Streaming de jogos : O que é e como funciona?

16/jun

Para entendermos um pouco melhor o que é o Streaming de jogos , primeiro é importante relembrar o conceito do “Streaming”, que em resumo, é a tecnologia de transmissão de dados de áudio e vídeo pela internet, sem a necessidade de que os usuários baixem esse conteúdo, sendo acessado instantaneamente. O arquivo pode variar de músicas, vídeos, filmes e esse material não preenche o espaço na memória do computador ou do celular.

 

No universo do Streaming de jogos, o conceito se baseia nessa mesma ideia, com a possibilidade de acessar diversos games sem que eles fiquem armazenados no HD do console. Além de economizar muito espaço, esse tipo de serviço permite que os conteúdos sejam reproduzidos instantaneamente e ainda assegura que os games estejam protegidos e que não haja violação de direitos autorais.

 

 

Streaming de jogos: Lives de games também são um tipo de Streaming?

 

Streaming de jogos

Transmissão ao vivo de campeonato de Games

 

Sim. Como já dissemos anteriormente, o Streaming é uma transmissão de conteúdo de áudio e vídeo pela internet de forma instantânea, e as Lives são exatamente transmissões ao vivo que acontecem dentro de plataformas de Streaming.

 

Uma outra prática muito disseminada no Streaming de jogos é assistir outras pessoas jogarem ou transmitir suas partidas em tempo real. Esse formato se transformou em entretenimento, e além de ser veiculado em plataformas de Streaming conhecidas, como o Youtube, agora tem ganhado plataformas exclusivas no mercado de Streaming de jogos, como o Twitch, uma espécie de Youtube exclusivo de games  e o aplicativo CubeTV que oferece premiações e recompensas para quem transmite e assiste Lives de games.

 

Se pararmos para pensar, na década de 90, houve um aumento significativo no número de usuários de videogames, o que fez com que o mercado de jogos crescesse exponencialmente, abrindo uma grande oportunidade de negócios para desenvolvedores de games.

 

Para conseguir aproximar esses jogadores e permitir que mesmo distantes e em ambientes ou países diferentes, eles pudessem jogar juntos e compartilhar conteúdos e momentos, o Streaming de jogos foi introduzido aos consoles, possibilitando partidas em tempo real, no universo online, com transmissão para outros usuários.

 

Essas Lives de Games transformaram o mercado de videogames, tornando um negócio lucrativo e com muito potencial. Hoje em dia, os desenvolvedores de games não pensam apenas em criar uma experiência de usuário para quem está jogando, mas também, em criar jogos que sejam atraentes para quem está assistindo, como uma forma de lazer.

 

Hoje em dia existem campeonatos e competições dedicadas ao mundo dos gamers, reunindo milhões de pessoas presencialmente e online para assistirem os torneios. Essas competições e eventos são organizados de acordo com o tipo de jogo, reunindo fãs específicos daquela categoria.

 

A Evolution Championship Serie (EVO) é a competição mais aguardada por para fãs de jogos de luta, e acontece desde 1996, premiando os vencedores em milhares de dólares. Já o Major League Gaming é o campeonato dos fanáticos por Call Of Duty, um jogo muito disseminado no Brasil e transmitido ao vivo pela ESPN. Estes são pequenos exemplos de um universo gigante de eventos e transmissões dedicados a esse público.

 

 

Streaming de jogos: mas por que as pessoas gostam tanto de assistir Streaming de Games?

 

Além de ser uma forma de lazer e distração, pesquisas recentes revelaram que assistir uma partida de qualquer tipo de jogo através do Streaming de jogos trás a mesma sensação de assistir jogos da vida real, como uma partida de basquete ou uma partida de futebol.

 

A narração realizada pelo próprio jogador também consegue conectar as pessoas a esse universo, fazendo com que elas se sintam parte daquilo que está acontecendo em tempo real, trazendo a experiência da proximidade, do compartilhamento, da troca e da interação. Isso explica o grande sucesso das plataformas de Streaming de jogos e no aumento da procura por esse tipo de serviço.

 

Atualmente realizar realizar Streaming de jogos e Lives deixou de ser algo totalmente exclusivo de gamers famosos ou influenciadores digitais, e se popularizou até mesmo como uma distração ou um hobby para compartilhar entre amigos.

 

Monetizado ou não o Streaming de jogos hoje é muito mais acessível, e qualquer pessoa pode tentar. Existem muitas plataformas e ferramentas hoje em dia que facilitam o caminho.

 

 Quais as melhores plataformas de Streaming de jogos e transmissões de games?

 

Talvez você ainda não tenha usado nenhum serviço de Streaming de Jogos ainda, mas eles já existem – embora não estejam todos disponíveis no Brasil. Esses serviços vêm apostando forte na funcionalidade de transmissão online para conquistar o público. Algumas empresas já disponibilizam games na nuvem para assinantes, como a Sony e a Nvidia, mas existe uma série de plataformas que também oferecem o mesmo serviço e vem ganhando visibilidade no mercado de Streaming de jogos, vamos conhecer?

 

 

TWITCH

twitch

A Twitch é uma das maiores e mais conhecidas plataformas de Streaming de Jogos, e foi uma das primeiras plataformas criadas com esse objetivo. Conta com milhares de jogadores e os ajuda a transmitir seus vídeos com muita facilidade em plataformas populares e também nas redes sociais. Como tem um grande número de usuários quem se destacar na plataforma pode ter uma grande exposição, mas a concorrência é grande, e entra na disputa de espaço entre os gamers.

 

GOOGLE STADIA

stadia

O famoso Streaming de Jogos do Google. O objetivo é ser uma “Netflix” dos jogos, uma infinidade de games no catálogo, onde o jogador precisa apenas clicar e iniciar a aventura, sem qualquer download ou atualização, essa é a principal proposta da plataforma, a funcionalidade, mas ainda não está disponível no Brasil

 

PS NOW

psnow

O PS Now é um serviço de jogos por streaming da Sony, para o PS4. Por meio de uma assinatura anual ou mensal, o jogador tem a oportunidade de jogar games de PS2, PS3 e também PS4 no console atual da empresa, por meio de transmissão via Internet ou com a possibilidade de baixar alguns títulos, de maneira limitada.

 

GEFORCE NOW

gforce

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O GeForce Now é uma tecnologia da Nvidia, que conecta o computador do usuário com computadores em nuvem da empresa, equipados com as placas de vídeo e configurações mais modernas, capazes de rodar qualquer jogo de PC sem nenhum impedimento – precisando apenas de uma boa conexão com a Internet. O serviço será disponibilizado no mundo todo, mas ainda está em testes beta fechados, por meio de convite. A ideia é que o GeForce Now funcione também com os aparelhos Shield, da própria Nvidia, e qualquer modelo de computador, incluindo Windows e Mac.

 

Além dessas, existem outras milhares de plataformas de Streaming de jogos, e para escolher a que mais se enquadra em suas necessidades, é legal fazer uma boa pesquisa e assinar a mais adequada.

 

Como você pode ter notado, ainda não temos plataformas exclusivas de Streaming de jogos disponíveis no Brasil. Embora alguns serviços já existam há algum tempo, as marcas ainda não estão investindo no mercado brasileiro, e mesmo as que prometem lançar as ferramentas por aqui, ainda demoram um pouquinho para finalizar esse processo.

 

Quer saber mais sobre games e tecnologia e Streaming? Acompanhe o blog da Cross Host e fique por dentro das novidades.

 

Pensando em uma Live Gamer de um jeito totalmente diferenciado? Fale conosco