Guia rápido para planejar um webinar

Guia rápido para planejar um webinar de sucesso

Planejar um webinar pode parecer assustador. Formato, conteúdo, técnica, rede, divulgação, são vários pontos entre uma transmissão ao vivo e seu público final. Ao mesmo tempo que a estratégia pode trazer resultados surpreendentes, muita coisa pode dar errada, não é mesmo?

Imprevistos acontecem e é preciso estar preparado. O processo fica mais fácil se as possíveis dificuldades e caminhos a seguir forem pré estabelecidos para assim ter uma transmissão com bons resultados.

# 1 – Tema e título atrativos é fundamental

A primeira coisa é definir a pauta e criar um título que chame a atenção. Isso será a porta de entrada para conquista um número grande de inscrições.

# 2 – Canais de divulgação

Facebook, Twitter, Instagram, e-mail, site, a variedade de meios para divulgar a programação de uma transmissão é grande, mas é preciso escolher corretamente para não dar um “tiro no pé”.

No topo do ranking de canais mais efetivos para divulgar um webinar, o e-mail ganha em disparado. Mais de 70% dos registros são derivados de e-mails marketing, já o Facebook e Twitter são os menos efetivos.

Isso não significa que campanhas de divulgação nestas redes sejam descartadas, ao contrário, é possível aproveitar as redes sociais de empresas parceiras para um maior alcance de público.

# 3 – A hora da divulgação

Com os canais para promoção do seu webinar escolhido, o passo seguinte é definir quando fazer a divulgação. Este momento é crucial para que a campanha surta efeito. Se divulgada muito antes, o público vai dispersando, e se divulgada muito em cima da hora, não dá tempo.

Comece a divulgação pelo menos 1 mês antes da data marcada. Esse é o tempo ideal para gerar um fluxo constante de registros; Prefira promover a campanha em dias da semana e nos horários da manhã, horário que as pessoas estão mais propensas a este tipo de informação; Ah, outra dica importante é: aumento o fluxo de promoção a medida que a data se aproxima, pois a maior taxa de inscritos ocorre em média uma semana antes do evento.

# 4 – Os perrengues da área técnica

Lidar com tecnologia é ótimo, mas ao mesmo tempo nos sentimos reféns das suas surpresas. “E se internet cair?” “E se a plataforma travar?” “E se o vídeo estiver com delay?” “como o conteúdo será armazenado?” “E se o site estiver fora do ar?”. Essas e tantas outras perguntam passam pelo planejamento de um webinar.

Mas apesar das dúvidas perturbarem, é muito melhor poder contar com uma infraestrutura profissional que pode dar soluções para todos esses “perrengues”. Dessa forma, é possível testar cada componente da transmissão, som, imagem, iluminação, rede de internet, plataforma e outras coisas.

Clique aqui e veja as soluções oferecidas pela Cross Host, ou para fazer orçamentos e pacotes para transmissão de webinars, fale conosco.