O poder do Streaming corporativo

06/out

Você já parou para pensar como um Streaming corporativo pode potencializar a comunicação da sua empresa?

 

Com uma comunicação corporativa cada vez mais voltada às múltiplas plataformas e as novas tecnologias, a utilização de conteúdos disseminados no formato Streaming tem alcançado milhares de adeptos em médias e grandes empresas, e tem sido considerado um grande diferencial na hora de estreitar o relacionamento com funcionários, departamentos, e clientes.

 

Atualmente, o Streaming de vídeo ao vivo se tornou uma peça importante no mundo dos negócios. De acordo com uma pesquisa, 82% dos espectadores preferem ver uma transmissão ao vivo, ao invés de postagens em redes sociais de uma marca ou empresa.

 

Pois é, a estratégia de Streaming corporativo tem sido uma ótima solução para reestruturar a imagem de empresas, e abrir novos canais de comunicação. Por outro lado, essa estratégia também se revela um desafio, já que sua popularização exige cada vez mais das organizações, como a capacidade de mudar, inovar e se diferenciar.

 

 

Mas final, o que é o Streaming corporativo e como aplicá-lo dentro de uma empresa?

 

Streaming corporativo corresponde às transmissões, ao vivo ou gravadas, realizadas para funcionários e demais colaboradores da sua empresa com o objetivo de realizar treinamentos internos, disseminar comunicados e estreitar a comunicação e o relacionamento entre as áreas ou unidades das empresas.

 

Além disso, as empresas podem utilizar alguns formatos do Streaming Corporativo nas redes sociais da marca, como por exemplo em um canal corporativo no Youtube ou através de Lives no Instagram e no Facebook. Dessa forma, conteúdos audiovisuais podem ser utilizados para promover produtos, divulgar eventos, fazer transmissões ao vivo e ainda conseguem proporcionar uma interação saudável e muito próxima com os funcionários, clientes e seguidores etc.

 

Alguns analistas preveem que o mercado de vídeo corporativo global chegará a  $40,84 bilhões até 2022. Essa é uma taxa de crescimento anual de mais de 20%. É um número bem promissor, né?

 

 

Streaming corporativo : como integrá-lo aos negócios?

 

 

Grandes corporações mundiais vêm utilizando e se beneficiando com o uso de conteúdos audiovisuais distribuídos na internet como o Streaming Corporativo. Muitas delas se concentram no uso de transmissões para treinamentos internos e integrações. Nesse contexto, o formato vídeo é uma alternativa econômica, moderna, efetiva e que consegue comunicar em alta escala, capacitando colaboradores, parceiros, e afiliados.

 

Outra área interessante para aplicar o formato de Streaming corporativo no mundo dos negócios, é nas campanhas de lançamento de produtos. Atualmente, duas das maiores empresas do mundo, Amazon e Microsoft utilizam o recurso de transmissões ao vivo para lançar e alcançar milhões e até mesmo bilhões de pessoas. E olha só, essa abordagem não é eficaz apenas no universo de grandes empresas. Startups e corporações de pequeno e médio porte estão realizando transmissões ao vivo num formato hype e impulsionando pré-vendas e até mesmo “startando” novos produtos da maneira correta.

 

As aplicações do Streaming corporativo dentro dos negócios são infinitas. Vamos conferir as principais:

 

  • Treinamento e aperfeiçoamento profissional de colaboradores
  • Comunicados da área de RH
  • Mensagens das lideranças (CEO’s, líderes, diretores)
  • Divulgação de novidades e lançamentos da empresa
  • Gravação de palestras, workshops, webinars e outros eventos
  • Valorização dos colaboradores com histórias e homenagens
  • Reforçar regras, orientações e valores da empresa
  • Dicas de segurança do trabalho, como melhorar a produtividade e outros assuntos do dia a dia dos funcionários
  • Instruções e apresentação da empresa para novos colaboradores
  • Tutoriais de ferramentas utilizadas internamente, entre outros.

 

Mas você deve estar se perguntando, quais os recursos essenciais para realizar um Streaming corporativo dentro da minha empresa?

 

 

Streaming corporativo: 8 dicas para implementar na sua empresa

 

  1. Faça um planejamento detalhado do seu projeto em conjunto com a equipe de comunicação da sua empresa.
  2. Defina a estratégia que irá utilizar (treinamento? Divulgação de produto? Bate papo aberto com colaboradores?).
  3. Planeje o roteiro do seu conteúdo e pense num formato atraente para o seu tipo de público.
  4. Defina o cenário da gravação. De preferência um ambiente com sistema antirruídos, boa iluminação e com espaços personalizados para o seu tipo de transmissão.
  5. Grave com câmeras profissionais e bons equipamentos de sonorização. Na dúvida, opte pela contratação de uma empresa profissional de streaming corporativo.
  6. Garanta a segurança das suas informações e zele por seus dados. Grandes empresas de streaming corporativo possuem sistemas e processos para garantir a segurança completa das suas informações.
  7. Escolha o tipo de plataforma que fará a transmissão (plataforma interna, redes sociais).
  8. Tenha uma equipe profissional de Streaming acompanhando a sua transmissão. Eles estão aptos a resolver qualquer tipo de problema técnico durante uma transmissão ao vivo e podem ajudar a não prejudicar a imagem da sua empresa em um eventual problema durante sua live ou treinamento.

 

 

Tá precisando implementar o Streaming corporativo na estratégia de comunicação da sua empresa?

Preencha agora o formulário e conte pra gente um pouquinho das suas expectativas sobre esse projeto. Temos uma equipe de técnicos especialistas aptos a explicar nossas soluções e encontrar a ideal para a sua empresa.

 

Confira como grandes empresas estão utilizando nossos serviços de de Streaming corporativo: