Entenda diferença entre webinar web conferência e webcast

10/out

É muito importante de tempos em tempos retornarmos a abordagem das definições destes temas e entender a diferença entre webinar web conferência e os webcasts.

Com o uso crescente das plataformas de transmissão ao vivo  no mercado, tem muita gente que se confunde ao associar uma web conferência, webinar e webcast à mesma coisa. Eles podem ter semelhanças, mas cada um tem características específicas e por isso podem ser usados com diferentes objetivos.

Webinar

Tratado como queridinho da vez no streaming, o webinar  como sempre abordamos por aqui, é uma transmissão ao vivo com o intuito de fazer uma apresentação. Seja de um produto corporativo, seja de um serviço, uma aula, um treinamento.

Pode ser realizado ao vivo ou gravado, semipresencial ou totalmente virtual. Os participantes acessam a transmissão pelo computador ou smartphones, permitindo interações em tempo real por meio de chats, enquetes e outros recursos. E as gravações podem ficar disponíveis para o público acessar quando quiser na plataforma onde foi transmitido.

Webinar em português é webinário, ou seja, um seminário na web, e por isso o caráter de trazer uma apresentação, seminário, diferente de uma web conferência. Por meio do streaming o conteúdo chega à audiência.

Um webinar normalmente é transmitido por uma plataforma específica, podendo ser criada exclusivamente para aquela apresentação ou por serviços de plataformas de webinars já existentes na internet. O webinar se consolidou no mercado como ótima ferramenta para gerar leads, impactar um número maior de pessoas.

Web conferência

A diferença entre webinar web conferência podem ser confundidas porque muita gente acredita que pode usá-la para ocasiões como treinamentos de empresas.

Porém, o melhor uso para as web conferências é para reuniões a distâncias. Reuniões de equipe, parceiros, fornecedores, e até mesmo clientes. Os  disponíveis no mercado são bons e possibilitam até mesmo recursos de interação.

Mesmo a distância é possível realizar compartilhamento de telas, anotações em quadros brancos e outras funcionalidades que uma reunião presencial tem. Limitações como número de participantes e participantes simultâneos e instalação de programas podem aparecer, mais já existem recursos mais simples.

Em resumo, as web conferências são boas como forma de comunicação instantânea, o que não a coloca como melhor opção para treinamentos de equipes, uma vez que se trata de uma demanda de educação a distância, como vimos no item anterior.

Webcast

É o mais simples de entender, mas por conta do seu nome pode apresentar confusão. Mas um bom paralelo para entendermos o que de fato é um webcast e o que diferencia essa ferramenta de um webinar é a seguinte: se trata apenas de uma transmissão, ao vivo ou gravada, que não possibilita interação em tempo real.

Como um podcast, por exemplo, você apenas é espectador ou ouvinte daquele conteúdo. Uma ferramenta em vídeo que pode ser usada para disseminação de conteúdos.

Saber as diferenças é essencial para entender o que você precisa

Estes são conceitos simples mas que na hora de contratar algum serviço de streaming ou produtora audiovisual pode gerar algumas dúvidas, e por isso retornamos novamente. Assim ao contratar algum serviço, tanto cliente quanto fornecedor tem as expectativas alinhadas e evitam possíveis frustrações.

Ficou com alguma dúvida? A Cross Host está aqui para oferecer soluções completas em streaming e produção audiovisual. Entre em contato conosco.