Live blog

O que é Live blog ? 5 vantagens do formato

O Live blog ou “Live Blogging” é uma forma moderna e super atual de disseminar informações, atualizações e conteúdo de qualidade em tempo real através de transmissões ao vivo. Se pararmos para pensar, o formato Live blog é uma evolução do formato tradicional dos blogs com o “plus” de ferramentas mais atuais, e permite informar um público segmentado em tempo real. É como se fosse uma timeline, como a das redes sociais, exclusiva para os seus seguidores assíduos onde todos recebem em tempo real informações da sua página.

Na Live blog os posts são muito mais curtos e objetivos, deixando as transmissões ao vivo em evidência na página com infinitas possibilidades. Além da disseminação de notícias é possível “entrar no ar” com eventos, palestras, congressos, aulas, shows, partidas esportivas, games e uma série de acontecimentos, agregando diversos formatos em uma única transmissão.

Os usuários da internet buscam velocidade. Principalmente as novas gerações. Estamos habituados a consumir informações de forma ágil e objetiva, e é assim que a maioria das pessoas se comporta no universo digital. Portanto, oferecer um conteúdo em tempo real é uma grande tendência e também uma oportunidade de estratégia, e não pode deixar de ser explorada.

Agora que você já sabe o que é o formato Live blog, que tal descobrir os principais benefícios em inserir essas estratégia no blog da sua empresa ou da sua marca pessoal?

Live blog : descubra 5 vantagens em utilizar esse formato no seu blog

No início da Live blog, a sua utilização era muito mais informativa, porém, com a popularização do formato, até mesmo  sendo utilizado em grandes portais como Globo Esporte e Fox Sport, as grandes empresas começaram a analisar e testar essa ferramenta como um meio de atingir objetivos mais amplos. Dentro eles, podemos enfatizar a aproximação com a audiência, o conhecimento da marca, o aumento significativo do tempo de permanência na página e o engajamento que toma uma proporção ainda maior.

E não é só isso, viu? Separamos com exclusividade 5 vantagens em utilizar a Live blog em sua estratégica de comunicação.

1. Triplica o seu engajamento: Fazer as pessoas se sentirem pertencentes a um momento ou a uma situação é a forma mais relevante para engajar um público segmentado, e o formato Live blog faz isso com sucesso. Imagine poder acompanhar determinado assunto em um blog que você gosta e ter essa conexão direta você e a empresa em tempo real? Fora as mil possibilidades de interações, como curtidas, compartilhamentos, comentários e discussões em tempo real. Todas as possibilidades, desde atualizar o conteúdo e responder perguntas, são centralizadas em uma única solução. Dessa forma, você não só consegue chamar a atenção das pessoas, como também cria conexões valiosas com elas.

1. Associa o nome da sua empresa ou marca ao assunto do momento: “assuntos mais falados” ou mais relevantes surgem todos os dias de forma natural, mas nem todas as empresas sabem aproveitar a oportunidade de inserir esse assunto em sua comunicação e ainda ter relevância. Já com o formato Live blog é possível entrar ao vivo em um bate-papo com sua audiência sobre os principais assuntos do momento e associar de forma inconsciente a sua marca em um contexto desse momento atemporal. Os assuntos selecionados para o Live blog serão de extrema importância para impactar diretamente o engajamento, a geração de leads e o alcance com o seu público alvo.

1. Gerar leads poderosos: Seu objetivo com um Live blog é realmente informar? Cobrir eventos, notícias não é um fim, e sim um meio. Todo engajamento que você vai obter através dessa estratégia, pode ser revertida em leads poderosos e segmentados. E possível inserir anúncios pagos, QR cordes, CTA’s e aproveitar os momentos de atenção durante as transmissões ao vivo para trabalhar suas conversões.

1. Inovação: O público está sempre atento a novidades, e nesse sentido, uma transmissão ao vivo ganha destaque em relação aos outros conteúdos. Essa é uma excelente alternativa para quem deseja chamar atenção e se destacar em meio aos concorrentes.

1. Maior número de visitantes no site: Pesquisas mostram que incluir vídeos ou transmissões ao vivo em sites, geram um número muito maior de visitantes, e esse é um ponto importante para atrair mais pessoas para sua página ou para o seu blog. Quanto maior o tráfego de um site, maior é a sua qualificação em termos de SEO (Search Engine Optimization), que ajuda sua empresa a ser encontrada de forma orgânica em buscadores como o Google. Aumentar o seu tráfego pode além de proporcionar autoridade, gerar receita ao seu negócio.

Mas como utilizar o Live blog na prática em uma estratégia de conteúdo?

O primeiro ponto para otimizar sua estratégia de conteúdo através do formato Live blog é realizar um bom planejamento das suas ações.

– O que você vai transmitir?

– Qual é o seu público alvo?

– Qual o perfil exato do seu público/persona?

Sabendo com quem você está conversando, fica mais fácil direcionar assuntos relevantes para o seu público alvo. Mas como utilizar o Live blog dentro da minha página? Quais tipos de transmissões são possível realizar? Vamos conhecer?

Transmissão de eventos;

Transmissão comentada em tempo real;

Bate papo sobre assuntos do momento;

Bate papo sobre assuntos complexos;

Cobertura de feiras e workshops;

Eventos online;

Lives de perguntas e respostas.

Fazer transmissões ao vivo de qualidade dentro da sua página, podem não apenas aumentar seu engajamento, autoridade e relevância, como criar um relacionamento mais próximo e uma experiência mais agradável com seu público alvo.

A Cross Host oferece há 17 anos soluções em transmissão ao vivo para o público corporativo. Clique aqui e saiba mais.