Como criar uma webrádio própria - Cross Host
Como criar uma webrádio própria

Como criar uma webrádio própria

Uma boa alternativa para a empresa que deseja investir em transmissão ao vivo de áudio é a criação de uma webrádio própria. O mercado convencional de rádios AM e FM é grande, com mais de 6 mil emissoras espalhadas pelo país, porém o acesso à criação das rádios convencionais é mais difícil e com muita burocracia.

Algumas vantagens da webrádio em relação às rádios convencionais:

  • Não precisa de licença de operação
  • Custo reduzido
  • Facilidade na operação
  • Sem limite de alcance 24 horas por dia
  • Qualidade de áudio superior

 

Com a praticidade de transmitir o conteúdo sem burocracia, é possível conquistar novos ouvintes com facilidade, por meio de compartilhamento de link, divulgação em redes sociais, e etc. Outra vantagem é que o conteúdo da webrádio pode ser produzido totalmente pelo criador.

Além disso, é essencial ter em mente dois fatores: a contratação de um plano de streaming, que vai depender do número de acessos simultâneos na transmissão, pois o conteúdo é transmitido por meio de um servidor específico que recebe o áudio e transmite com qualidade; e é fundamental que a webrádio tenha um site com visual atrativo, pois a página será a porta de entrada para o conteúdo.

Com o conteúdo e site pronto e o plano de streaming contratado, basta escolher a forma de colocar a webrádio no ar. Separamos aqui as 3 possibilidades de streaming disponibilizadas pela Cross Host, especializada no mercado:

1. Transmitir Ao Vivo a programação

Requisito:
– O cliente possuir um computador com entrada/placa de áudio convencional ou personalizada para casos mais específicos.
Como funciona:
– A Cross Host realiza a instalação do programa de streaming. Dependendo da necessidade, os softwares podem ter interface mais simples ou com configurações mais avançadas.
– A empresa personaliza o player de acordo com a identidade visual do cliente e disponibiliza o link ou código em HTML 5 do player para a integração ao site.

2. Auto DJ

O AutoDJ é um recurso que permite a criação de playlists com arquivos MP3 para tocarem 24h por dia na webrádio automaticamente. Podem ser músicas, vinhetas, programas ou podcasts gravados.
Requisito:
– O cliente configura a própria programação da playlist, inserindo as vinhetas, músicas e demais conteúdos.
Como funciona:
– A Cross Host personaliza o player de acordo com a identidade visual do cliente e disponibiliza o link ou código em HTML 5 do player para a integração ao site.

3. Auto DJ Ao Vivo

Trata-se da junção do modo Auto DJ e da transmissão ao vivo. É possível a criação de canais para que uma ou mais pessoas se conectem à webrádio para fazer uma transmissão ao vivo, e assim que terminar o ao vivo, a programação gravada do Auto DJ volta a tocar de forma automática.
Como funciona:
– Basta o cliente escolher um horário específico para realizar as transmissões, sem a necessidade da instalação de outro programa externo.

Benefícios dos serviços de streaming para webrádio da Cross Host

Especialista no mercado de streaming, a Cross Host desenvolve projetos para webrádios, assim como rádios corporativas, radio loja, indoor, entre outros.
O principal diferencial do streaming de rádio AAC-Plus é a alta qualidade de áudio, em 32kbps, como se fosse em 128kbps, ou seja, significa uma ótima qualidade por menos da metade do consumo de dados.
Outra vantagem é a plataforma Censury, para backup e monitoramento em tempo real de conteúdo para webrádios. O sistema é online e permite acessar relatórios sobre as transmissões dos últimos 60 dias, além de permitir compartilhar por e-mail trechos específicos das gravações.
Para mais informações ou orçamento do serviço de streaming da Cross Host, entre em contato conosco!