Transmissão ao vivo para eventos: vale a pena contratar? - Cross Host
Transmissão ao vivo para eventos

Transmissão ao vivo para eventos: vale a pena contratar?

A transmissão ao vivo para eventos é um serviço que pode fazer uma grande diferença em relação a expansão e ao alcance do seu evento. Além de claro, ser um recurso criativo e inovador capaz de transformar a proposta do seu projeto.

Integrar uma transmissão ao vivo dentro de um evento é uma tendência de mercado e pode ser um diferencial importante com inúmeras vantagens e benefícios, tanto para o público, quanto para os possíveis patrocinadores e organizadores do evento.

 

Transmissão ao vivo para eventos: como funciona?

Transmitir um evento ao vivo, nada mais é, do que disseminar o conteúdo ou os ambientes e espaços do seu evento, de forma ao vivo pela internet para uma audiência específica ou de forma aberta para o público em geral.

Essa transmissão pode acontecer de várias formas, seja em plataformas específicas como (Zoom, YouTube) ou em redes sociais que oferecem o recurso de transmissão ao vivo, como Facebook, Instagram, entre outras.

A transmissão ao vivo para eventos também pode ocorrer de forma simultânea, ou seja, é possível transmitir um evento em todas as plataformas e redes sociais, ao mesmo tempo. Esse modelo de transmissão é conhecido como Multistreaming, ou transmissão em multiplataformas, oferecendo grandes benefícios pelo seu alto potencial de alcance.

Para uma transmissão ao vivo eficiente dentro do seu evento, é importante se atentar a qualidade dos equipamentos utilizados para a realização de um bom streaming, o conhecimento técnico e a expertise da equipe operacional e claro,  um suporte especializado para solucionar possíveis interferências durante a transmissão.

 

Mas afinal, por que contratar uma transmissão ao vivo para eventos?

Transmissão ao vivo - Cross Host
Transmissão ao vivo – Cross Host

Atualmente estamos passando pela era dos eventos online e a grande revolução das lives e da comunicação pautada na esfera digital. Dentro desse contexto, atrair mais pessoas para o seu evento, oferecendo um formato online e ao vivo, pode contribuir para elevar a credibilidade do seu projeto e atrair públicos diferenciados para o seu evento.

Mais quais as demais vantagens em realizar a transmissão ao vivo para eventos:

  • Redução dos custos do evento: um evento que era presencial e agora será oferecido no formato híbrido ou online, pode reduzir significativamente custos operacionais, espaço físico e infraestrutura.

 

  • Alcance sem barreiras geográficas: Uma das vantagens mais interessante ao oferecer a transmissão ao vivo de um evento é saber que o seu conteúdo poderá alcance um público diferenciado, em qualquer lugar do mundo.

 

  • Engajamento: As transmissões ao vivo, comprovadamente, podem alcançar de 5 a 10 vezes mais pessoas que um evento realizado apenas na esfera presencial. E esse fator também ajuda muito no quesito engajamento, afinal, atualmente é possível se comunicar de forma interessante durante uma transmissão ao vivo e criar experiências imersivas para o seu público durante a transmissão.

 

  • Leads qualificados: com a transmissão ao vivo de um evento é possível alcançar milhares de pessoas e obter um retorno significativo de leads após o termino da sua transmissão. Para isso é importante captar dados da audiência e trabalhar esse mailing de forma estratégica.

 

Além disso, realizar a transmissão ao vivo para eventos é uma boa alternativa para monetizar  o seu evento, afinal, você poderá ter um retorno do valor investido por meio de patrocínios, venda de ingressos online, produtos oferecidos ao vivo e muito mais.

Agora que ficou claro o porquê você deveria investir em uma transmissão ao vivo dentro do seu evento, que tal entender os modelos e formatos de transmissão?

 

Transmissão ao vivo para eventos: tipos e formatos de transmissão

Existem apenas três formatos de transmissão de eventos, e é importante que você faça uma análise para definir a transmissão ideal de acordo com a proposta do seu conteúdo.

  1. Evento presencial com transmissão ao vivo: nesse caso, a transmissão ao vivo será baseada no seu evento presencial. A equipe técnica fará a transmissão de todos os ambientes do seu evento, espaços, entrevistados, tudo isso, em tempo real.
  2. Evento híbrido: Nesse modelo, parte do seu evento será presencial, por exemplo: apresentadores e convidados ao vivo em um estúdio profissional e convidados e público geral ao vivo através do link da transmissão.
  3. Evento 100% online: Aqui não haverá ninguém ao vivo de forma presencial. Público e organizadores acompanharão o evento online e toda parte técnica pode ser conduzida por especialistas à distância.

 

Tipos de eventos :

  • Eventos corporativos
  • Webinars
  • Cursos
  • Shows e eventos de entretenimento
  • Live commerce
  • Feiras
  • Congressos
  • Live content
  • Convenções de venda
  • Eventos acadêmicos e culturais
  • Eventos sociais e muito mais… 

 

Como transmitir um evento ao vivo? Dicas valiosas: 

Com tantas características positivas, é super importante zelar pela qualidade da sua transmissão ao vivo para obter um resultado significativo, explorando todas as nuances desse modelo para garantir um retorno efetivo.

Mas por onde devo começar?

  1. Contrate uma empresa especialista em transmissão ao vivo, isso dará mais segurança e credibilidade para atingir seus resultados.
  2. Contrate uma equipe de produção de vídeos, esses profissionais poderão construir a identidade visual do seu evento (parte online) e adicionar elementos gráficos interessantes. Procure por produtoras de vídeo.
  3. Contrate um link dedicado de internet para a transmissão do seu evento (aqueles com alto número de participantes que demandam uma conexão mais profissional)
  4. Confira se a empresa contratada possui geradores de energia. Isso é importante para prevenir intercorrências durante a sua transmissão ao vivo.
  5. Contrate uma boa plataforma de transmissão ao vivo.

 

Precisa realizar uma transmissão ao vivo para eventos?

Conheça os serviços de transmissão ao vivo da Cross Host

Há 16 anos no mercado de transmissões ao vivo no Brasil e na América Latina, a Cross Host oferece soluções práticas e criativas para empresas que desejem implementar transmissões ao vivo dentro dos seus eventos. São mais de duas mil transmissões realizadas e um histórico impecável de grandes eventos.

Para mais informações ou orçamentos, fale agora com nossos especialistas.