Eventos 4.0 : a nova era da imersão e interatividade - Cross Host
eventos 4.0

Eventos 4.0 : a nova era da imersão e interatividade

Os eventos 4.0 surgiram em um novo cenário onde o mundo precisou ser reinventado. Hoje em dia, se adaptar as novas tendências e formatos é quase um preceito obrigatório para quem atua com eventos ou trabalha diretamente com tecnologia, né? Principalmente quando falamos em conceitos como futurismo, imersão, gamificação, inovação e produções disruptivas.

Hoje em dia, o público não espera só uma Live, a audiência se prepara para um verdadeiro espetáculo. Lives comuns, já não são tão eficientes como no início da pandemia, e os formatos simples não conseguem mais reter a atenção do público, é preciso inovar.

Essa necessidade do mercado, trouxe à luz os eventos 4.0 , e com eles, uma série de novidades, recursos e ferramentas capazes de não apenas conectar o público, como gerar alcance, interação e grandes experiências.

 

Mas afinal, o que são Eventos 4.0?

Eventos 4.0

O conceito dos eventos 4.0 surgiu através da conhecida Indústria 4.0, que integra elementos como inteligência artificial, Internet das coisas (IoT), ambientes cibernéticos, virtualização, Big Data, Cloud Computing, realidade virtual, e muitas outras características que compõem a estrutura dos eventos do futuro.

Uma das grandes questões dentro da indústria 4.0 é conseguir integrar espaços digitais e reais dentro de uma nova realidade. Os eventos 4.0 possuem o mesmo propósito, onde o grande desafio é criar experiências ao vivo para a audiência, com recursos e ferramentas que gerem encantamento, experiências sensoriais e dinâmicas interativas em ambientes cada vez mais imersivos.

Em resumo, os eventos 4.0 são definidos como eventos inovativos, repletos de experiências virtuais, capazes de unir o melhor do universo digital, imerso a realidade física.

 

Eventos 4.0 x Eventos online: quais as diferenças?

Nos eventos online o espaço físico é substituído integralmente pelo virtual através da tecnologia de live streaming. Nele, a audiência é composta 100% por pessoas à distância, que acompanham um conteúdo online e/ou ao vivo de forma passiva, através das telas dos seus smartphones ou notebooks.

Já os eventos 4.0 estão integrados ao formato híbrido, onde muitas vezes, retém parte de um público presencial como apresentadores e palestrantes em um espaço físico,  criando experiências  interativas em tempo real com o público remoto.

A grande diferença entre os dois formatos está na interação gerada e na integração do público àquele ambiente, algo muito comum nos já conhecidos eventos híbridos.

 

Eventos 4.0 : O grande momento das experiências imersivas

experiências imersivas

Muito já se falou sobre a criação de experiências imersivas no universo dos eventos, mas nunca essa realidade esteve tão próxima como agora. As milhares de possibilidades criadas na produção de um evento comum são maximizadas com palcos 3D, avatares, gamificação, experiências interativas e o uso assertivo das tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada.

Os recursos dos eventos 4.0 ainda podem ser aprimorados com a edição de vídeos e interações, criando momentos divertidos entre apresentadores e o público remoto, transformando o evento em um ambiente de familiaridade para quem está em casa e tornando a experiência única e inesquecível para todos os participantes.

A ideia dos eventos 4.0 também é criar um novo universo online, dentro do Metaverso, onde indivíduos interagem entre si, através de avatares digitais. Nesse novo cenário, comunicação, diversão e negócios coexistem em um único universo e dividem o mesmo propósito.

 

10 dicas para produzir um evento 4.0 de sucesso

  1. Faça um planejamento de toda a infraestrutura do seu evento (físico e virtual) .
  2. Crie um roteiro assertivo com todas os momentos e passagens do seu evento.
  3. Contrate uma plataforma de transmissão de confiança.
  4. Vai fazer uma grande transmissão ao vivo? Pesquise uma boa empresa de Streaming para realizar a gestão e a condução técnica do seu evento.
  5.  Contrate um estúdio de gravação profissional e capriche no cenário para o seu evento.
  6. Pesquise recursos tecnológicos diferenciados para compor a imersão do seu evento (óculos VR, gamificação, realidade aumentada).
  7. Convide palestrantes de outros estados ou países para expor seus conteúdos. A imersão deve ser completa.
  8. Que tal inovar com um cenário virtual?
  9. Ofereça uma infraestrutura audiovisual adequada (sonorização, imagens e iluminação de qualidade).
  10. Crie dinâmicas interativas para engajar o seu público (quiz, enquetes,  premiações, sorteios, banda ao vivo).

 

Ainda está se perguntando se os eventos 4.0 são a solução ideal para o seu projeto?

Lembre-se, seus cliente são cada vez mais digitais. Apostar em soluções tecnológicas, além de reduzir custos e simplificar projetos, pode ajudar a construir uma imagem de credibilidade e desenvolver um novo tipo de relacionamento com o seu público.

Além de ser uma tendência, esse formato de evento representa uma oportunidade de ampliar o alcance da sua mensagem, obter informações valiosas sobre os participantes, e obter um ótimo mailing do seu público-alvo pós transmissão.

 

Infraestrutura completa para o seu evento 4.0

Que tal produzir o seu evento com especialistas no assunto? Dispomos de uma equipe multidisciplinar, compostas por profissionais especializados, preparados para conduzir a produção do seu evento.

Conte com uma infraestrutura profissional completa à disposição do seu projeto: estúdios de gravação, sistema próprio de transmissão, equipamento audiovisual moderno e atualizado, internet dedicada com redundância, produção de material gráfico e sonoro, gamificação, camarim para sua equipe e muito mais.

Fale agora com um especialista.