Obtendo um ROI e aproveitando os resultados de um webinar

Como qualificar ROI de um webinar e aproveitar os resultados

Medir o ROI de um webinar é, para o marketing, provar que todo o investimento em conteúdo e estrutura de transmissão de qualidade valeram a pena.

O Retorno sobre Investimento, é analisado em todas as estratégias do marketing de conteúdo. Listamos algumas dicas que podem nortear o planejamento para medir o ROI da sua transmissão.

Acompanhamento da origem de registros

Os registros de inscrição de um webinar são os primeiros dados coletados. De onde elas vem? Com que frequência? Quais canais de comunicação usados que trouxeram melhores resultados de inscrições. E-mail marketing? Facebook? Linkedin? Publicidade?

Seja qual for a plataforma usada, é importante acompanhar os dados de registro para responder essas e outras questões sobre o público do seu webinar.

Planejamento dos recursos de impulsionamento

Isso é importante para saber o grau de investimento que é necessário fazer para atingir seu objetivo de alcance. Além dos custos do anúncio em si, não esqueça que gastos com design, social media, por exemplo também entram neste planejamento.

Outro ponto importante é entender quanto custa o investimento em mídias diferentes. Facebook, Instagram, Linkedin, etc.

Qualificação dos dados

Aqui é onde começa a parte mais trabalhosa de medir o ROI da sua transmissão. Com os dados em mãos, é preciso qualificar os leads, sendo possível identificar alguns aspectos:

– Se a campanha atingiu o público alvo do webinar;

– Quantidade de inscritos que realmente participaram da transmissão ao vivo, por quanto tempo;

– Quais os meios usados para engajamento; (exemplo: o participante participou de toda transmissão e baixou seu e-book ao final do webinar?)

Calcular os valores obtidos

Esta é a fase de atribuir valor à estratégia completa. Para calcular o retorno que a sua estratégia trouxe, é preciso saber o número de leads qualificados e se isso for convertido em vendas.

Dessa forma é possível descobrir uma média de quantas pessoas inscritas na sua transmissão se tornam clientes. Conclusões como essa são fundamentais para avaliar se a sua estratégia de webinar está no caminho certo e valendo o investimento, se os recursos em promoção estão altos ou baixos, quais tipos de transmissões trazem melhores resultados, quais os mais caros ou baratos, e por aí vai.

Outra tática usada pelo marketing é de acompanhar toda a trajetória de um registro inicial até a conclusão de uma compra, analisando todas as etapas que impulsionaram a venda.

Outros KPIs importantes para serem analisados

Afinal de contas, os números podem trazer muitos insights e ideias para novas estratégias de conteúdo e formato, como:

– Participação e engajamento: por meio das métricas, descobrimos qual o tempo médio de aderência ao conteúdo, por quanto tempo ele participou efetivamente, se fez interações, perguntas, participou dos questionários;

– Interesse por conteúdo ao vivo ou sob demanda: como já abordamos anteriormente, o conteúdo de um webinar pode, e deve ser transformado em vídeos, infográficos, posts para redes sociais, de forma que a relação com o público permanece mesmo após o evento online.

Essas foram apenas algumas dicas de como fazer uma análise útil e de uma transmissão ao vivo. Para conhecer as soluções de webinar da Cross Host, clique aqui, ou entre em contato!