Câmeras PTZ: o poder da transmissão robótica

17/nov

Imagine poder operar várias câmeras de forma simultânea, à distância e com diferentes ângulos e perspectivas sem precisar de uma equipe com inúmeros cinegrafistas? ou até mesmo realizar um grande evento e não depender de enquadramentos e ampliações comuns para as suas transmissões? Pois é, essas são apenas algumas das vantagens das câmeras PTZ.

 

Hoje preparamos um conteúdo especial para que você entenda o conceito e todos os benefícios e vantagens das câmeras PTZ.  Vamos lá?

 

 

Mas afinal, o que são câmeras PTZ?

 MNFI3864

 

O termo PTZ, significa na língua inglesa “Pan Tilt Zoom”, sendo PAN uma abreviação do termo Panning (panorâma), Tilt (Inclinação) e Zoom (ampliação), ou seja, a câmera  PTZ é uma câmera com possiblidades diversas de movimentação no sentido vertical e horizontal, forte em distância e aproximação focal e com flexibilidade total para imagens panorâmicas e ângulos diferenciados.

 

O aspecto que torna as câmeras  PTZ extremamente interessante para o setor audiovisual é sua capacidade de movimentação e ampliação, trazendo versatilidade e amplitude do ambiente filmado.

 

Em eventos e transmissões ao vivo, essas câmeras geralmente são utilizadas como câmeras secundárias, já que elas conseguem ficar em posições que um cinegrafista jamais conseguiria, como no canto de um teto ou no parapeito de um teatro, com o objetivo de capturar uma visão muito ampla e de forma totalmente fotográfica e cenográfica.

 

Por isso as câmeras  PTZ são muito requisitadas em gravações e transmissões que envolvem palcos e auditórios, além de ser possível ter toda essa perspectiva, ainda é possível mapear os posicionamentos das pessoas de forma macros com cenas definidas, tudo isso à distância.

 

As câmeras  PTZ são controladas à distância por um único operador em uma mesa de edição com controle remoto de fácil manuseio, e não é necessário estar no mesmo ambiente que a câmera para sua movimentação. Um único operador ou cinegrafista pode criar cenas e movimentos em dezenas de câmeras utilizando apenas um controle via rede e switcher.

As câmeras robóticas PTZ  são ideais para transmissões de grande alcance e seu ângulo aberto as torna super uteis para gravação e transmissão de eventos, palestras, salas de aula, conferências, igrejas, templos, espaços de cursos e treinamentos, EAD e muito mais.

 

 

 

Câmeras PTZ: quais as principais vantagens?

 

  • Equipe audiovisual reduzida (já que com apenas um operador ou cinegrafista é possível operar as câmeras PTZ à distância).
  • Controle simultâneo à distância: O controle desse tipo de câmera é feito remotamente, com operadores em locais distintos sem a necessidade da presença física no local de instalação da câmera. É possível ter a praticidade de estar em outro ambiente com até 100 metros de distância e ainda assim executar o controle total das câmeras PTZ.
  • Diferentes angulações e perspectivas.
  • Movimentação avançada com captações de cenas estratégicas.
  • Incrível Zoom com aproximação focal de cenas, onde é possível focar em uma pessoa ou objeto e rapidamente mudar o destaque, sem a necessidade de cortes bruscos.
  • Sinal Full HD.
  • Ampliação de ambiente.

 

Agora que você já sabe o que são câmeras PTZ e para que servem, é hora integrá-las nas suas produções, gravações e também nas transmissões dos seus shows e eventos.

 

A Cross Host possuí câmeras  PTZ de alta qualidade e possui inúmeros recursos e equipamentos para tornar sua transmissão uma experiência única, com qualidade de imagem e som.

 

Clique aqui e peça já o seu orçamento.