Conheça os equipamentos fundamentais para uma transmissão ao vivo profissional - Cross Host
Conheça os equipamentos fundamentais para uma transmissão ao vivo profissional

Conheça os equipamentos fundamentais para uma transmissão ao vivo profissional

Atualmente vivemos na era das Lives, não é mesmo? Somos atingidos diariamente por milhares de notificações e convites de novas transmissões ao vivo e já nos tornamos uma extensão desse tipo de conteúdo. Mas quando paramos para analisar, não é toda live que remete a estrutura e qualidade de uma transmissão ao vivo profissional, né? Algumas tem problemas estruturais, outras pecam na limitação da internet, muitas erram feio na captação de imagens e som de qualidade e a maioria realmente parece não saber o que está fazendo. Mas onde será que está o grande erro?

 

Além da experiência, planejamento e conhecimento técnico para realizar uma transmissão ao vivo profissional, é necessário trabalhar sempre com equipamentos profissionais específicos e direcionados para cada momento da transmissão. Seja você um produtor de conteúdo, empreendedor digital ou profissional de eventos, é importante se atentar a todos esses pontos antes de divulgar uma transmissão ao vivo ou uma Live corporativa sem antes ter todos esses pontos alinhados entre sua equipe de tecnologia ou entre a empresa que realizará sua transmissão ao vivo profissional.

 

 

 

6 Equipamentos necessários para uma transmissão ao vivo profissional de sucesso [entenda tudo sobre eles]

 

Sabia que até as Lives mais simples precisam de equipamentos específicos para apresentar um resultado final profissional? Pois é, engana-se quem acha que apenas portando um bom smartphone será possível alcançar resultados equivalentes as imagens de uma câmera profissional ou aos áudios límpidos captados com microfones potentes específicos para equalização de ruídos. Para que você entenda um pouco melhor, separamos 8 dos principais equipamentos utilizados em uma transmissão ao vivo profissional que podem potencializar e agregar valor a sua Live. Vamos conferir?

 

 

Câmera de vídeo profissional

câmera profissional para transmissão ao vivo

 

 

Quando pensamos em gravação de vídeos ou em uma transmissão ao vivo profissional, a primeira coisa que vem em mente ao falar de equipamentos é uma câmera potente, né? Muitas pessoas utilizam filmadoras com saída limpa, Webcam ou até mesmo as câmeras dos smartphones, mas o resultado realmente é muito inferior. Que tal investir em uma câmera clean output com uma saída HDMI limpa, ou com suporte Full HD? Uma câmera 4K também pode fazer toda a diferença na hora de transmitir um grande evento corporativo ou Lives importantes para sua marca.

O grande problema, é que esse tipo de equipamento não é barato, algumas câmeras chegam a custa mais de R$100 mil, sendo um custo completamente inviável. Essas câmeras se subdividem em níveis de categorias, como “iniciante”, “intermediário” e “avançadas”, e quanto maior o nível, maior a qualidade, recursos e valor. Na Cross Host por exemplo, a equipe técnica de produção audiovisual realiza transmissões ao vivo profissionais com uma BlackMagic 4K, considerada uma câmera avançada e altamente potente para todos os tipos de captação de imagens e também outros modelos como a Sony NXCAM. 

Dependendo da sua necessidade, é muito mais interessante investir na locação desses equipamentos ou na contratação de uma empresa de transmissão ao vivo. Pense nisso!

 

 

Microfone profissional

microfone profissional para transmissão ao vivo

 

 

Um áudio limpo e agradável é super importante para assistir uma transmissão ao vivo e se sentir confortável com o conteúdo, portanto, ter um microfone profissional que garanta qualidade, ausência de ruídos, volume adequado e densidade vocal pode fazer toda a diferença na hora da transmissão ou gravação.

Sabia que existem diversos modelos de microfone? Alguns específicos para gravação de Podcasts, outros direcionados para estúdios de música e os microfones indicados para uma transmissão ao vivo profissional, e não se assustem, os preços dos microfones podem ser equivalentes ao valor das câmeras profissionais, custando mais de R$100 mil. Pois é, esse é outro item que vale a pena refletir sobre a contratação de uma empresa de transmissão ao vivo profissional ou locação de equipamentos. Na Cross Host trabalhamos com diversos tipos de equipamentos, dos intermediários aos avançados, garantindo uma ótima experiência de áudio.

 

 

Switcher (mesa de corte) + controlador 

switcher profissional transmissão ao vivo

 

Primeiramente, você sabe o que é um Switcher?

Bom, o Switcher é o equipamento responsável por realizar cortes secos durante uma transmissão ao vivo. Através dele é possível realizar a transição de imagens, inserção de efeitos e dar dinamismo e criatividade as transmissões. Com um bom Switcher é possível cortar 4, 8, 16 câmeras de forma simultânea e alguns deles oferecem recursos de mixagem de som, inserção de trilhas e controle de volume dos microfones. É um equipamento fundamental para transmissões corporativas que precisam ser isentas de erros e ter uma qualidade profissional acima da média.

 

 

 

Mesa de som digital (sonorização)

mesa de som digital transmissão ao vivo

 

A mesa de som digital é outro equipamento que faz muita diferença em uma transmissão ao vivo profissional. Imagine que esse equipamento consegue ajustar o volume de cada fonte de áudio, equalizando a intensidade de cada efeito sonoro com um nivelamento dos níveis agudos e graves, das frequências médias e das saídas de áudio, realizando o tratamento geral do som e também mixagem. De nada adianta um bom microfone, sem uma mesa de som digital que consiga gerenciar esses áudios de forma eficaz. Alguns estúdios ainda trabalham com a mesa de som analógica que não permite a conexão com tablets e computadores, sendo uma escolha inferior a mesa de som digital. Nos estúdios Cross Host possuímos técnicos especialistas em mesa de som digital, proporcionando a melhor experiência em áudio para transmissões ao vivo profissionais.

 

 

 

iluminação profissional

MNFI6278

 

Para garantir imagens com uma iluminação correta e adequada, com contraste, profundidade e nitidez é muito importante investir em bons equipamentos de iluminação profissional.

Você já viu alguma Live ou alguma transmissão ao vivo de um evento muito escura, muito clara, ou sem nitidez? Geralmente perdemos o interesse na hora em continuar assistindo, pois, aqueles elementos trazem um desgaste imediato e podem diminuir significativamente o interesse por aquele conteúdo. Portanto não tenha dúvidas, uma boa iluminação é fundamental. Existem milhares de equipamentos profissionais de iluminação. Painéis de LED, holofotes, Ring Light, Softbox, Sun Gun etc… Mas de nada adianta obter o equipamento e não saber tecnicamente como usá-lo, portanto, esse é outro caso para você parar, refletir e considerar a contratação de uma empresa de transmissão ao vivo profissional.

 

 

 

TP ou Teleprompter

IMAGENS-7 (1)

 

 

Sabemos como é difícil decorar um texto e lembrar de tudo durante uma transmissão ao vivo, né? O Teleprompter surgiu justamente para ajudar apresentadores e criadores de conteúdo nesse quesito. O famoso “TP” ajuda na exibição de frases para que aquele conteúdo não se perca. Para utilizá-lo é necessário que um operador de Teleprompter realize as configurações necessárias e adeque o tempo e o texto a sua transmissão.

 

Hoje listamos os principais equipamentos utilizados em uma transmissão ao vivo profissional. Mas não ache que eles são suficientes, viu? Existem muitos outros equipamentos e diversas ferramentas que contribuem para que uma transmissão ao vivo ocorra com qualidade e resulte em excelência audiovisual. Para que você não perca nada, listamos outros recursos, equipamentos e ferramentas utilizadas em uma transmissão ao vivo profissional:

 

  • Encoder;
  • Link de internet dedicada;
  • Placas de captura;
  • Computadores dedicados;
  • Softwares de transmissão;
  • Codificadores;
  • Plataformas de transmissão;
  • Cenografia customizada;
  • Estúdio profissional dedicado;
  • Equipe técnica especializada.

 

 

Pudemos constatar que uma transmissão ao vivo profissional para ser bem sucedida depende de diversos fatores, né? Antes de mais nada, planeje a sua transmissão. Pesquise e analise as melhores opções de equipamentos e as ferramentas necessárias para criar uma experiência inesquecível para sua audiência.

 

Quer saber um pouco mais sobre como funcionam uma transmissão ao vivo profissional executada pela equipe Cross Host? Clique aqui, fale com um especialista e receba um orçamento exclusivo para a sua transmissão.

 

 

 

 

transmissão ao vivo profissional e equipamentos para lives