streaming no mundo dos games

Entenda o crescimento do streaming no mundo dos games

O Streaming no mundo dos games marca uma nova era. No futuro, os jogos poderão funcionar como o streaming de músicas e filmes atuais: você escolhe um dispositivo de sua preferência, abre o game desejado e começa a jogar sem precisar fazer download.

A indústria sonha com streaming no mundo dos games. Jogos que estarão disponíveis on-line a qualquer hora e lugar.

Streaming é o futuro?

A Netflix e outros serviços de streaming de vídeo transformaram completamente a indústria da televisão, oferecendo programas originais prodigamente produzidos e milhares de filmes e programas de TV para transmitir quando você quiser.

Então imagine a mesma funcionalidade para os jogos: ser capaz de jogar qualquer game que você quiser instantaneamente, e tudo isso por uma taxa mensal.

No entanto vale ressaltar que o streaming de jogos e o streaming de vídeo são fundamentalmente diferentes. O streaming de vídeo é um sistema unidirecional dos servidores da empresa para a sua TV, já o streaming de jogos é uma via de mão dupla.

Toda vez que você aperta um botão no seu controle, o sinal tem que viajar talvez centenas, até mesmo milhares de quilômetros até o servidor onde o jogo está sendo executado.

Em seguida, o sinal do servidor tem que voltar para a sua TV para representar o resultado do pressionamento do botão. Qualquer atraso significativo nesse processo fará com que suas ações não correspondam ao que está acontecendo na tela.

Streaming de jogos

Saiba que o streaming de videogame não é um fenômeno novo. O OnLive lançou um serviço em 2010 que permitia aos usuários transmitir jogos de ponta através de um micro-console ou aplicativo.

Mas o serviço sofria com a lentidão e baixa resolução e, foi um fracasso comercial. Dois anos depois, a OnLive demitiu toda a sua equipe, e a Sony acabou comprando a empresa em 2015, lançando a sua tecnologia na PlayStation Now.

Além das empresas que já atuam na área, outras três companhias já anunciaram planos de lançar serviços de streaming de games no futuro: Google, Microsoft e EA.

Google Stadia

Já anunciado para novembro de 2019, o Google Stadia é o serviço de streaming que estará disponível nas regiões dos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, sendo outros territórios incluídos até 2020.

O Google Stadia permitirá qualquer um que tenha acesso ao navegador Google Chrome jogar, seja do seu computador de mesa, laptop, tablet e smartphones. E se tiver uma boa conexão de internet com velocidade de pelo menos 35 Mbps, o Google Stadia poderá transmitir um game com resolução 4K com HDR, e som surround 5.1 a 60fps.

Caso tenha interesse, você pode clicar aqui para verificar se sua plataforma preferida está disponível para o Google Stadia.

Prós e contras do streaming de games

Os desenvolvedores e editores terão pouco controle sobre a distribuição de seus jogos em um serviço de streaming. E também terão pouco conhecimento para negociação de preço, já que a plataforma de streaming terá dados que eles não estão a par.

• A vantagem de se baixar um jogo ou reproduzi-lo é ter uma resolução muito maior, não há atraso, não há preocupações com a queda da internet, e você não precisa se preocupar com o fato de que um jogo no meio do caminho será removido do serviço de streaming sem aviso prévio.

Afinal quantas vezes você já foi à sua lista de desejos da Netflix e descobriu que o filme que você queria assistir foi removido?

• Já uma das grandes vantagens do streaming de jogos é a simples conveniência de poder jogar qualquer jogo que você queira, de uma biblioteca de centenas que está constantemente sendo atualizada.

O maior obstáculo do streaming no mundo dos games, fica por conta das conexões de internet. Para um jogo via streaming funcionar bem, é preciso que a conexão seja confiável, estável, e extremamente rápida. Afinal como a execução do jogo é remota, todas as ações feitas pelo jogador necessitam ser enviadas pela internet, para a resposta do game ser reenviada ao usuário.

O streaming no mundo dos games vem decolando lentamente à medida que a infraestrutura de banda larga fica melhor e melhor, por isso não é de admirar que muitas empresas de jogos já estejam entusiasmadas com as possibilidades.

E se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais. Para maiores informações entre em contato com a Cross Host!