Métricas de vídeos: Como medir o sucesso de uma transmissão?

18/ago

Os vídeos são um dos formatos mais promissores de conteúdo e têm sido apontados como uma das mídias mais importantes da atualidade para vender, engajar e alcançar um público qualificado. Mas será que só planejar um vídeo ou uma transmissão ao vivo já garante o sucesso com esse formato? A resposta é muito simples: Não! Só isso não é suficiente, também é necessário avaliar os seus esforços através das métricas de vídeos.

 

Sabemos que o se mede, se administra, e quando o assunto é vídeo essa etapa pode ser essencial para um resultado efetivo. Muitas empresas e produtoras caem na grande armadilha de publicar, obter um resultado relevante através de “achismos”, como por exemplo um bom número de curtidas e deixar o vídeo cair no próprio esquecimento sem ao menos analisar as métricas de vídeos.

 

E olha… é aí que mora o perigo. Uma estratégia de marketing para vídeos bem executada não passa apenas pelo planejamento do conteúdo, é preciso MENSURAR para saber se sua estratégia está realmente funcionando ou se é hora de modificar os planos. E nada melhor que entender as principais métricas de vídeos para poder medir os seus resultados reais.

 

 

8 Métricas de vídeos fundamentais para analisar o sucesso da sua estratégia 

 

Sabemos que um conteúdo qualificado gera resultados permanentes e notórios, afinal, é possível atrair, conquistar e ainda gerar credibilidade e identificação com a sua audiência através de um bom conteúdo. Mas para entender se ele está realmente funcionando dentro de um vídeo ou de uma transmissão ao vivo, é ideal que você confira sempre as métricas de vídeo para mensurar o seu resultado e os efeitos que o seu conteúdo tem causado no seu público-alvo.

 

Portanto, hoje separamos as principais métricas de vídeo que vão te ajudar a descobrir, analisar e medir seus erros e acertos dentro da sua estratégia:

 

 

1.Número de visualizações – Views

Essa não é a métrica mais relevante que você possui para mensurar o seu desempenho, porém, em conjunto com outros números pode ser o primeiro sinal de que sua estratégia deu certo ou não. Se um número muito baixo de pessoas visualizarem o seu material, dificilmente terá um número significativo de audiência. Por outro lado, um alto número de views e uma retenção extremamente baixa, pode deixar claro que seu conteúdo consegue seduzir inicialmente, mas não consegue prender sua audiência até o final.

 

2.Taxa de Retenção – Watch Time

Essa é uma importante métrica para verificar se sua estratégia de vídeo está no caminho certo. A taxa de retenção ou “watch time” diz respeito ao tempo em que o público ficou conectado assistindo o seu vídeo. Através dela é possível entender o nível de engajamento que o seu conteúdo consegue gerar. Uma dica para melhorar essa taxa é apostar em um bom thumbnail, com títulos atrativos através de estratégias de SEO. Mas se por um acaso você ou sua equipe identificar que pouquíssimas pessoas continuam ativas após os primeiros segundos do vídeo alguma coisa está errada.

 

3.Taxa de reprodução

A taxa de reprodução de vídeos mostra um comparativo claro de quantas pessoas deram play no seu vídeo em relação a quantas pessoas visitaram a sua página. Se esse número estiver muito inconstante, será necessário ajustar algum aspecto visual ou até mesmo modificar o player ou a posição do vídeo na sua page.

 

4.Engajamento

Essa métrica é ouro para analisar se a sua audiência teve uma boa experiência com o seu conteúdo. Apesar da taxa de retenção ser a melhor para mensurar engajamento, essas 3 métricas também são de suma importância: Curtidas, comentários e compartilhamentos.

 

5.Taxa de cliques ou (CTR)

Se pararmos para pensar, o objetivo de TODO conteúdo é CONVERTER. E a melhor forma de analisar essas métrica é verificando a taxa de cliques, também conhecida como Click Through Rate ou apenas “CTR”. Essa métrica mostra o número exato de pessoas que clicaram em links dispostos nos seus vídeos e foram direcionados para outras páginas secundárias. Quanto maior a taxa de cliques, mais seu conteúdo convenceu a audiência.

 

6.Taxa de replay

Essa taxa é uma boa métrica para verificar seus conteúdos de forma mais individual e verificar qual deles se destacou. Quanto maior a taxa de replay, mais relevante aquele conteúdo foi para seu público alvo. Que tal ficar de olho?

7.Assinantes

Uma coisa é ter um ou dois vídeos com ótimas taxas de views e interações. Outra coisa é ter uma audiência fiel ao seu conteúdo, interessados em assistir o que você produz de forma contínua. Esse tipo de público é ótimo para se tornar multiplicadores da sua marca e da sua mensagem. Eles estão muito mais propensos a realizarem ações dentro do seu vídeo, como serem direcionados para uma página ou comprarem um serviço e/ou produto.

8.Taxa de abandono

Essa é com certeza uma das taxas mais importantes na hora de  analisar as métricas de vídeos. Em que momento será que seus usuários abandonam o seu conteúdo no vídeo? Se muitos deixarem de assistir o seu conteúdo em determinando momento, você já sabe o instante em que ele parou de fazer sentido e onde precisa ser melhorado.

Bônus: Taxa de carregamento e opinião da audiência.

 

Você sabia que os espectadores de vídeos online começam a abandonar um vídeo se o conteúdo não toca em 2 segundos? Por este motivo é essencial ficar de olho no tempo de carregamento dos seus vídeos para identificar qualquer problema. Na maioria das vezes esse tempo está relacionado a tecnologia que você selecionou para hospedar e entregar o conteúdo. E se ela falhar, automaticamente seus usuários vão fechar a aba e dar adeus ao seu vídeo.

Fique atento também a opinião da sua audiência qualificada (inscritos).  O que as pessoas falam sobre o seu conteúdo, seja nas redes sociais ou em mensagens diretas para a sua empresa? Entender o que o seu publico pensa é muito importante para realizar ajustes nas estratégias.

Se você planeja ter muito sucesso em um canal ou mandar super bem nas suas estratégias de vídeos, comece a analisar todas as métricas de vídeos disponíveis. Esse passo será fundamental para alinhar o seu conteúdo e saber posicioná-lo da melhor forma mais adequada para o seu público.

 

Além das métricas de vídeos, é importante produzir vídeos e transmissões ao vivo com qualidade, e nisso, conseguimos te ajudar!

 

Clique aqui e confira todos os serviços oferecidos ou fale diretamente com um especialista em nosso chat 😉