Link dedicado de internet : o que é e por que contratar para transmissões ao vivo? - Cross Host
Link dedicado de internet

Link dedicado de internet : o que é e por que contratar para transmissões ao vivo?

Link dedicado de internet, já ouviu falar? Se você trabalha com eventos ou possui alguma familiaridade com transmissões ao vivo, esse com certeza é um termo recorrente e muito pronunciado no seu dia a dia. Mas se você chegou aqui, justamente pra entender tudo sobre ele, desde o conceito básico até suas funcionalidades avançadas, você está no lugar certo. E nada mais propício, que iniciarmos, explicando o que exatamente é um Link dedicado de internet, vamos lá?

 

Afinal, o que é link dedicado de internet?  

Link dedicado de internet 

Veja bem, se você possuiu um link de internet banda larga aí na sua casa, você já deve ter passado pela situação inconveniente de precisar de mais velocidade de download e upload e se deparar com um resultado lento e uma conexão demorada, quase parando… não é mesmo? Imagine que aí na sua casa, mesmo “dividindo” a internet com seus familiares, ainda assim é possível navegar, porém o desempenho de velocidade é totalmente comprometido, reduzindo significativamente o tempo das suas buscas, certo?

Isso acontece, pois segundo uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras com mais de 50 mil assinantes devem entregar uma velocidade igual ou maior que, no mínimo 40% do contratado e garantir uma média mensal da velocidade a partir de 80% do contratado. Ou seja, se você contratou uma internet de 100 Mpbs, não necessariamente você terá essa velocidade disponível. Ainda mais em períodos de pico de acesso.

Agora imagine realizar um evento online ou uma transmissão ao vivo, com inúmeros participantes e ainda assim desejar que essa mesma internet básica de banda larga, ofereça uma velocidade altíssima e ainda atenda com exatidão e eficiência um alto número de pessoas conectadas a um mesmo link? Pois é, isso é impossível! Portanto, quando você contrata um link dedicado de internet, você tem a garantia total de velocidade, para usar como bem entender. Esse link pode ser conectado ao equipamento com um cabo único ou disponibilizar acesso via Wi-fi aos participantes, garantindo velocidade e isentando perdas de conexão.

 

 

 Por que contratar Link dedicado de internet para transmissões ao vivo?

transmissão ao vivo

Agora que você já entendeu o que é, e como funciona o link dedicado de internet, fica fácil saber porque ele é tão importante em uma transmissão ao vivo, né?

Se você tem apenas um link de internet para destrinchar em todas as atividades do seu eventos online ou da sua transmissão ao vivo, é possível que aconteça uma situação parecida com aquela que descrevemos no começo do texto, com seu evento ficando totalmente comprometido e restrito por conta da uma internet fraca e lenta.

Se parar pra pensar, até mesmo para transmitir uma live nas redes sociais é preciso ter uma conexão boa e estável, do contrário, ela será paralisada. E nos eventos e transmissões ao vivo de grande porte, acontece o mesmo, se a qualidade da sua internet não é boa, a sua transmissão ao vivo está fadada a perda de conexões e a um fracasso durante a transmissão.  Portanto, pense bem, analise e assegure o seu evento com um link dedicado de internet bom e eficaz.

 

 

Vantagens em contratar um Link dedicado de internet para eventos virtuais e transmissões ao vivo

Já sabemos que o link dedicado de internet garante uma conexão segura, estável e eficaz ao seu evento, mas quais as outras vantagens e benefícios?

  • Garantia de banda larga a qualquer momento
  • Baixa latência – Não há problemas de congestionamento de rede
  • Diminuição das chances de lentidão e atrasos no sinal
  • Link criptografado, sem riscos de invasão
  • Melhor performance
  • Maior controle da banda larga
  • Melhor monitoramento do tráfego de dados
  • Velocidade equilibrada
  • Segurança e comodidade de ter uma empresa terceira conduzindo esse serviço pra você

 

 

Mas qual a velocidade ideal ?

Link dedicado de internet

Depende! Antes de saber a velocidade necessária é preciso entender a diferença entre download e upload. O primeiro te permite por exemplo, visualizar sites, assistir filmes e séries, interagir nas redes sociais. Já o segundo te ajuda a subir arquivos no drive, atualizar seu blog e postar fotos nas suas redes.

No caso de uma transmissão ao vivo, a banda larga de upload é a grande estrela, já que você a todo tempo enviará informações do seu equipamento para outros, e já asseguramos que o mínimo de velocidade para realizar essa ação é de 5Mpbs.

A velocidade ideal vai variar bastante, viu? Dependerá da estrutura do seu evento, quantidade de participantes, número de câmeras, plataforma de transmissão, etc. Quando mais rápida, mais veloz será o envio de dados em tempo real.

Ah, e não se esqueça, além do link dedicado de internet, é muito importante avaliar a necessidade de contratação de um link de backup, ou link de redundância, como também é conhecido no mercado, para qualquer incidente com o link principal. Esse backup vai resguardar e garantir que mesmo que algo aconteça e sua conexão caia, ele será acionado como secundário e garantirá a segurança das suas informações.

 

 

Tipos de link dedicado de internet: conheça

Atualmente existem inúmeros tipos de links de internet. Suas variações ocorrem de acordo com a necessidade de cada tipo de evento. Hoje vamos apresentar os principais tipos e modelos utilizados em lives, webinars, eventos online e transmissões ao vivo em geral.

 

  • Fibra óptica: A fibra é uma estrutura de vidro cilíndrica, totalmente com a capacidade de oferecer uma ampla troca de tráfego de dados em uma velocidade alta. Ela utiliza a estrutura das operadoras conhecidas, para oferecer um link de internet com 100% da banda larga. Restrições: depende de um cabeamento com instalação prévia

 

  • Rádio: Um tipo muito comum. A internet via rádio é transmitida através de torres instaladas em pontos altos. Quando você a contrata, a empresa instala uma antena no ponto alto do seu local para captar o sinal de outras torres. Restrições: Qualquer barreira física entre a antena e a torre compromete a conexão. 

 

  • Link móvel: Se você já assistiu alguma reportagem na sua vida, com certeza você já viu uma unidade de link móvel de internet via satélite. Dentro da unidade móvel acontece a transmissão. O sinal é distribuído via satélite por meio de antenas instalas em cima do veículo. Restrições: necessita de uma grande estrutura móvel, não é a opção mais prática.

 

  • Mochilink:  solução portátil que reúne dentro de uma mochila entradas para conexões de áudio e vídeo e modens/módulos 4G.Restrições: depende da disponibilidade da rede 4G, não é em todo lugar que pode ser usada com qualidade.

 

 

O que avaliar antes de contratar um modelo de internet dedicada?

Antes de sair contratando, pare, pesquise e analise os seguintes pontos para chegar ao modelo ideal para o seu negócio:

  • Avalie a demanda do seu projeto;
  • Mensure o desempenho da sua internet atual e calcule se ela pode “dar conta”;
  • Avalie a necessidade de escalar a sua internet;
  • Confira o número de dispositivos que se conectam à sua rede no dia a dia;
  • Analise os tipos disponíveis no mercado e escolha com sabedoria.

 

Os links dedicados de internet são uma ótima ferramenta para empresas que precisam projetar uma alta disponibilidade e uma excelente velocidade de conexão em seus eventos e transmissões ao vivo. Portanto, pare, pesquise, planeje e garanta uma boa conexão para o seu projeto.

Curtiu esse conteúdo? Que tal compartilhar e garantir que essa informação chegue a outras pessoas que possuem a mesma dúvida que você?

 

Para mais informações sobre transmissões ao vivo, fale com um de nossos especialistas.