Câmeras para transmissão ao vivo : qual utilizar?

29/set

Se existe um equipamento que pode definir o fracasso ou o sucesso de uma Live, com certeza esse equipamento se resume a câmeras para transmissão ao vivo. É fundamental que durante o planejamento da sua transmissão, esse ponto seja vital para composição do seu projeto.

 

Além de ser um dos pontos mais importantes para a qualidade e para o resultado final da sua transmissão, escolher o tipo correto de câmera pode evitar uma transmissão mediana e ajudar a captar imagens precisas e de alta qualidade, aproximando o seu público do seu conteúdo.

 

Ao escolher fazer um projeto de transmissão ao vivo, muitas pessoas acabam optando por utilizar câmeras que não são profissionais e até mesmo realizar uma transmissão mais “amadora” através de uma webcam, por exemplo. Mas será que vale a pena?

 

Analise o objetivo do seu projeto e o que deseja alcançar ou conquistar através dele. Mensure os riscos e possibilidades. Às vezes, é muito mais viável contratar uma empresa de transmissão ao vivo com profissionais especialistas conduzindo sua transmissão, ao invés de locar uma câmera e não saber explorar todos os seus recursos.

 

 

Mas afinal, quais as melhores câmeras para transmissão ao vivo?

 

Existem infinitos estilos, modelos e características de câmeras. Mas qual serial ideal para utilizar em transmissões ao vivo? Das mais simples as mais sofisticadas, tem espaço para todos que querem se comunicar ao vivo, sendo necessário apenas analisar o formato e o tipo de evento que vai transmitir com a câmera selecionada.

 

Existem câmeras ideais para transmissão ao vivo e possibilidades para todos os gostos e bolsos. É isso que chamamos de flexibilidade de produção: a liberdade para transmitir ao vivo utilizando desde a webcam do seu computador até uma estrutura multicâmeras  com mesa de corte e uma produção dedicada, como é oferecido na Cross Host.

 

 

Streaming: Melhores câmeras para transmissão ao vivo

 

Antes de definir qual câmera utilizar, é necessário verificar o formato, o tamanho e a proporção do evento ou projeto que você ou sua empresa pretendem transmitir. É um projeto amador? seria uma transmissão remota? para quantas pessoas? quantos convidados? em que espaço seria essa transmissão? Após um estudo dessas variáveis, você terá uma noção se essa transmissão pode se enquadrar em uma transmissão amadora ou uma transmissão profissional.

Com o formato definido, ai sim você pode começar a sua pesquisa sobre a câmera ideal. Vamos conferir?

 

 

Transmissão amadora

 

  • Webcam: O perímetro de uma webcam é muito reduzido E, consequentemente, os detalhes da imagem ficarão mais evidentes. Por causa da proximidade. Além da maioria ter uma qualidade baixa e pouco usual. Para se ter um sinal preciso de webcam, na maioria dos casos é ideal investir em uma webcam externa.

 

  • Smartphones: As câmeras dos Smartphones são superiores as câmeras das webcams, e são muito utilizadas para realizar lives e outros formatos de transmissão ao vivo. Porém, para uma qualidade de transmissão um pouco superior é necessário instalar aplicativos que tornam a transmissão mais atraente.

 

 

Transmissão profissional

 

Câmeras profissionais:

As câmeras profissionais são ideais para transmissões corporativas, eventos, congressos e demais formatos que exijam uma qualidade superior e imagens de alto padrão. Essas câmeras geralmente possuem um custo elevado, até mesmo para locação. O ideal nesse caso, é pesquisar e contratar um estúdio profissional ou uma empresa para realizar a transmissão do seu projeto.

Existe uma infinidade de modelos e características, como a NX5 R da marca Sony que é excelente, e modelos semelhantes com qualidade equivalente. Optar por uma transmissão com uma câmera profissional é inserir qualidade e segurança ao seu projeto.

 

Câmeras robóticas:

A câmera robótica é uma excelente escolha na hora de uma transmissão profissional, principalmente em um cenário como esse, onde o distanciamento social é primordial para a manutenção da saúde coletiva. Com elas é possível gerenciar todo sistema de gravação à distância, com a equipe conduzindo toda a transmissão através de salas ou de uma ilha de edição.

As câmeras robóticas geralmente capturam imagens em FULL HD, são compactas, alcançam diferentes posições e ângulos além de terem um excelente zoom óptico, estabilização de imagem para cenas grandes angulares, e planos de enquadramento perfeitos.

 

Câmeras HDSLR:

Esse tipo de câmera é ideal para gravação de filmes, comerciais e vídeos corporativos e institucionais. Elas contam com uma infinidade de lentes, que podem ser alteradas de forma simples para captar diferentes tipos de imagem. Não são ideias para transmissão ao vivo, mas podem complementar.

 

 GoPro , Action cams (osmos) :

Aqui a conhecida GoPro pode ser utilizada nas transmissões ao vivo e uma osmos, por exemplo, por ser utilizada para cenas de movimento e ação durante a sua transmissão. Sempre questione um especialista antes de realizar a definição da câmera,  assim a experiência do seu projeto pode ser muito mais completa.

 

Sistemas multicâmeras

Os sistemas multicâmeras permitem transmitir o mesmo evento. Porém com muitas câmeras, à fim de pegar o maior número possível de ângulos. Assim todas as câmeras transmitem, para o(s) mesmo(s) canal(is), simultaneamente. Nesse formato é possível transmitir também de forma simultânea para várias redes sociais ao mesmo tempo, com perfis distintos distribuindo o mesmo conteúdo. Saiba mais.

 

Existem muitos tipos e modelos de câmeras para cada tipo de transmissão ao vivo, atendendo todos os gostos, necessidades e orçamentos. É importante ressaltar que a escolha correta do equipamento vai dependente sempre do objetivo principal da sua transmissão ao vivo, desde o perfil do evento (amador ou profissional), até mesmo suas pretensões com a transmissão (o que deseja atingir e de que forma).

 

Após entender um pouco mais sobre as melhores câmeras para transmissão ao vivo, é hora de colocar a mão na massa. É possível ainda inserir em sua transmissão recursos profissionais e contar com uma equipe dedicada orientando o seu projeto.

 

A infraestrutura de uma transmissão ao vivo profissional, envolve muitos detalhes técnicos e configurações especiais. São necessários conhecimentos intermediários, e ainda boas noções de edições básicas em equipamentos adicionais como mesas de corte, mesa de som digital, entre outros. Portanto, não só pesquise sobre as melhores câmeras para transmissão ao vivo, e sim sobre empresas que realizam esse tipo de trabalho.

 

Para transmitir seu projeto com segurança, analise a possibilidade de fazer a sua transmissão ao vivo de forma profissional. A Cross Host está há 17 anos no mercado oferecendo soluções em transmissão ao vivo e criando novas tecnologias para que o seu projeto tenha resultados excelentes com uma experiência única em transmissão

 

Clique aqui, fale com nossa equipe de especialistas e receba um orçamento sem compromisso.