Eventos híbridos serão a nova norma no mercado B2B - Cross Host
mercado b2b

Eventos híbridos serão a nova norma no mercado B2B

O mercado B2B tem como principal característica o marketing de relacionamento, onde o principal objetivo é gerar conexões e networking através de ações estratégicas, como um grande evento por exemplo. Análises recentes feitas por algumas empresas de dados indicam que, com o trabalho híbrido, o segmento de eventos híbridos, que integram o universo físico e digital em uma única apresentação, podem alcançar uma onda de crescimento constante e exponencial.

O impacto da pandemia no mercado de eventos no Brasil e no mundo foi altíssimo, e muitas empresas ainda sofrem para se reinventar ou inovar . Foi necessária uma adaptação radical às novas regras do jogo tanto por parte dos compradores e demandantes de eventos (empresas, organizadores e promotores), quanto por parte dos fornecedores deste mercado.

Todos, sem exceção, tiveram que se ajustar às novas tecnologias, digitalização, ambientes online e outras tendências que se tornaram realidade muito rapidamente, em detrimento de uma transformação mais lenta e gradual que naturalmente aconteceria, mesmo sem a pandemia.

Ainda que com alguns sustos e dificuldades, muitos já conseguiram se adaptar e encontraram grandes vantagens nesta nova maneira de pensar e executar eventos, enquanto outros ainda torcem a cada dia pela retomada dos formatos presenciais “como antes”. Então vem a pergunta:

 

como será o futuro dos Eventos Híbridos no mercado brasileiro?

O espaço de trabalho híbrido e a crescente necessidade das empresas em otimizar custos de viagem num cenário pós pandemia, além da crise mundial inflacionária gerada pela guerra da Rússia com a Ucrânia, auxilia ainda mais a necessidade de corte de custos com viagens. Um recente levantamento feito pela Global Business Travel Association (GBTA), confirma algumas incertezas no que diz respeito às viagens internacionais. 72% dos entrevistados na pesquisa afirmaram haver requisitos rigorosos internos em suas empresas, em especial para viagens internacionais. Apenas uma em cada 5 empresas reportaram que o nível de viagens permanece o mesmo de 2021.

Esses dados representam um panorâma claro sobre a utilização e a expansão do formato híbrido no Brasil, que será cada vez mais utilizado no mercado B2B por representar uma opção com custos baixos, alto índice de alcance, engajamento e com infinitas possibilidades de interação.

Segundo uma pesquisa realizada com mais de 34 mil eventos de uma plataforma privada gerenciada pela Startup Even3, nos últimos meses o crescimento dos Eventos online chegou a 300% em relação aos anos anteriores. Confira a pesquisa completa sobre o crescimento dos eventos online. 

 

Eventos Híbridos deverão crescer 11 vezes até 2025

De acordo com o estudo da Frost & Sullivan, os Eventos Híbridos deverão crescer 11 vezes até 2025 dentro do mercado B2B.

“Os eventos híbridos proporcionam e escalam a participação de várias pessoas na empresa.  Antes da pandemia, a presença em eventos para adquirir conhecimento e fazer networking era restrito a um grupo de pessoas dentro da corporação, pois sempre envolvia custos, seja em viagem, seja no ticket de entrada”, menciona Monica Lau, sócia-fundadora da Hator Marketing, empresa de marketing voltada para o segmento B2B.

Os negócios continuarão investindo em webinar e eventos virtuais, incorporando tecnologias hoje já disponíveis – e inexistentes em 2020 – de acordo com o mesmo estudo da Frost, transformando eventos mais frequentes e com menor duração, porém incluindo mais interatividade aos participantes. As empresas continuarão investindo em tecnologias com um crescimento de até 23% entre 2020 e 2025, diz o levantamento da empresa.

“As tecnologias atuais para eventos disponibilizam uma série de atividades interativas para o usuário, além de dados analíticos, que ajudam a empresa e mensurar melhor e com mais assertividade, o conteúdo, participação, entre outros fatores. Os times de marketing poderão enviar relatórios mais precisos com essas facilidades”, finaliza Monica Lau.

 

Vai produzir um Evento Híbrido? Conte com uma infraestrutura profissional completa, projetada para gerar conexões, interatividade e bons resultados. Fale  agora com um especialista