Eventos online: a transformação digital e os efeitos do “novo normal” no setor de eventos

26/maio

Em 2019, antes de toda crise econômica, política e de saúde, e antes mesmo de sequer imaginarmos que poderíamos passar por um momento tão extenso de quarentena efetivado por uma pandemia mundial, algumas pesquisas realizadas com profissionais do setor de eventos já apontavam um aumento significativo pela procura de Eventos Online, eventos híbridos ou eventos virtuais.

 

76% dos entrevistados já apontavam que o formato digital de eventos seria realmente o mais utilizado no futuro. O que ninguém sabia é que esse futuro chegaria “tão rápido”.

 

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Com o isolamento social obrigatório e as atividades online e à distância se tornando parte do dia-a-dia de todas as pessoas, o formato online obteve um crescimento exponencial, se tornando atualmente a única forma de comunicação possível entre empresas, profissionais, clientes e fornecedores.
Desta forma, o setor de eventos se viu optando pela única saída lógica, coerente, rentável e eficiente nesse momento: “a utilização integral do formato de Eventos Online” para continuar realizando assiduamente projetos, eventos, feiras e conferências anuais.

 

Essa mudança abrupta fez a transformação digital ocorrer de forma ainda mais acelerada, tornando os Eventos Online um movimento de fluxo unilateral, unindo empresas de todos os setores e tamanhos em busca de uma comunicação diferenciada no formato digital para continuarem existindo.

 

Pesquisas recentes apontam que essa revolução digital dos eventos não irá recuar, após a minimização dos efeitos de contágio do Coronavírus, os eventos online e os eventos híbridos continuarão em evidência, se tornando cada vez mais parte desse “ novo normal” da sociedade, dos negócios e no setor de eventos.

 

Antes da pandemia, muitas empresas jamais haviam tido contato ou pensando em realizar Eventos Online e precisaram  aderir o formato “da noite para o dia”. Têm sido um processo de aprendizado contínuo, e a maioria dos “novatos” em transmissões ao vivo ou em eventos digitais não possuem a expertise ou a experiência necessária para migrarem para o formato digital.

 

Mesmo sendo considerado o “novo normal”, as empresas e produtores de eventos vem se habituando, e estão em um processo continuo de conhecimento, teste e também de resultados positivos.

 

Existem ainda muitos profissionais veteranos que possuem uma grande resistência quando a flexibilização dos eventos online e optam por não investir no nesse formato.

 

Mas porque há tanta resistência aos Eventos Online?

 

Ultimamente essa tem sido uma questão muito levantada e abordada no segmento de eventos. Os eventos presenciais são melhores do que os Eventos Online? Será que os eventos online realmente substituirão os eventos presenciais daqui pra frente? Porque mesmo em um momento de quarentena algumas empresas e produtores de eventos ainda resistem ao formato digital?

 

Se pararmos para fazer uma breve análise, os eventos digitais NÃO são uma novidade. Eles já existiam há alguns anos, porém, o setor de eventos ainda não havia integrado a ideia do digital ao segmento e uma grande parcela das empresas ainda via com certo preconceito a inserção total do formato no seu dia-a-dia.

 

Os receios em relação a produção dos eventos online são baseados em alguns medos e anseios, como:

Minimização do público presencial

– Falta de geração de Networking

– Ausência de conexões

– Desumanização do evento (ausência do olho no olho, aperto de mãos)

 

Como seres humanos, realmente estamos fadados a criar conexões uns com os outros. Por sua vez, esse senso de comunidade é mais percebido em eventos presenciais, onde as pessoas estão inclinadas a fazer contatos espontâneos.

 

Em contrapartida os eventos presenciais exigem um esforço imensurável por parte dos organizadores. Iniciando pelo investimento sempre exorbitante em infraestrutura, mão de obra qualificada, tecnologia, e a exigência de que os participantes se desloquem de outros locais para estarem presentes no ambiente do evento no dia e na hora marcada.

 

Os Eventos Online ou eventos híbridos obtiveram uma grande ascensão devido ao período de quarentena, e muitas empresas e organizadores de eventos puderam observar na prática o poder e os resultados reais dos Eventos Online.

 

Mas quais as vantagens dos Eventos Online? E porque eles são considerados “o novo normal”

 

Os benefícios e vantagens dos Eventos Online são muitos. Além dos já citados aqui como a redução de custos com infraestrutura e mão de obra qualificada, eles ainda possuem um alcance muito maior de público, além de uma flexibilidade invejável e um poder de interação potente.

 

5 VANTAGENS DOS EVENTOS ONLINE 

 

 Potencialização da audiência: Milhões de pessoas podem se interessar pelo assunto do seu evento, mas apenas centenas delas podem de fato comparecer. A transmissão online possibilita que todos tenham acesso ao conteúdo de forma ilimitada, gerando valor ao evento e potencializando os resultados no quesito engajamento.

 

Geração de interações: O público online não precisa se limitar assistindo todo evento de forma passiva. Hoje é possível disponibilizar recursos para que esses usuários interajam em tempo real, troquem informações, esclareçam dúvidas e compartilhem um feedback instantâneo.

 

Credibilidade: Empresas que estão conectadas as novas tecnologias são sempre muito bem vistas pelo público e pelo mercado. Utilizar o Streaming como ferramenta de facilitação, pode não apenas resultar na ascensão do evento como gerar uma imagem de credibilidade e referência da sua marca.

 

Aumento na receita de vendas pós-evento:  Além de conseguir triplicar a audiência de um evento através do Streaming, também é possível gerar leads extremamente qualificados gerando um link de inscrição e cadastro para acesso à transmissão. Com esse formulário em mãos é possível coletar dados fundamentais para realizar uma venda “fundo de funil”. As taxas de conversão desse tipo estratégia são altíssimas.

 

Monetização online: Grandes eventos geralmente cobram pelos ingressos para que o público acesse o espaço e interaja com atrações diferenciadas. Pensando nisso, o público presencial também pode ser taxado com valores diferenciados. Uma outra opção é estimular a venda de produtos online com descontos e potencializar a receita do evento.

 

O formato de Eventos Online tem modificado a forma de olhar para o setor de eventos e a forma de comunicação e interação humana.

 

Após milhares de empresas realizarem o seu primeiro evento online no período de quarentena, muitos se surpreenderam com o alcance, engajamento e o retorno que obtiveram, e agora, grande parte desses novos usuários se perguntam:

 

Mais quais os efeitos do “novo normal”  (Eventos Online) para o setor de eventos? 

 

Quando falamos de um “novo normal” é porque muito tem se falado sobre o futuro pós-pandemia. Especialistas de diversos segmentos enfatizam que o mundo não voltará mais a ser como antes. Hábitos, consumo, interação e valores foram modificados, e a sociedade como um todo têm passado por uma reestruturação social.

 

O perfil pós-pandemia tem sido traçado como funcional. Após milhares de empresas sofrerem financeiramente com a crise, os custos serão adequados com ações de baixo investimento e a perspectiva de altos resultados. Além da aposta em baixos riscos, equipes reduzidas de alta performance e utilização de formatos digitais para geração de vendas.

 

As empresas agora buscam um investimento menor e um desempenho funcional. O alto investimento em grandes estruturas e milhões gastos em um único evento vem sendo reavaliados pelo setor. A ideia é conectar, impactar e gerar experiências com muito menos. E isso os eventos online têm mostrado que conseguem fazer obtendo resultados iguais ou melhores que os eventos presenciais.

 

Ao vivo ou virtualmente, estamos lidando 100% com pessoas. E algumas regras e ideias se aplicam tanto no campo presencial como no virtual, como possibilitar ao público uma experiência de aprendizagem, um conteúdo relevante, criar espaços de interação e conexão, e fazer com que aquele evento seja um marco importante na vida daquela pessoa. A experiência direcionada precisa impressionar.

 

Agora que estamos todos em casa, e as fronteiras entre nossas vidas pessoais e profissionais estão ficando “encurtadas”, a ideia de apostar no digital pode potencializar os seus resultados.

 

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