Gravação de Streaming Online - Cross Host
Gravação de Streaming Online

Gravação de Streaming Online

Como fazer o monitoramento de conteúdo e comprovação de veiculação para rádios

Pode parecer novo para as empresas que estão começando a investir em rádios online, mas a gravação de streaming online das transmissões é essencial para o controle da emissora.

Tanto para rádios AM/ FM quanto rádios online, existem algumas normas a serem cumpridas, caso contrário, as empresas estão sujeitas a penalidades.

De acordo com o artigo 71 do Código Brasileiro de Telecomunicações, é obrigatório que as emissoras de rádio façam a gravação de streaming online e que estes arquivos sejam armazenados (backup) por um prazo de 60 dias. Já segundo as normas do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), as campanhas veiculadas nas rádios devem ser comprovadas.

Aqui listamos algumas maneiras, algumas práticas e outras nem tanto, para cumprir com essas normativas:

1 – Armazenamento de arquivos digitais em unidades externas

Pen drives, HDs externos, ou até mesmo CD/DVD podem ser usados para guardar os arquivos das transmissões, porém já não é o método mais indicado para fazer a gravação de streaming online, pois além de grande necessidade de organização para catalogar todo o material de forma contínua, é pouco prático e por precisar de muito espaço, o custo sai caro.

2 – Uso de rádio escuta

Um dos métodos mais antigos do jornalismo e da publicidade em rádios, no qual pessoas são contratadas para escutarem as transmissões durante todo o dia, seja para apuração e monitoramento de conteúdo ou para produção de relatórios. Essa técnica já está defasada por não apresentar precisão.
3 – Uso de plataformas online

É a maneira mais indicada e moderna, mas é necessário que a rádio tenha transmissão por streaming. As plataformas online possibilitam que a gravação de streaming online e backup sejam feitos na nuvem, ou seja, não vão ocupar espaços em HDs, pen drives e etc. Além disso, apresenta vantagens como a praticidade na elaboração de relatórios e captura exata da veiculação, facilitando no compartilhamento das gravações para comprovar a veiculação.

A nova plataforma de backup de transmissão para rádios da Cross Host

Sem a necessidade de instalação, a plataforma totalmente na nuvem foi desenvolvida pela Cross Host com a função de realizar a gravação de streaming online para backup e comprovação de veiculação de propagandas para rádios que tenham transmissão na web.

As gravações ficam armazenadas por 60 dias e por meio de um painel intuitivo, é possível: acessar relatórios completos com a quantidade de horas gravadas ; realizar backup; compartilhar por e-mail arquivos com trechos das  gravações, permitir que o destinatário faça download; editar gravações no próprio navegador; e gerenciar os usuários que terão acesso à plataforma.

Clique aqui para saber mais sobre a plataforma da Cross Host, ou entre em contato!