Dicas para envolver público de webinar

20/ago

Estabelecer um vínculo com o público de webinar é essencial para ter um bom engajamento e resultados positivos, inclusive, após a transmissão ao vivo.

No post anterior, listamos dicas para apresentadores que não são profissionais, como usa da voz, do corpo, do tema, e entre outros. Agora vamos abordar dicas para estabelecer contato com este público, efetivamente.

Cativar o público não é tarefa impossível, mas requer cuidados e alguns esforços. Conseguindo isso, você pode despertar o interesse do público para continuar acompanhando outras transmissões de webinar que você realizar.

Interações relevantes com os participantes

É normal que durante a apresentação as pessoas façam outras coisas ao mesmo tempo, checar e-mails, responder mensagens, receber ligações, acessar notícias ou até mesmo trabalhar.

De qualquer forma é possível mantê-los ali com você, basta realizar interações, em momentos certos e oportunos para isso, é claro.

Provocar questionamentos, enquetes e perguntas são bons exemplos de como fazer isso. “Linkar” o assunto da sua apresentação com assuntos que estão em alta no momento também é uma ótima saída. Mesmo que seja uma analogia, isso chama a atenção.

Deixar um tempo, ao final da apresentação, para responder às perguntas e obter mais informações também é essencial. A interação ao envolver público de webinar oferece grandes oportunidades para saber como o seu público se comporta, o que interessa para ele, e assim traçar novas estratégias para futuras transmissões.

Bom humor

Pessoas bem humoradas tem uma grande capacidade de conexão com outras pessoas. O riso e o sorriso podem aproximar quase que instantaneamente, além de gerar empatia no ser humano.

O humor é uma tática que sempre funciona, usado com moderação, claro. Ser humorado é diferente de fazer aquele humor escrachado, não é mesmo?

Esteja sensível às reações das pessoas, para que possa tirar proveito disso. Uma interação bem humorada pode provocar descontração e aproximação com a plateia. Porém é preciso escolher os momentos certos para isso.

Por exemplo, se você faz uma piada bem no meio de uma explicação técnica, você pode desviar o foco por exemplo. Mas se fizer a piada após concluir uma ideia, você pode aliviar a tensão e dar ânimo para o que será dito a seguir.

Seja prevenido com problemas técnicos

A gente planeja, planeja, planeja, e sim, sempre na hora H pode acontecer algum problema técnico. Se isso acontecer, não fique abalado, esteja preparado e mantenha a calma, sempre há uma solução.

A primeira questão é não se prender e estar totalmente dependente da apresentação. Apesar de estarmos em 2018 e as tecnologias estarem ao nosso favor, você precisa estar preparado para, de repente, acontecer alguma coisa e sua apresentação de slides não puder ser usada.

Mas claro, é possível se prevenir quanto a isso. Verificar as configurações dos arquivos usados, testar compatibilidade com os equipamentos, a internet, fone de ouvido e outros itens é essencial.

Deixar para fazer tudo de última hora é algo que acontece muito, e pode dar muito errado, além de desestabilizar o apresentador emocionalmente. Mas se o problema for inevitável, nem tudo está perdido, peça desculpas ao público, e explique que após a transmissão algo será feito. A maioria das plataformas de webinar tem recursos de gravação, e você pode corrigir algum erro ao terminar a apresentação ao vivo.

Inclusive, algumas pesquisas norte americanas já apontam que cerca de 25% das pessoas que se inscrevem em um webinar, o fazem para ter acesso ao conteúdo gravado.

Conheça as soluções do webinar Cross Host ou entre em contato para mais informações.