Top 10 programas para fazer lives: transmita ao vivo - Cross Host
Programas para fazer lives

Top 10 programas para fazer lives: transmita ao vivo

A transmissão ao vivo é um recurso poderoso para engajar, potencializar e ampliar a visibilidade de um conteúdo de forma interativa e diferenciada. As grandes Lives, aquelas mais profissionais, são planejadas de forma metódica e gerenciadas por especialistas através de softwares, programas e ferramentas específicas, com o objetivo de oferecer uma transmissão mais segura, sem falhas e com um alto nível de qualidade, além de claro, proporcionar uma experiência agradável ao público. Mas será que você tem ideia de quais programas para fazer lives utilizar na sua transmissão e como eles realmente funcionam?

 

Mas afinal, o que são programas para fazer lives?

Os programas para fazer lives ou softwares para transmissão ao vivo são ferramentas desenvolvidas para integrar e facilitar a gestão de uma transmissão ao vivo profissional. Esses softwares geralmente contam com inúmeros recursos capazes de facilitar o processo de configuração, codificação e transmissão de um conteúdo, além de fornecerem recursos de interação e características exclusivas que os diferenciam uns dos outros.

Os programas para fazer lives facilitam a divulgação de um conteúdo em outras plataformas e redes sociais e possibilitam as transmissões ao vivo em multiplataformas, conhecidas como Multistreaming, além de estabilizarem as transmissões, gravarem os conteúdos (alguns até mesmo em 4k) e contarem com recursos vantajosos como sobreposição de cenas, suporte para Chroma key, mixer de áudio, multiview, filtros, transições de vídeo, alteração de fundos e muito mais.

Hoje você vai conhecer os melhores programas para fazer lives eleitos por especialistas em Streaming e entender um pouco mais sobre as funcionalidades, vantagens e características de cada um.

 

 

  1. StreamYard

StreamYard software para fazer lives

Eleito como o estúdio de criação virtual mais completo, simples e intuitivo do mercado, o StreamYard se popularizou nos últimos anos por oferecer uma proposta eficaz, criativa e eficiente para a transmissão de lives simultâneas.

Com ele é possível incluir até 10 convidados interagindo em tempo real durante o evento, disponibilizar chats, compartilhamentos de tela, gravações em full HD, personalizar planos de fundo, sobreposições, logotipos, lower thirds e o principal: integrar com qualidade um Multistreaming com até 8 destinos de transmissão (Facebook, YouTube, LinkedIn, Twitter, Hopin, entre outros).

Aprenda como transmitir ao vivo com StreamYard

 

  1. VMix Call

vMix Call programa para fazer live

O Vmix Call é um programa para fazer lives rico em recursos e com foco em uma transmissão ao vivo mais profissional. É um software completo que inclui opções de mixagem ao vivo, comutação, gravação do conteúdo, streaming ao vivo de fontes de vídeo SD, Full HD e 4K, além de ser totalmente compatível com placas de captura.

O Vmix conta com inúmeros efeitos de transição, títulos animados, suporte para Chroma Key, mixer de áudio embutido, efeitos de vídeo, correção de cor e a possibilidade de incluir até 8 participantes ao mesmo tempo. A grande desvantagem da ferramenta é que ela infelizmente não é gratuita e os planos podem variar de US$50 a US$1.200 mensais, e convertendo esse valor em reais, pode ser bem “salgado”, né?

 

  1. LiveStream Studio

LiveStream Studio programa para transmissão ao vivo

O LiveStream Studio é um dos softwares de Streaming mais famosos do mundo e é reconhecido internacionalmente por ser uma plataforma altamente segura, eficiente e com um Switch próprio para que você mesmo controle toda a sua transmissão.

O LiveStream Studio é utilizado até mesmo em emissoras de televisão e conta com uma série de funcionalidades que podem enriquecer uma transmissão ao vivo profissional: fontes de mídia digital integradas, DDR, câmeras remotas, conversor de formato integrado, multiview, multiscreen externo, vídeo switcher mixer, customização de gráficos e títulos, gravações de fontes isoladas e até 9 destinos para transmissão compatíveis com RMTP. (Vimeo, Facebook Live, Twitch, Periscope…).

 

  1. StreamLabs OBS

Streamlabs OBS ferramenta para fazer lives

O StreamLabs OBS é aquele programa para fazer lives simples e fácil de manusear. Para quem é menos experiente e tem pouco conhecimento técnico em Streaming é um dos mais indicados para começar profissionalmente. É muito utilizado para transmitir jogos no PC e possuí compatibilidade com as principais plataformas de transmissão do mercado. (Twitch, Youtube, Facebook e Mixer)

Com ele a transmissão pode ser configurada e iniciada em poucos minutos, além de possuir backup em nuvem, temas e sobreposições gratuitas, Multistreaming, aplicativos para aprimorar o Stream.

 

  1. OBS Studio

Programas para transmissão ao vivo OBS Studio

Chegamos ao programa pioneiro para streamar, o “queridinho” e um dos mais utilizados no mundo, OBS Studio.

A principal vantagem do OBS é que ele oferece bons recursos, em um formato totalmente gratuito. Seu código é aberto para colaboração dos usuários e é compatível com a maioria das plataformas, até mesmo o Instagram. Dispõe de recursos como mixer de áudio, transição de cenas, fontes, cenas, gravação, modo estúdio e Chroma Key.

 

  1. Ciclano

Entre os programas para fazer lives de forma simultânea, o Ciclano, assim como o StremYard são os prediletos dos streamers.  Ele oferece a conexão entre 50 redes ao mesmo tempo, com transmissão simultânea para o Instagram, Twitch, YouTube e diversas outras redes sociais e plataformas.

Com o Ciclano, é possível gerenciar interações e comentários em uma única tela, facilitando todo o processo de monitoramento, além de ter um recurso exclusivo para agendar vídeos para serem exibidos, como se estivesse ao vivo, ou seja, é possível gravar as lives e programa-las como algo “ao vivo”. Diferente, né? O programa é pago e possui alguns planos disponíveis. (star, professional e influencer).

 

  1. LightStream

Lightstream

Que tal utilizar um software para transmissão ao vivo pela internet que roda diretamente do seu navegador? Sim, o LightStream oferece esse recurso, além de contar com transmissões simultâneas para qualquer rede social ou plataforma que utilize servidores RTMP.

Além de tudo isso, você ainda consegue fazer a gestão da sua live diretamente do seu celular, como se fosse um controle remoto de verdade. Incrível, né?

As funcionalidades do programa vão desde a personalização da identidade visual, até a possibilidade de integrar diversos convidados ao mesmo tempo. O LightSteam possuí planos pagos e gratuitos com toda tecnologia em nuvem.

 

  1. Wirecast

Wirecast

O Wirecast é um dos programas para fazer lives mais profissionais e completos da nossa lista de hoje. Por se tratar de uma ferramenta complexa, o software reúne muitas possibilidades para quem vai fazer uma transmissão ao vivo de qualidade.

Com ele à frente da transmissão, é possível ajustar gráficos, vídeos, músicas e títulos integrados, gerenciar comentários de forma simples, possuí entrada e suporte para áudio, possibilita gravar as lives enquanto elas estão no ar, oferece o recurso exclusivo de replay, além de ter conexão de câmeras, microfones, legendas e transmitir para as principais plataformas do mercado.

 

  1. BeLive

Be.Live

O BeLive é outro programa baseado na tecnologia em nuvem e pode rodar direto do seu navegador. Possui um estúdio virtual de bolso exclusivo para IOS e a opção Multistreaming para mais de 20 plataformas via RTMP.

Com o BeLive é possível agendar as lives, fazer o download dos áudios e vídeos em HD e ainda personalizar a cara da sua transmissão ao vivo de acordo com a identidade visual da sua marca. A plataforma também possuí um assistente de comentário inteligente que seleciona os melhores e mostra aos espectadores. Interessante, não?

 

  1. Reflector 3

programas para transmissão ao vivo reflector 3

Por último e não menos importante, o Reflector 3 não é um programa, e sim um aplicativo específico para fazer lives no celular, com espelhamento de tela. A conexão é feita via Airplay ou Google Cast e disponibiliza gravação de áudios e vídeos, compartilhamento de fotos, integração com outros dispositivos , molduras, modo tela cheia, streaming apenas de áudio e muito mais.

 

DICA EXTRA:

Estúdio Online e Webinar Cross Host

Webinar Cross Host

O Estúdio online é uma ferramenta de transmissão ao vivo perfeita para quem precisar transmitir ao vivo de forma simples, rápida e com muitos recursos à disposição.

A ferramenta não precisa de instalação, conecta até 10 convidados e conta com suporte técnico remoto do início ao fim. Ótima para quem está começando.

Pensando em transmitir um Webinar? Que tal experimentar o Webinar Cross Host? 

Se você precisa de uma transmissão ao vivo  profissional e personalizada, aposte nesse software. Com ele é possível criar uma identidade personalizada do seu evento online, disponibilizar chats interativos, enquetes, quizz com qualidade. Além disso, a gestão do seu evento é realizada integralmente por especialistas.

 

Preparado para realizar uma transmissão ao vivo profissional com os programas dessa lista?

Que tal contar com a ajuda de especialistas?

Nós temos a solução ideal para o seu projeto de streaming!

Saiba mais sobre a Cross Host