Lives

Lives: Instagram lança ferramenta para ajudar a faturar com Lives no IGTV

“Lives agora podem ajudar usuários do instagram a ganharem dinheiro com novo recurso. Por enquanto em testes apenas nos EUA, ferramenta permitirá que fãs paguem de US$ 1 a US$ 5 para terem comentário ‘com destaque’ em transmissão ao vivo; funcionalidade de monetização em Lives chegará ao Brasil em breve, diz Instagram”.

Na última quarta-feira (27),  o instagram anunciou uma nova funcionalidade que vai ajudar os criadores de conteúdo a faturarem com Lives no IGTV. Ainda em testes nos Estados Unidos com um pequeno grupo de creators, a nova ferramenta chamada “Badges” permitirá que seguidores paguem por comentários destacados em Lives, e começará a exibir anúncios de até 15 segundos dentro das transmissões que poderão ser ignorados por usuário deslizando a tela para esquerda (mesmo movimento de passar Stories).

Segundo o diretor de parcerias do Instagram para a América Latina, Gonzalo Arauz a iniciativa busca ajudar os criadores de conteúdo a monetizar com seu trabalho ao mesmo tempo em que oferece serviços e produtores de qualidade para os usuários na produção das Lives:

“Os criadores de conteúdo estão dentro de suas casas e têm cobrado formas sobre como podem continuar produzindo conteúdo para entreter as pessoas no período de isolamento social, por conta da pandemia do Coronavírus. Tivemos um aumento de 70% nas visualizações de Lives entre fevereiro e março. Por enquanto, a funcionalidade ficará disponível apenas no EUA, mas a previsão é de que “ela chegue daqui a pouco na América Latina e fique disponível no Brasil”

A partir de agora, os influenciadores americanos que iniciarem uma Live poderão vender as Badges (medalhas ou distintivos, em português) – a ferramenta só estará disponível para contas que forem cadastradas como “criadores de conteúdo” ou “negócios”. Elas terão três valores diferentes – US$ 1, US$ 2 e US$ 5 – e darão ao público a chance de aparecer para o criador de conteúdo, como se fosse um ‘fã de carteirinha’. A ideia não é exatamente nova: já é usada há alguns por serviços que fazem transmissões ao vivo, como o YouTube e site especializado em games Twitch, da Amazon.

instagram lança monetização

Os valores poderão ser pagos com Apple Pay e Google Pay, além de ferramentas de pagamento do Facebook, como o Facebook Payments, onde ele estiver disponível.

Os usuários poderão fazer a aquisição dos Badges durante as Lives por meio de um botão de “Comprar”, que será exibido no cantor inferior da tela. É possível comprar um, dois ou três corações, ao preço de US$ 0,99, US$ 1,99 ou US$ 4,99, respectivamente.

O pagamento também desbloqueará outros recursos, como o posicionamento na lista de fãs com Badges, além de um coração especial para distribuir na transmissão.

Segundo o executivo, o Instagram não vai cobrar comissão sobre a venda dos distintivos durante a fase de testes. “Vamos explorar essa possibilidade (de cobrar) para o futuro, mas não agora, durante a fase de testes”, diz o executivo. Também não há previsão sobre os valores para o Brasil, quando a funcionalidade for testada por aqui.

Durante a entrevista, Arauz afirmou ainda que a empresa estuda criar outras formas de monetização direta para os criadores de conteúdo. Até a implementação das Badges, um influenciador só conseguiria faturar no Instagram fazendo um acordo direto com as marcas – formato que se tornou tão popular que a empresa teve de desenvolver uma funcionalidade para mostrar que uma determinada publicação era uma “parceria paga”.

Nos EUA, Instagram testa dividir receita de anúncios do IGTV. Uma dessas possibilidades de fazer os criadores de conteúdo ganharem dinheiro dentro da plataforma também foi anunciada. A empresa afirma que vai passar a dividir com os influenciadores uma parte do que fatura com anúncios dentro de Lives e transmissões no IGTV, criado pela empresa em 2018.

Diferente do YouTube, o Instagram nunca teve um sistema para dividir verba de publicidade com influenciadores da rede, e esse recurso pode modificar a forma de utilizadores assíduos do Youtube testarem o Instagram como ferramenta de monetização em Lives.

Num primeiro momento, os criadores receberão 100% do que for arrecadado, mas o Instagram deve explorar formas de compartilhamento de receita no futuro.

Com imagens na vertical, a área do aplicativo permite a publicação de vídeos mais longos do que um minuto e tentou rivalizar com o YouTube, mas não decolou. Por enquanto, a divisão dos ganhos acontecerá apenas nos EUA e não tem previsão de chegar ao Brasil.

Confira o vídeo que mostra como os anúncios serão exibidos nas Lives do IGTV:

Pensando em fazer uma Live profissional ? Fale conosco