Treinamento corporativo online: Como fazer e onde transmitir ao vivo?

04/ago

A tecnologia e a inovação modificaram a forma como nos relacionamos, nos comunicamos e desenvolvemos nosso aprendizado. Diariamente somos impactados por novos conceitos, ferramentas, aplicativos e formas de utilizar a tecnologia a favor de nossos objetivos.  No mundo corporativo, não é diferente. Uma empresa que precisa se manter rentável e forte no seu segmento, precisa estar alinhada as novidades, e claro, se manter atualizada e prover sua equipe de conhecimento. Uma forma muito eficaz de fazer isso é por meio de um treinamento corporativo online.

Nos últimos anos, o ensino a distância ganhou visibilidade e chegou às universidades, escolas e, como não poderia deixar de ser, às empresas e demais instituições.

Por ser um formato democrático de transmissão de conhecimento, o ambiente virtual de aprendizagem consegue romper barreiras físicas, além de promover a independência de quem está aprendendo através dos recursos audiovisuais.

Com o aumento do trabalho remoto (home office) e as medidas protetivas de distanciamento social, o treinamento corporativo online ficou ainda mais evidente. Por se mostrar um formato assertivo e obter grandes resultados, muitas empresas vêm procurando esse tipo de serviço e implementando o treinamento corporativo online como ferramenta interna para seus funcionários.

 

 

Por que oferecer um treinamento corporativo online?

 

Antes de aprender como fazer um bom treinamento corporativo online, é importante compreender o motivo de fazê-lo e a importância de oferecer capacitações constantes para os colaboradores.

Investir nas pessoas que compõem e constroem o seu negócio aumenta as chances dos seus objetivos e metas serem atingidos com mais facilidade, já que é possível favorecer o crescimento pessoal dos colaboradores, mantê-los comprometidos, engajados e motivados em suas atividades diárias, além de alinhá-los frequentemente às estratégias organizacionais aumentando o desempenho pessoal e também a rentabilidade e o desempenho do seu negócio.

Investir em educação corporativa é uma forma real de impulsionar as estratégias da sua empresa e obter a curto prazo, melhorias consideráveis em produtividade, retorno financeiro, clima organizacional e cumprimento de metas.

Muitas empresas ainda negligenciam o treinamento e o desenvolvimento dos seus colaboradores por acreditarem que os processos e ferramentas são caros e não trazem retornos palpáveis. Felizmente com a chegada do treinamento corporativo online e o avanço da tecnologia, milhares de empresas estão se beneficiando desse vantajoso formato e obtendo grandes resultados.

Pequenas e grandes empresas podem se beneficiar dessa modalidade, basta entender exatamente como aplicá-la dentro do seu negócio.

 

Como fazer um treinamento corporativo online? 7 dicas para iniciar o seu projeto

 

Um excelente treinamento corporativo online demanda um bom planejamento estratégico, pesquisa, foco e um conteúdo incrível que dissemine suas informações de forma eficaz aos colaboradores. Para isso, é necessário pensar e planejar alguns passos e estratégias antes de sair por ai “transmitindo” ou “executando” um treinamento sem um direcionamento exato. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ajudar e auxiliar o seu negócio na hora de planejar um bom treinamento corporativo online. Vamos lá?

 

 

1- Entenda as reais necessidades do seu negócio 

Seu treinamento precisa agregar valor ao seu negócio e aos seus colaboradores. Avalie as necessidades do seu empreendimento e identifique as reais competências e habilidades que precisam ser retrabalhadas em sua equipe.

 

2- Faça o mapeamento de um público alvo 

O treinamento deve ser direcionado. Pense: o que seria mais vantajoso no atual cenário da sua empresa? Treinar novos funcionários? Aperfeiçoar os antigos? Treinar apenas o time de vendas? Defina um foco e siga.

 

3- Escolha o formato do seu treinamento

Atualmente existem muitos formatos digitais que podem ser aplicados em um treinamento corporativo online. Como gravação de videoaulas e transmissões ao vivo.  O formato vídeo tem sido um dos mais consumidos e recomendados devido à sua praticidade e possibilidade de absorção e aprendizado. Muitas empresas não sabem como trabalhar com vídeos e transmissões ao vivo, e optam por contratar empresas de Streaming para gerenciar e acompanhar as transmissões. É uma opção inteligente e com custos acessíveis, que pode gerar grandes resultados.

 

4- Desenvolva um bom roteiro

Essa etapa é importante mesmo para quem tem domínio do conteúdo que será compartilhado. Sem o roteiro, você corre o risco de esquecer informações importantes ou não conseguir transmitir a mensagem de forma clara e objetiva. Dividir o treinamento por etapas é fundamental para que os colaboradores compreendam a lógica sequencial do conteúdo e absorvam o máximo de conhecimento.

 

5- Providencie bons equipamentos profissionais para a gravação ou transmissão do treinamento

Fazer um treinamento em vídeo, não é tarefa fácil. É necessário ter uma boa câmera profissional, equipamentos de sonorização como microfones e mesa de som, um bom cenário com equipamentos de iluminação e um profissional de audiovisual que consiga gerenciar a gravação ou a transmissão para que os colaboradores tenham uma boa experiência e se interessem pelo conteúdo compartilhado.

Muitas vezes fica muito mais caro alugar esses equipamentos e contratar um freelancer em audiovisual do que contratar uma empresa especialista em transmissão de treinamento corporativo online. Com essa opção, você precisa apenas se preocupar com o seu conteúdo e ter a certeza de que a transmissão será um grande sucesso.

 

6- Faça uma edição atraente do material gravado

Caso você tenha optado por gravar videoaulas para os seus treinamentos online, é necessário editar esse material após a gravação. Para isso é necessário um amplo conhecimento em programas de edição de vídeo e um conhecimento preciso em técnicas de edição. Caso sua empresa não conte com um departamento ou profissional de audiovisual, é interessante contratar uma produtora de vídeos para edição. Muitas empresas de Streaming corporativo, fazem o serviço completo: gravam, editam e entregam o material pronto para distribuição. Clique aqui e conheça

 

7- Escolha uma boa plataforma de transmissão 

Com os vídeos prontos ou o conteúdo definido para a transmissão ao vivo é necessário escolher o lugar ideal para hospedá-lo ou transmiti-lo. Atualmente muitas empresas hospedam seus vídeos na plataforma do Youtube e divulgam seus cursos online. Existe também a possibilidade de transmitir em uma plataforma interna e exclusiva, oferecida por algumas empresas de Streaming corporativo. Verifique a possibilidade e não deixe de questionar se a plataforma utilizada é responsiva, para que sua experiência e a do seu público, seja ainda mais atrativa.

 

 

PREPARADO PARA CRIAR O TREINAMENTO ONLINE DA SUA EMPRESA?

 

Bom, se você chegou até aqui com certeza percebeu como o treinamento corporativo online é uma ótima opção para as empresas, por ser uma ferramenta acessível, flexível, democrática e super interativa.

Implementar essa estratégia no seu negócio pode ser a chave que faltava para engrenar novos projetos, atingir o nível certo de produtividade, melhorar o desempenho dos colaboradores e alcançar cada vez mais resultados expressivos.

Ficou interessado em implementar uma solução de treinamento corporativo na sua empresa? Fale agora com um especialista e receba um orçamento especial para iniciar o seu projeto de transmissão corporativa.