Transmissão ao vivo amadora: será que vale a pena arriscar?

11/ago

Hoje em dia qualquer pessoa possui recursos audiovisuais básicos para tentar realizar uma transmissão ao vivo. Basta ter um Smartphone simples para entrar em uma Live, interagir com o público pelas redes sociais e disseminar ideias e opiniões. Mas será que fazer uma transmissão ao vivo amadora vale realmente a pena?

 

A qualidade de uma transmissão ao vivo nas redes sociais ou em plataformas internas é inerente para um resultado assertivo e uma visão diferenciada do público perante o seu negócio. Imagine que a qualidade dessa transmissão traduz uma mensagem ao público, e essa mensagem é totalmente atribuída a sua marca pessoal ou a da sua empresa. Executar uma transmissão ao vivo amadora pode ser um erro, já que a credibilidade da sua marca pode ser colocada em risco.

 

Além desses fatores, uma transmissão ao vivo pode ser um novo meio de captar novos clientes, posicionar sua marca de forma estratégia no seu nicho e estreitar o relacionamento com clientes assíduos. Mas nada disso será funcional se você ou sua empresa não fizer um planejamento estratégico do seu projeto de Streaming. Uma transmissão ao vivo amadora pode não apenas prejudicar a sua marca devido as falhas e amadorismo viabilizados, como também pode reduzir o número de clientes já existentes. Quer entender como isso acontece?

 

 

Transmissão ao vivo amadora: 5 motivos que tornam essa opção inviável

 

  1. Equipamentos amadores: realizar uma transmissão ao vivo amadora com um notebook e uma webcam possui um nível de qualidade infinitamente inferior a execução com câmeras profissionais, lentes especificas e qualidade 4k.A diferença é realmente “gritante” e pode ser crucial para a manutenção da audiência.

 

  1. Internet com pouca velocidade e compartilhada: se tem uma coisa que incomoda o público que acompanha transmissões ao vivo, com certeza é ter o conteúdo interrompido por conta de uma internet ruim. Além de perder potenciais clientes, aquela pessoa jamais voltará a interagir com o seu conteúdo, já que será automaticamente atribuído a uma imagem negativa de uma empresa que não se preocupou com seu sinal de transmissão. O ideal nesse caso é contar um link de internet dedicada ou internet para eventos. 

 

  1. Ambiente sem iluminação e cenário precário: Quem trabalha com transmissões ao vivo sabe que o cenário bem organizado e uma iluminação profissional de qualidade fazem a diferença na hora da execução. Em uma transmissão ao vivo amadora geralmente não vemos uma preocupação com esse fator. São luzes mal posicionadas ou inexistentes, cenários improvisados e uma imagem opaca que viabiliza a ideia de pouco conhecimento técnico e estraga a experiência da audiência.

 

  1. Sonorização inadequada: Transmissões ao vivo amadoras possuem um histórico de sonorização ruim. Imagine que você se interessou por um conteúdo, deu play, e apesar da imagem não ser das melhores, mesmo assim resolveu ficar, porém, ao decorrer da transmissão foi impossível decifrar o que o apresentador estava falando, ou você precisou adivinhar partes do conteúdo por falhas na sonorização. Pois é, isso acontece muito! Com uma transmissão profissional, o seu projeto é executado com modernos equipamentos de som, além de microfones profissionais e específicos para cada formato.

 

  1. Falta de gerenciamento e acompanhamento da transmissão: Uma coisa comum é pesquisar projetos que deram errado anteriormente para não repetir os mesmos erros, certo? Você já deve ter ouvido falar em uma Live que deu errado, que não foi interrompida no momento certo gerando cenas constrangedoras, não é mesmo? Isso acontece muito! Para evitar esse tipo de acontecimento, muitas empresas oferecem o serviço de gestão e acompanhamento de transmissões, para que o conteúdo divulgado seja repassado com precisão, segurança e sem problemas adicionais.

 

 

Desistiu da ideia de realizar uma transmissão ao vivo amadora? Conheça os serviços de transmissão ao vivo da Cross Host  e veja como é fácil iniciar o seu projeto com segurança e de forma profissional.