ROI de um evento online

Como calcular o ROI de um evento online? Aprenda!

Está precisando mensurar o resultado dos seu evento online mas não tem ideia de como começar? Aprenda agora a calcular o ROI de um evento online e descubra métricas valiosas para o sucesso do seu evento digital.

 

Afinal, o que é ROI?

O termo ROI significa “retorno sobre investimento”, e é um indicador muito utilizado em diversas áreas corporativas para mensurar e designar as margens de lucro obtidas a partir de um investimento. Esse resultado se torna um parâmetro fundamental para analisar futuros investimentos e também mapeia um direcionamento para o planejamento de novas metas baseadas em resultados tangíveis. Com o ROI você vai realmente entender se vale a pena ou não investir em determinados canais e a precisão e eficiência das suas ações.

 

Por que calcular o ROI de um evento online?

Imagine a seguinte situação: você levou meses planejando seu evento online, conseguiu realizar uma boa transmissão ao vivo, teve um número relevante de audiência, mas …  será que tudo isso valeu a pena?

Eis que surge aquela dúvida comum, como ter certeza que todo esse investimento foi realmente compensatório?  Como calcular o ROI de um evento online?

Primeiramente, é preciso compreender que o ROI de um evento online é todo o valor investido em organização, estúdio, plataforma de transmissão, divulgação online sobre os ganhos provenientes da venda de produtos, serviços, divulgação e networking gerado

Os eventos online também contam com patrocinadores e parceiros que esperam um determinado retorno do seu evento, portanto, nada melhor que métricas de resultados para apresentar um bom desempenho e ainda influenciar próximas parcerias à partir desses resultados.

 

 

Como calcular o ROI de um evento online?

O cálculo base para mensurar o ROI de qualquer tipo de investimento segue o mesmo padrão, ou seja (receita – custo- divido pelo custo x 100), veja:

calcular ROI de um evento online

 

Um exemplo: Imagine que você tenha investido R$100 mil e obteve um retorno de R$300 mil.

Ao aplicar a fórmula acima, teremos o seguinte resultado:

> (R$300.000 – R$100.000 /R$100.000 )  = 2 

          > portanto, isso significa que o seu ROI, ou seja, o retorno obtido,  foi de duas vezes o investimento inicial.

Vale ressaltar que se o resultado da sua conta for igual a zero, significa apenas que o seu evento online se pagou, mas não obteve retorno financeiro. Agora se o resultado for negativo, indica que seu investimento foi maior que o seu lucro e não cobriu os gatos necessários, acarretando em prejuízos.

O Cálculo básico do ROI não é a única maneira de mensurar o desempenho do seu evento, existem inúmeros outros dados e estatísticas importantes para avaliar o sucesso de um evento digital, vamos conferir?

 

Métricas importantes para avaliar o sucesso de um Evento online

As métricas de desempenho demonstram uma avaliação muito mais profunda sobre o desempenho de um evento online. É importante utilizá-las de forma analítica para entender se o seu evento, além de obter lucro, também conseguiu atingir metas e objetivos primários e secundários estabelecidos.

Confira abaixo as principais métricas utilizadas por profissionais de eventos online para avaliar e entender o sucesso de um evento virtual:

 

Tempo de permanência

O tempo conectado ao seu evento importa. Quanto mais interessante, mais tempo sua audiência permanece. Esse item pode ser importante para avaliar possíveis modificações no formato dos próximos eventos.

 

Número de participantes /Alcance

Extraia o relatório da plataforma de transmissão e analise se a quantidade de participantes presentes virtualmente atingiu a meta esperada. Aqui vale calcular o número da audiência aberta + número de convidados fechados + participantes. Faça o cálculo

 

Engajamento

Existem inúmeras formas de engajar sua audiência durante um evento online. Verifique se sua estratégia deu certo. Confira as marcações nas redes sociais, interações, cliques em CTA, cliques advindos de e-mail marketing, etc.

 

Interações

Analise a quantidade e a qualidade das interações geradas durante o seu evento. Quantas mensagens foram enviadas no chat? Quantas perguntas sobre seus serviços? E nas redes sociais? Qualifique de acordo com cada plataforma (Instagram, Facebook, LinkedIn), assim você saberá onde focar nas próximas transmissões ao vivo.

 

Impacto – Taxa de conversão

Eventos online são vitrines exclusivas para gerar conversões, atribuir credibilidade a sua marca e ainda agregar conhecimento e valor acerca do seu produto ou serviço. Mas será que suas ações geraram conversões reais? Qual o impacto que esse evento gerou no público? Avalie a efetividade das ações calculando as taxas de conversão.

 

Analise da plataforma de transmissão

Antes de transmitir um evento online é importante saber onde seu público está. Será que a maioria prefere uma plataforma webinar? Ou gostam mais do zoom? Será que preferem assistir via redes sociais com uma Live nos instagram ou no YouTube? Avalie, o foco é sua audiência e você precisa estar onde eles estão. Se o número de acessos foi baixo e você já desconsiderou outras métricas, volte a avaliar o formato da plataforma escolhida.

 

Essas são algumas métricas importantes para avaliar estrategicamente o resultado do seu evento online, mas existem muitas outras. Mas e se o seu evento não tem o propósito de gerar vendas? Como avaliar esse resultado?

 

E quando o foco do evento online não é conversão em vendas? Quais métricas utilizar?

É possível avaliar métricas quando não há uma proposta de conversão tangível durante o evento, nesse caso, o foco é direcionado a demonstração e exposição da marca ou do conteúdo. Mas como avaliar?

– Tempo de permanência durante a transmissão do evento;

– Cliques para download do conteúdo do evento;

– Interações com a marca via chat ou redes sociais;

– Quantidade de questionários respondidos.

 

Como aumentar o ROI de um evento online?

Depois de entender o que é, como calcular e os tipos de métricas para avaliar o desempenho de um evento online, que tal entender como aumentar o ROI de um evento online?

É importante investir tempo em planejamento e estratégica, e ficar atento a algumas questões para conseguir aumentar o seu ROI, anota aí:

– Aumente seu investimento em comunicação;

– Atraia mais patrocinadores e parceiros para o seu evento online;

– Traga atrações interessante para o seu público;

– Ofereça experiências diferenciadas.

 

E aí, gostou desse conteúdo? Aprendeu a calcular o ROI de um evento online? Que tal compartilhar nas redes sociais?

 

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