Live Commerce: 6 dicas para vender mais em suas transmissões - Cross Host
Live

Live Commerce: 6 dicas para vender mais em suas transmissões

Com o crescimento da tecnologia, as empresas possuem novas possibilidades de negócios. A live commerce, por exemplo, é um novo formato que permite vendas online, unindo a transmissão ao vivo e interatividade ao e-commerce (loja virtual), trazendo mais engajamento e oportunidades em um único ambiente.

 

Como surgiu a live commerce?

Criada na China, a live commerce é uma nova oportunidade de negócio que traz mais dinamicidade ao relacionamento com o consumidor, ampliando os números e o alcance. 

Para se ter uma ideia do impacto desse novo formato, segundo o Ministério do Comércio da China mais de 10 milhões de transmissões ao vivo foram contabilizadas, contando com mais de 50 bilhões de visualizações e 20 milhões de produtos vendidos somente no primeiro semestre de 2020.

Ao analisar estes números, os empreendedores podem se surpreender e pensar nas lives como uma estratégia de Marketing para aumentar as vendas e fortalecer a imagem do negócio.

 

Live commerce no Brasil

O formato original da China foi adaptado e ampliado, ou seja, com a adesão de outros países, novas classes têm utilizado o formato para divulgar seus serviços e produtos.

Exemplo disso são cantores, gamers e até o setor da educação, que tem utilizado o live commerce para conquistar suas metas e objetivos.

Este formato é muito vantajoso para as empresas, pois há a ampliação de negociações, sendo que as maiores vendas feitas são de alimentos, bebidas, cosméticos e vestuário.

Em 2020, com o surgimento da pandemia de Covid-19, pequenos varejistas e grandes marcas passaram a utilizar o live commerce para alavancar suas vendas. 

Diferente da China, que as lives podem durar horas, no Brasil o live commerce tem a duração de 1 hora, pois a principal plataforma utilizada é o Instagram, que delimita esse prazo para a realização de vídeos em live.

De modo geral, o formato adotado no live commerce brasileiro abrangem setores e assuntos como:

  • Desfiles;
  • Dicas;
  • Desafios de looks;
  • Ofertas;
  • Reviews de produtos;
  • Vendas e promoção de produtos
  • Shows.

Estes formatos criam convergência entre mídia, comércio e conteúdo, possibilitando a humanização da marca e um maior engajamento/interação com o público.

 

Dicas para realizar uma live commerce

Um diferencial que as lives inserem no e-commerce é o fator humano. Afinal, diferentemente das compras que ocorrem pelo site (que podem se dar sem que ocorram interações), sendo mais estáticas; nas lives, o apresentador consegue interagir com o público e envolvê-lo em uma história.

Assim, no segundo caso, se a pessoa gostar do produto e/ou for cativada pelo apresentador, há mais chances de venda. 

Nesse contexto, as principais dicas para realizar uma live commerce de sucesso são:

 

    1.Crie um roteiro do conteúdo

Saber o que será falado e apresentado é muito importante para entreter e informar a audiência no momento da live, evitando que informações erradas sejam passadas aos clientes. 

Quanto mais preparado estiver o profissional, melhor será o desempenho e resultado, assim como ocorre no planejamento do Marketing de Conteúdo, que também pode ser aplicado nas ações que envolvem a live.

Os conteúdos personalizados para o público ajudam no processo de fidelização dos clientes. Sendo assim, dedicar tempo para a criação dos conteúdos personalizados e para desenvolver os roteiros das lives são formas de obter bons resultados.

    2. Ofereça benefícios

Atrair os consumidores para conhecer mais sobre a sua empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Isto posto, oferecer benefícios como descontos, cashback e frete grátis são opções que geram interesse nos consumidores e podem ampliar a conversão.

Usar gatilhos mentais de escassez e de urgência também podem ajudar a despertar a curiosidade dos consumidores e levá-los a concluir uma compra.

   3.Interaja com os usuários

Um dos grandes trunfos das lives commerce é o ótimo poder de engajamento, atraindo mais potenciais consumidores e levando até os clientes mais antigos indicarem e comprarem. 

Assim, as marcas podem fazer com que esta interação seja explorada ao máximo, a ponto de acontecer naturalmente.

Os apresentadores da live devem fazer comentários e responder às dúvidas do público, algo que aumenta ainda mais o engajamento e oportunidades de negócio.

   4.Capriche na divulgação

Os investimentos em anúncios são essenciais para que as pessoas tenham conhecimento sobre o acontecimento da live e da marca como um todo. Por isso, as divulgações são necessárias, e saber a data e horário, bem como identificar os detalhes do evento assim que perceber o anúncio são aspectos cruciais.

Utilizar plataformas Ads para criar diferentes anúncios, com formatos personalizados para as redes sociais e para buscadores também são formas de conseguir chamar atenção do público para live commerce.

As ferramentas mais usadas para isso são:

 

Estas são apenas algumas das ferramentas que podem ser utilizadas, pois há outras disponíveis que ajudam na elaboração dos anúncios para divulgação da live, otimizando ainda mais o negócio.

    5.Prepare a transmissão

É essencial ter clareza sobre os objetivos que a empresa tem com a live commerce. As empresas podem buscar: reconhecimento da marca, vendas, lançamento de produtos, entre outros.

Para garantir a qualidade da transmissão e até mesmo consultas futuras, os profissionais devem ter uma equipe de gravação e backstage, equipamentos, um bom roteiro, apresentadores que tenham carisma e toda uma infraestrutura que permita a interação com as pessoas.

Avisar o público com e-mails, notificações e stories no Instagram é outro detalhe importante na preparação da live, possibilitando que as pessoas relembrem o evento.

     6.Fique de olho na audiência

Os apresentadores podem contar histórias, mostrar com detalhe os produtos e utilizar recursos que ajudam a manter uma boa audiência, cativando e mantendo o interesse desses internautas.

 

Estratégias de Inbound Marketing e Storytelling, por exemplo, também podem ser aplicadas, sendo excelentes opções para atrair e engajar os usuários, encantando e convertendo os consumidores e ampliando o sucesso da live commerce.

Portanto, os investimentos para a realização de live commerce na sua marca é o modo de realizar boas vendas, aumentar a popularidade do negócio e, principalmente, utilizar uma estratégia de marketing com alto potencial de sucesso.