Eventos híbridos: já ouviu falar deles?

30/abr

Eventos híbridos – Definição: 

 

Na língua portuguesa, a definição da palavra híbrido tem a ver com a junção de dois fenômenos distintos, que juntos formam um novo elemento mesmo com distinções entre si. E no conceito de marketing, a definição de eventos híbridos está relacionada a junção de dois opostos, eventos presenciais aliados a eventos online e/ou eventos digitais ou eventos virtuais.

 

Mas o que é um evento híbrido?

 

Essa definição ainda gera muitas dúvidas e divergências para profissionais e empresas que buscam pelo serviço. Há quem afirme que eventos híbridos acontecem quando algumas sessões são gravadas ou transmitidas e outras são realizadas ao vivo. Em oposição, existem os profissionais que afirmam que eventos híbridos só acontecem quando há a junção de um evento online com recursos digitais aliado a tecnologias complementares ao evento presencial.

 

Realizar a junção do virtual com o presencial consegue atrair esse público que está cada vez mais conectado. Além de possibilitar utilizar a imagem da sua empresa para transmitir credibilidade e gerar encantamento no público, mexendo com todos os sentidos dos participantes.

 

Quais sentidos um evento híbrido é capaz de aguçar no público? 

 

Existem 3 tipos de pessoas. As que são auditivas, visuais e as cinestésicas. Lembrando que uma pessoa pode absorver conteúdo com mais de um sentido, portanto os eventos híbridos conseguem mexer com todas elas, diferente de um evento presencial que consegue ser apenas visual.

 

Visuais – Pessoas que entendem informações quando visualizam imagens, gráficos, linguagem corporal, diagramas, slides. Conhecidos também por terem memória fotográfica.

 

Auditivo – Áudios, vídeos, Podcasts e músicas. Esse perfil de cliente é um gravador humano. Se relaciona com recursos de sonorização e capta melhor as mensagens quando são expostas dessa forma.

 

Cinestésicos. Esse cliente é bem exigente e se enquadra bem nos eventos híbridos, já que ele aprende sempre melhor na prática; não basta apenas ler e ouvir, ele precisa “testar”, e está sempre em movimento. É ideal para experiências como óculos virtuais e recursos tecnológicos.

 

 

Por que os eventos híbridos têm resultados melhores que os eventos presenciais?

 

A tecnologia vem modificando completamente a forma como trabalhamos, nos comunicamos e fazemos negócios, e isso inclui a transformação de um mercado muito importante para todos os setores, o mercado de eventos. Imagine que anualmente eventos potencializam vendas em todos os segmentos, além de abrirem portas para novos negócios, apresentarem novos produtos, possibilitarem Networking e ajudarem a disseminar novidades e conteúdos exclusivos.

 

Mas será que tudo isso só pode ser realizado de forma presencial? Essa é a pergunta de muitos profissionais, até onde a tecnologia pode ir? A transformação digital dos eventos já é uma realidade e vem acelerando nos últimos anos, principalmente com a demanda do próprio público que está cada vez mais conectado e digital. Neste processo de transformação, as empresas se veem diante de um dilema em relação ao formato dos eventos do futuro: eventos híbridos podem ter o mesmo resultado de eventos presenciais?

 

E a resposta é: com certeza!

 

A conclusão é simples. A junção de todos esses recursos digitais auxiliam no fechamento de novos negócios, já que o cliente se sentirá atraído pela marca.

 

Imagine sair da sua casa para assistir uma palestra de duas horas com pessoas falando sem apoio de nenhum material digital? cansativo né? Agora pense na mesma situação onde é possível interagir com elementos digitais, interagir com a marca e conseguir imergir realmente nesse conteúdo. É uma experiência completa!

 

O que ontem parecia o futuro, hoje é realidade, e vem transformando o mercado de eventos. Inovar com novas tecnologias tem sido fundamental e uma prioridade para empresas que precisa driblar a crise e progredir em meio a um cenário tão divergente.

 

Mas será que um evento híbrido pode ser lucrativo?

 

Imagine que você tem uma empresa. E que para um grande evento acontecer, sua empresa precisaria pagar custos com viagens, hospedagens em hotéis, alimentação, locomoção de palestrantes entre outros; e além disso ainda teria que arcar com toda a infraestrutura desse grande evento: espaço, funcionários, assessorias, marketing, grandes estruturas… os gastos são realmente exorbitantes, né?

 

Isso pode ser resolvido se o evento for realizado através de aplicativos como Zoom, Skype , Hangout, por exemplo, diminuindo significativamente os custos que teria caso o evento fosse realizado de forma presencial. Além disso seria possível adicionar recursos tecnológicos em seus eventos híbridos, causando alcance, engajamento.

 

 

Quais os benefícios de um evento híbrido?

 

 Sensação de estar em casa:

Um evento assistido através do conforto da sua casa desmistifica a ideia de perfeição dos grandes eventos, trazendo uma sensação de proximidade com o conteúdo e informalidade. A linguagem digital é sempre mais leve e descontraída, e gera muita empatia pelo público.

 

Acessibilidade – Alcançar o participante que não pode estar no evento presencialmente. Independente do motivo (recursos ou tempo disponível), o evento digital permite que ele possa participar do evento à distância.

 

Cobertura geográfica do evento – o evento não tem restrições geográficas de alcance. Para participar, basta apenas a permissão de acesso, equipamento (computador ou Smartphone) e banda larga.

 

 

Acesso imediato – após a gravação, o conteúdo total ou parcial do evento digital pode ser disponibilizado on demand ou gratuitamente.

 

Evento mais sustentável – O digital tem impacto em todos os tripés da sustentabilidade. No econômico e ambiental, por evitar os deslocamentos, e os resíduos ambientais e emissão de carbono que o presencial tem. No tripé social, oferece capacitação e conhecimento, além de certo grau de Networking e engajamento com os demais stakeholders.

 

Melhor custo x benefício – tem custo que tende a zero em várias despesas, como viagens (transporte, alimentação e hospedagem) dos participantes e palestrantes, venue (local onde é realizado), decoração, cenografia, alimentos e bebidas (coffee-breaks, almoço, jantar, etc.), audiovisual, recursos humanos (recepcionistas e seguranças e montadoras, entre outros fornecedores indispensáveis para o evento presencial acontecer

 

 

Como fazer eventos híbridos? 5 dicas para ter eventos híbridos de sucesso   

 

  1. Contrate uma plataforma de confiança.
  2. Caso seu evento tenha uma grande dimensão, contrate uma empresa de Streaming para realizar a gestão da sua transmissão.
  3. Pesquise recursos tecnológicos diferenciados (Óculo VR, gamificação, transmissão 360°)
  4. Tenha uma infraestrutura adequada (espaço, câmera, som e iluminação de qualidade)
  5. Convide palestrantes de outros estados ou países. A imersão deve ser completa.

 

Já está convencido que eventos híbridos são a solução ideal para empresas?

Lembre-se, seus cliente são cada vez mais digitais. Apostar em soluções tecnológicas, além de reduzir custos e simplificar projetos, pode ajudar a construir uma imagem de credibilidade e desenvolver um novo tipo de relacionamento com o seu público.

Além de ser uma tendência esse formato de evento representa uma oportunidade de ampliar o alcance da sua mensagem, obter informações valiosas sobre os participantes, e obter um ótimo mailing do seu público-alvo pós transmissão.

 

Faça seu evento híbrido com especialistas. Converse agora com um consultor e comece a ter resultados