Glossário do Streaming : 10 termos técnicos para aprender agora - Cross Host
Glossário do Streaming : 10 termos técnicos para aprender agora

Glossário do Streaming : 10 termos técnicos para aprender agora

Se você anda buscando conhecimento técnico sobre o universo do Streaming, é super importante estar atento aos principais termos utilizados no mercado para entender como se comunicar de forma profissional dentro desse segmento, e para isso, nada melhor que um Glossário do Streaming super completo para estar bem antenado.

Afinal, quanto mais alinhado você estiver aos termos do Glossário do Streaming mais longe você vai chegar em relação a novos conhecimentos, além de facilitar na hora de realizar lives mais técnicas ou qualquer tipo de transmissão ao vivo.

Portanto, nossa equipe reuniu os 10 termos mais utilizados no segmento de Streaming e compilou tudo isso em um Glossário do Streaming exclusivo feito pra você.

 

 

 

Glossário do Streaming: 10 termos essenciais para saber tudo sobre transmissão ao vivo

 

Glossário do Streaming

Confira:

 

 

  1. Streaming (definição da palavra e significado do termo)

A palavra “Streaming” traduzida para o português brasileiro significa originalmente “transmissão”. O termo streaming abrange toda e qualquer transmissão, realizada em tempo real, de dados de áudio e vídeo de um servidor para um aparelho – como computadores, smartphones, entre outros.

Todo streaming vem acompanhado de serviços e plataformas de transmissão, podendo ser corporativo realizado por empresas de transmissão ao vivo com suas plataformas próprias, ou serviços de áudio e vídeo como spotify e Netflix.

 

  1. CDN – Content Delivery Network

Traduzindo o termo Content Delivery Network, temos o conceito “rede de entrega de conteúdo”, ou seja, dentro do Streaming a CDN é uma ferramenta que funciona com base em uma rede de computadores conectados que distribuem uma enorme quantidade de dados digitais para milhares ou bilhares de usuários de forma totalmente simultânea.

Com os servidores interconectados o sistema CDN é capaz de impedir a perda de informações e garantir uma transmissão estável e sem interferências.

 

  1. Vídeo on Demand (VOD)

vídeos on demand

Muito utilizado no universo do Streaming, os vídeos on demand, ou seja, os vídeos sob demanda são aqueles em que o próprio espectador tem total controle sobre o que assistir, quando assistir e onde assistir, podendo executar qualquer ação por meio do toque de um botão. São muito comuns em plataformas de Streaming e não possuem qualquer tipo de interrupções como comerciais ou propagandas direcionadas.

 

 

  1. OVP – plataformas de vídeos online

plataformas de streaming

O termo OVP é super utilizado no universo do Streaming para se referir exclusivamente a soluções e transmissões de conteúdo em vídeo baseados em “nuvem”, ou seja, o OVP é uma ótima ferramenta que permite gerenciar e disseminar esse conteúdo em diferentes tipos de dispositivos de maneira simples e ágil.

 

 

  1. Multistreaming ou Streaming Multiplataformas

Multistreaming se tornou um termo referência para caracterizar o ato de disseminar uma transmissão ao vivo para mais de uma plataforma de forma simultânea. Com o Multistreaming é possível fazer lives com transmissão em diversas redes sociais como Instagram, Facebook, Youtube ao mesmo tempo e até mesmo expandir essa transmissão para plataformas internas, tudo isso em tempo real.

 

  1. DRM – Digital Rights Management

DRM é o processo de gerenciamento de direitos digitais em transmissões ao vivo. Ele é super utilizado nos serviços de Streaming para aumentar a proteção do conteúdo a ser disseminado nas plataformas e protegê-las contra possíveis cópias e acessos indevidos. O DRM pode ainda restringir o acesso de pessoas não autorizadas e facilitar a proteção de dados sensíveis.

 

  1. Streaming corporativo

Streaming Corporativo Cross Host

Streaming corporativo é um termo técnico utilizado para definir transmissões ao vivo realizadas com cunho empresarial. No geral, são transmissões ao vivo realizadas por empresas para promover sua marca, seus serviços e cultivar relações estratégicas com seu público alvo. Essas transmissões corporativas geralmente são realizadas por empresas especialistas que criam transmissões personalizadas de Webinars, Eventos Digitais, Treinamentos corporativos e celebrações virtuais.

 

  1. Player de Streaming

Os famosos players são softwares que permitem que os usuários reproduzam as transmissões ao vivo multimidia em seus dispositivos pessoais como smartphones e notebooks. Esses players podem ser personalizados e adequados ao tipo de conteúdo transmitido. Os mais conhecidos atualmente são os players da Netflix, Amazon Prime, Disney Plus, Globo Play e players corporativos como o Zoom ou Google Meet.

 

  1. Codificação de Live Streaming

A codificação de Live Streaming é utilizada em transmissões ao vivo como forma de dividir um vídeo ao vivo em partes menores, compactando e redistribuindo esses dados por meio de uma CDN (item 2).

 

  1. Streaming HD – “High Definition”

O termo transmissão ao vivo em HD ou Streaming HD está presente e totalmente atrelado a esse tipo de serviço. O conteúdo HD tem resoluções superiores ao padrão, variando entre 1280 x 720º e 1920 x 1080 pixels (720p e 1080p, respectivamente). Hoje, um serviço de streaming sem HD, ou seja, sem alta definição é considerado ultrapassado.

 

 

E ai, curtiu seu Glossário do Streaming? Siga nosso blog e confira novidades do universo das transmissões ao vivo semana.

 

Procurando um uma transmissão ao vivo profissional? Clique aqui e conheça a Cross Host.