade e eficiência em conseguir gerar oportunidades e construir autoridade. Um estudo recente realizado em 2017 pela GoToWebinar, mostrou que 73% dos profissionais de marketing B2B e líderes de vendas acreditam e apostam no Webinar como a melhor e mais eficiente forma de gerar leads qualificados.

O Webinar é uma forma simples e acessível para melhorar o relacionamento com seus clientes, e ainda possibilita apresentar novos produtos, reforçar a autoridade da marca e qualificar novos leads baseados no poder do conteúdo disseminado.

Agora que você já sabe o que é um Webinar, vamos aprender como produzi-lo.

Mas como fazer um Webinar?

 

Antes de aprender como fazer , é importante estar bem claro os motivos do por que fazer, e  a resposta dessa pergunta é ampla, já que os webinars não possuem apenas uma vantagem ou finalidade única.

Um webinar pode ser usado com diferentes propósitos:

  • Atrair e gerar leads;
  • Disseminar cursos e conteúdos;
  • Educar o seu público para criar interesse no seu serviço ou produto;
  • Avançar seus leads no funil de vendas através de um conteúdo mais profundo;
  • Realizar uma demonstração do seu serviço ou produto para conversão em vendas;
  • Reter clientes através de um bom conteúdo focado em Marketing de relacionamento.

Existem muitas outras possibilidades dentro do universo do webinar, e a necessidade da sua empresa que irá determinar o propósito e o tipo de conteúdo a ser transmitido. Agora que você já tem certeza que o webinar pode te ajudar e os motivos do porque realiza-lo, é importante entender como fazer um webinar de sucesso.

Webinar: Como fazer? Planejamento, execução e pós-transmissão  

 

Planejamento:

  • Escolha uma empresa especialista em transmissão de webinar para a segurança da sua empresa e para qualidade do seu conteúdo;
  • Defina a plataforma de transmissão;
  • Escola o local ou estúdio onde será realizada a transmissão;
  • Defina o tema, a data e o objetivo do webinar;
  • Selecione participantes relevantes e autoridades no assunto;
  • Crie um bom conteúdo;
  • Faça a divulgação prévia do seu webinar;
  • Criar o evento no YouTube;
  • Montar uma Landing Page bacana;
  • Enviar um e-mail promocional a clientes, caso o conteúdo seja pago;
  • Realizar uma mega divulgação nas redes sociais;
  • Colocar um bom call-to-action (CTA) no seu site;

Com essa lista de tarefas só do “planejamento”, será que vale realmente o esforço? A resposta é SIM! e para garantir o sucesso do seu webinar, vamos passar por todas as etapas de criação e transmissão de um webinar. Vamos para o próximo passo?

Execução do Webinar

O que fazer no grande dia da transmissão do Webinar:

  • Organize o ambiente ou personalize o cenário onde seu webinar será transmitido;
  • Cheque os equipamentos de iluminação e sonorização (caso tenha optado por fazer com uma empresa especialista em Webinar, eles cuidarão de todos esses pontos para você);
  • Teste a internet; garanta que a conexão seja eficiente;
  • Envie um e-mail de “lembrete” aos seus contatos horas antes do inicio da transmissão com o link para acessar o Webinar;
  • Durante a transmissão, interaja o máximo possível com os participantes;
  • Responda algumas perguntas enviadas no Chat pela audiência;
  • Finalize com um agradecimento pelo tempo investido no seu conteúdo e repasse informações importantes como o envio de slides e materiais sobre o conteúdo que serão enviados por e-mail.

Pós-transmissão: O que fazer?

  • Envie um e-mail com o link do vídeo oficial da transmissão e os materiais de apoio.
  • Envie uma pesquisa de satisfação para mensurar se o seu Webinar atingiu as expectativas da sua audiência.
  • Faça um vídeo ou uma pequena Live pós-transmissão de agradecimento.

Realizando esses passos, você pode obter um bom resultado com seu Webinar. São muitos os processos e as etapas, mas o essencial é realizar um bom planejamento, e se você não tiver os equipamentos nem a expertise em transmissões, contratar uma empresa especialista para cuidar de tudo para você,

Como funciona um Webinar?

 

Agora que você já sabe o que é um Webinar e como fazer, é importante ter uma noção de como ele funciona na prática, né?

Um webinar pode ser realizado ao vivo ou com vídeo gravado e transmitido em horário pré-estabelecido. Sempre que a primeira opção puder ser sua escolha, opte por ela. É uma opção muito mais interessante pela eficiência e potencial que ela oferece, já que ao final do Webinar você poderá abrir perguntas para seu público alvo e conseguir algumas conversões.

Fora esse detalhe de transmissão, que pode variar conforme a situação e objetivo da ação, seu funcionamento é bastante simples de entender.

Para fazer um webinar, é preciso utilizar uma ferramenta online própria para isso. Empresas especialistas em Webinar possuem suas plataformas próprias ou fazem o gerenciamento do seu Webinar através de ferramentas secundárias com uma qualidade elevada.

Agora que você já tem uma noção sobre onde fazer um bom Webinar, é importante entender como realizá-lo de forma funcional. É interessante trabalhar com equipamentos profissionais de imagem e som, contar com um cenário estruturado, uma iluminação adequada, e acompanhar ou ter uma equipe profissional acompanhando e fazendo a gestão dessa transmissão. Na prática são muito os detalhes para que o Webinar fique incrível, e as vezes é muito mais interessante e barato investir um valor para que uma empresa especialista cuide de todos os processos, ao invés de criar um Webinar totalmente amador e perder sua autoridade e credibilidade com o público.

Pensando em transmitir um Webinar? Fale agora mesmo conosco e verifique com um especialista a melhor opção para sua necessidade.

Ah, clicando aqui você pode conferir as principais diferenças entre Webinar, Web conferência e Webcast. E como conteúdo extra descubra como manter a atenção do público em um Webinar e como tornar o seu webinar visualmente mais atrativo.