Um horizonte promissor para o streaming de áudio em 2018

Muito se fala no crescimento do conteúdo em vídeo, mas o streaming de áudio também na lista das tendências que devem crescer neste ano que está só começando.

Já conhecemos bem as rádios AM/ FM que hoje já migraram para as plataformas digitais, já abordamos os aspectos positivos sobre as rádios online, mas o streaming de áudio pode ser usado à favor de um negócio de diversas outras formas.

De tal forma que os investimentos em conteúdo de áudio está crescendo continuamente. Dados publicados em 2017 pela MMA,  associação internacional de mobile marketing sem fins lucrativos, constataram o avanço da produção de conteúdo em áudio e do comportamento do consumidor deste conteúdo.

Em 2016 a associação entrevistou usuários da internet na América Latina e 94% dos brasileiros escutam áudio digital por meio de streaming e outras plataformas online.

No Brasil, o streaming de áudio está no processo de consolidação, pois finalmente está se perdendo a imagem de que o áudio se resume apenas as rádios. Já citamos em posts anteriores o caso das rádios indoor, podcasts, programas gravados, ao vivo, etc.

Motivos para investir em streaming de áudio

Listamos abaixo 5 estratégias proporcionadas pelo streaming de áudio e que vão trazer bons resultados para o seu negócio:

– Interação com o público nas redes sociais

Assim como o vídeo, independente se o conteúdo for ao vivo ou gravado, é possível estabelecer uma relação próxima com o público pelas redes sociais, promovendo envio de comentários, opiniões, sugestões, respostas para quizzes.

– Promoções, brindes ou ingressos

Ainda no quesito interatividade, adotar promoções com brindes é uma boa estratégia para chamar a atenção do público, inclusive é possível contar com aplicativos que realizam sorteio online para rádios. A Cross Host é umas das empresas que desenvolvem este tipo de solução para seus clientes.

– Conteúdo relevante gera interesse

O podcast é um ótimo exemplo de um conteúdo em áudio pensado de forma estratégica. Para quem não sabe, o podcast é uma espécie de programa, em que determinado tema é debatido. Muito mais do que estar “no ar” e sair falando qualquer coisa, o conteúdo deve ser relevante e sobretudo, despertar interesse do público alvo. Por exemplo, em uma rádio corporativa é possível produzir um programa de entrevistas com representantes de diferentes setores de uma empresa, para expor o que está sendo feito, as novidades, e despertar o espírito de equipe.

Além disso, é possível disponibilizar na página de streaming notícias e matérias que acrescentem informação, como acontece no Super Site, a plataforma desenvolvida pela Cross Host que faz isso de forma automatizada.

– Junção de áudio e vídeo com as transmissões de estúdio

Se a sua emissora for adotar a transmissão em estúdio, feita de maneira profissional, é possível atrair mais ouvintes e colaborar para maior interação, como citado anteriormente. As rádios online já adotaram a estratégia para obter maior alcance nas redes.

– Análise de dados das transmissões

Não menospreze os relatórios de transmissão, eles trazem dados importantíssimos para saber o que o seu público gosta, ou não, e o que pode dar certo, ou não. Além disso, esses dados vão elucidar as tomadas de decisões e serão importantes para o marketing da marca. Os clientes de streaming de áudio da Cross Host, têm acesso detalhado aos dados das transmissões.

Conheça as opções de transmissão para áudio da Cross Host e descubra qual se encaixa melhor no perfil da sua empresa. Em caso de dúvidas e orçamentos, entre em contato.