Dicas para realizar uma transmissão para esportes

23/jan

No ano passado já trouxemos o assunto no artigo sobre o mercado de streaming para eventos esportivos,  em que abordamos algumas vantagens do transmissão para esportes, sobretudo para modalidades que não têm tanta visibilidade.

Hoje vamos direcionar nosso papo sobre a transmissão em si, afinal, não basta ligar a câmera do celular e sair filmando tudo, certo? Claro que se tratando de esportes, neste caso, não estamos falando de modalidades que já possuem grande cobertura e sim daquelas que podem ganhar mais destaque nas redes através do streaming, como por exemplo, bmx, moutain bike, pesca, e etc.

Consultar profissionais que atuem com transmissão para esportes

Para elaborar um bom projeto de transmissão ao vivo para eventos esportivos,  consulte que já faz isso de maneira profissional. A Cross Host, por exemplo, já ofereceu soluções para diversos campeonatos de diferentes modalidades e variados locais de gravação.

A consultoria de um profissional vai ajudar a estabelecer estratégias, metas, e direcionar o streaming de forma efetiva para o público.

Pensar nas condições de localidade

Há casos de esportes praticados dentro de quadras ou espaços fechados, mas e quando se trata de um esporte praticado ao ar livre, na natureza, ou em outras condições que tornem o trabalho mais difícil?

Mas um motivo para contar com profissionais da área, pois há casos em que o local não tem acesso à internet para a transmissão. É preciso a contratação de uma internet via satélite, que aliás, é uma das formas mais seguras e eficientes de conexão.

Fazer divulgação da transmissão anteriormente

Um bom projeto de transmissão ao vivo consiste em instigar o público antes do evento e divulgar nos canais certos. Campanhas programadas no Facebook, Twitter e Instagram, além do site oficial do evento são boas estratégias de divulgação.

Preparar uma equipe de monitoramento de transmissão

As transmissões ao vivo, sejam em redes sociais como o Facebook, ou em outra plataforma, são extremamente dinâmicas e geram muita interatividade e alcance de pessoas. De repente é possível atingir 1.000, 3.000, 5.000 visualizações!

E para tal é necessário estar atento aos comportamentos do público e oferecer boas condições de transmissão. Monitorar as interações, comentários, número de pessoas assistindo, enfim, como já abordamos neste blog, se a transmissão não tiver qualidade, os views podem despencar significativamente, perdendo uma grande chance de divulgar um esporte.

Divulgação e promoção de patrocinadores

Normalmente eventos esportivos, mesmo aqueles pequenos, contam com patrocinadores, pessoas/ marcas que investiram recursos para fazer acontecer.

Fazer com que esses patrocinadores apareçam de alguma forma na transmissão é uma boa estratégia tanto para o esporte, que pode conquistar novos patrocínios, como também para o patrocinador que terá seu nome divulgado.

Aplicar o logo do seu patrocinador em lugares estratégicos para a câmera, em uniformes dos competidores, em faixas ou banners, entre outras possibilidades, gera uma cultura da “uma mão lava a outra” e pode fortalecer laços para futuros projetos e patrocínios.

Após o evento

Agora é a vez do marketing! Invista em canais de relacionamento para se aproximar do público após a transmissão, como e-mail marketing; newsletter para divulgar notícias sobre a modalidade e novidades de patrocinadores e produtos oficiais (e-commerce).

Transmissão para esportes da Cross Host

Na página de Cases do nosso site você encontra algumas soluções que oferecemos em eventos esportivos, clique aqui para acessá-la ou entre em contato para mais informações.