Como interagir com o público durante o webinar?

14/nov

Como já tratado em posts anteriores, o webinar é uma ótima estratégia de comunicação, sobretudo, pelo feedback que é possível alcançar com ele. Mas planejar e divulgar um webinar não é tudo, interagir com os espectadores também é fundamental.

Engajamento ou interação é uma das palavras chaves para o marketing de conteúdo. Afinal, é assim que um negócio pode descobrir se está adotando estratégias corretas ou se estão tendo impacto positivo ou negativo com o seu público.

Mas além de medir e calcular tais métricas, é importante pensar em como realizar, de fato, essa interação. Listamos aqui algumas dicas importantes para interagir com o seu público:

Durante a transmissão

– Chat ao vivo

Durante a transmissão as pessoas vão enviar dúvidas ou colocações por meio de chats, ou aplicativos, por exemplo.

É importante estar atento e responder algumas perguntas ao vivo. Isso pode enriquecer o debate, além de que a dúvida de um, pode ser a dúvida de outros.

O ideal é ter uma pessoa que faça essa mediação entre o palestrante e o público, para selecionar as questões, responder dúvidas rápidas e até mesmo fazer a ponte entre os assuntos, facilitando a linha de raciocínio para o palestrante.

– Enquete ao vivo

Fazer o envio de perguntas rápidas para os espectadores responderem ajuda a reflexão e promove o debate, pois vai refletir diferentes opiniões que podem impulsionar inclusive novos temas para futuras transmissões.

– Coletar os dados dos espectadores

Criar um pequeno espaço para preenchimento de informações como nome e e-mail é fundamental para criar uma rede de distribuição de material e divulgação.

– Deixar o material disponível

Na hora dos agradecimentos finais, é importante comunicar que o material da apresentação ficará disponível.

Após a Transmissão

Responder perguntas que ficaram pendentes

Por conta do tempo, algumas perguntas podem não ser respondidas ao vivo. É importante que o palestrante tenha o cuidado de responder a todas, isso é muito relevante, e demonstra comprometimento com o público.

Pesquisa de opinião

Logo após a transmissão é possível fazer uma pesquisa, que são ótimas para interagir com os participantes. Isso vai trazer um feedback interessante pois as pessoas estarão com o conteúdo fresco na cabeça. Além de receber críticas, sugestões ou reclamações que podem ser solucionadas nos próximos.

A pesquisa pode ser feita em formulários gratuitos como o Google Forms e serem enviadas por e-mail.

Criar uma Landing Page para o webinar

A Landing Page nada mais é que uma página de entrada no site, por onde o visitante vai entrar e encontrar o conteúdo do webinar gravado e os materiais disponíveis. Isso vai continuar gerando leads e pode ser divulgado em outras páginas.

Webinar da Cross Host

A plataforma webinar da Cross Host oferece diversas ferramentas de interação. Por meio de aplicativos ou na própria página da transmissão é possível interagir via chat. O envio de perguntas e enquetes online ou presenciais também são opções disponíveis.

Conheça as soluções da empresa ou entre em contato.