YouTube Spaces

Youtube Spaces encerra operações e promete inovar com espaços híbridos e sazonais

Na última semana o YouTube divulgou uma nota oficial informando que vai encerrar definitivamente as operações de todas as unidades do famoso YouTube Spaces em todo o mundo. Os ambientes eram famosos por serem excelentes espaços cenográficos para os creators ao redor do mundo gravarem seus vídeos e trabalharem seus conteúdos.

A equipe de comunicação do YouTube informou que a decisão faz parte de uma reestruturação da estratégia da empresa, que agora pretende inovador com um novo modelo híbrido de eventos virtuais com espaços físicos temporários lançados de forma sazonal.

O principal motivo para o encerramento do Youtube Spaces foi a pandemia, já que em respeito às medidas de prevenção contra a Covid-19, a maior parte dos estúdios foi fechada no último ano, incluindo grandes cidades como Rio de Janeiro, Berlim, Londres, Los Angeles e Nova York.

Segundo o portal The Verge, o YouTube Spaces já vinha analisando novos modelos de negócios focados em redução de custos. Segundo Robert Kynck, CBO da companhia, o YouTube obteve excelentes resultados em eventos virtuais realizados ao longo do último ano:

“Essa nova estratégia flexível vai permitir que a gente alcance mais regiões, impacte positivamente mais creators e artistas novos e existentes ao lhes dar orientação e recursos que eles precisam para levar sua produção ao próximo nível”“Hoje, nossa comunidade de parceiros do YouTube continua a se expandir de maneira exponencial, e nós precisamos melhor atender as necessidades de nossos creators e artistas, quaisquer que estas sejam”

Os números apresentados pelo YouTube para justificar a mudança e fechamento do YouTube Spaces de fato impressionam. De acordo com a companhia, em 2020 a soma dos eventos virtuais promovidos gerou um público de setenta mil usuários espalhados por 145 países, enquanto as instalações temporárias promovidas desde 2016 foram acessadas por quinze mil criadores de conteúdo em mais de 20 cidades.

Procurando um espaço para gravar seus vídeos? Conheça os estúdios Cross Host.