Qual o melhor tipo de internet para eventos?

A preocupação com a internet para eventos como feiras, exposições, palestras, seminários, conferências, etc., é imprescindível na fase da organização.

Não apenas para visitantes, como para a equipe que organizadora e em casos de eventos transmitidos, para o streaming da transmissão é preciso um link dedicado para conexão.

Espaços como centros de exposições e hotéis oferecem serviços de internet para eventos, porém, muitas vezes por preços exagerados.

Em contrapartida, algumas empresas são especializadas em serviços de produção audiovisual, transmissão e internet para eventos, com pacotes especiais e multifuncionais.

Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de internet
Internet a cabo

A estrutura utilizada para esse tipo de conexão é o cabeamento de televisão, por isso é mais comum em uso doméstico. As velocidades de envio e recebimento de informações, upload e download, são as mesmas.

Vantagens:

– Boa para usar torrentes por conta da velocidade de upload;

– Não precisar ter uma linha telefônica instalada.

Desvantagens:

– Está condicionada ao cabeamento de uma televisão e instalação de modem específico;

– Velocidade de conexão pode sofrer alterações em horários que muitas pessoas estejam usando.

Rádio

É instalada normalmente me torres de edifícios, a antena de recepção é instalada e não pode haver barreiras com a torre de transmissão. O sinal é centralizado e distribuído para os usuários.

Vantagens:

– Não precisa de cabos nem modem, a conexão é sem fio;

– Não precisa de provedor;

– Boas velocidades de download

Desvantagens:

– Barreiras próximas podem atrapalhar a conexão facilmente;

– Em condições de chuva a velocidade é praticamente inexistente;

– Baixo desempenho para torrentes;
3G/ 4G internet móvel

Assim como a rádio, não precisa de fios e é fornecida por empresas de telefonia celular. Além de aparelhos móveis que já possuem a tecnologia embutida, existem os modems 3G e 4G que podem ser acoplados em notebooks, garantindo conexão banda larga mesmo para dispositivos em movimento.

– Permite efetuar vídeo chamadas

– Velocidade de conexão alta

– Tecnologia móvel, permitindo a conexão de qualquer lugar

Desvantagem

– A velocidade de conexão pode cair um pouco em situações que o usuário esteja em movimento, como carros, etc.
Satélite

É usada normalmente em locais que a internet convencional não é disponível, ou quando o usuário está em movimento constante, como navios em alto mar. Por isso tem uma abrangência mundial, pois é usada a partir de antenas que recebem e enviam informações aos satélites que ficam no espaço.

Vantagens:

– Possui a maior velocidade de download e maior área de cobertura dentre os outros tipos de internet;

– Garantia de sinal.

Desvantagens:

– Necessidade de antena específica.

Solução que vai garantir a melhor internet para eventos

Para garantir conexões seguras e que tudo dê certo durante o evento, a internet via 3G/ 4G e via satélite são as mais seguras.

A Cross Host oferece tecnologia para o uso desses dois tipos de conexões: com os sinais 3G e 4G (em locais com sinal de telefonia móvel), com grande quantidade de acessos, garantindo uma internet segura, sem queda de conexão e com alta qualidade na taxa de transferência; e também via satélite, ideal para locais mais isolados sem boa cobertura de telefonia móvel, apresentando segurança e ótimas taxas de envio de informações.

Confira as vantagens da internet para eventos da Cross Host:

– Fornecimento de links dedicados para transmissões ao vivo de alta performance com gerenciamento e monitoramento em tempo real

– Internet protegida por Firewall

– Fornecimento de login personalizado do evento para visitantes, podendo integrar às redes sociais da empresa.

Para mais informações sobre a internet para eventos da Cross Host, entre em contato!