Produzir um evento online

Adeus presencial: 8 vantagens em produzir um evento online

Será que vale a pena produzir um evento online?

Antes da pandemia, milhares de empresas planejaram seus eventos nos mínimos detalhes. Foram muitas horas investidas em estudo de orçamento, planejamento, plano de marketing, infraestrutura, parcerias e muito mais. Até uma crise inimaginável e sem precedentes aparecer.

No início muitas empresas não sabiam como direcionar seus projetos nesse novo cenário, e a gestão de crise foi evidenciada. Se pararmos para pensar, lidar com crises e possíveis imprevistos é parte do dia a dia de quem produz e gerencia eventos, quanto mais experientes, mais aptos os produtores e profissionais do segmento estão para solucionar possíveis problemas. Porém, em um cenário totalmente novo e inexplorado, muitos ficaram receosos com a única opção viável do momento: produzir um evento online.

Apesar do receio e do clima sensível diante da pandemia, o objetivo de quem trabalha com eventos permaneceu o mesmo: impactar clientes, gerar conexões, fazer Networking e criar experiências. Apesar de muitos precisarem de um “empurrão” para começar a integrar o digital no seu dia a dia, o resultado final ao produzir um evento online foi muito além do esperado, conseguindo manter vivo negócios e empresas, e ainda conquistar um espaço único no nicho.

Porque produzir um evento online? 8 vantagens do formato digital

eventos online

1.Redução de custos:

geralmente os custos com eventos presenciais são exorbitantes. Há um grande investimento em infraestrutura, mão de obra direta e indireta, tecnologia, segurança e dezenas de outros detalhes que somados, tornam o evento um produto de alto investimento. Ao produzir um evento online, obviamente você também terá despesas com plataforma e profissionais, porém, em um comparativo, o valor se torna infinitamente mais acessível. Produzir um evento online ainda pode ser lucrativo com a venda de acessos online e a possibilidade de obter um mailing muito segmentado para um possível trabalho de conversão.

2.Maior alcance de público qualificado:

Produzir um evento online torna o alcance muito maior. Afinal, é possível integrar milhares de pessoas de cidades, estados e países diferentes. de forma simultânea conectados a sua transmissão ao vivo. Essa parte do público que sempre fica “de fora” do evento, seja por barreira de distância ou tempo na agenda, agora consegue se conectar ao evento independente desses empecilhos, tornando o seu evento escalável e muito qualificado.

3.Disponibilidade infinita:

Vai me dizer que nunca viu um evento ser cancelado por motivos de “força maior”, como chuvas, alagamentos, problemas com infraestrutura, entre outros?  Ao produzir um evento online esses problemas são automaticamente descartados. Afinal, ninguém vai precisar se indispor a essas eventualidades para participar do seu evento. Além de ser muito mais vantajoso, o formato online ainda integra a possibilidade do seu evento ser gravado e disponibilizado durante qualquer período do ano.

4.Extensões, conexões e possibilidade:

Ao produzir um evento online, você contará com infinitas possibilidades de extensão, já que o seu conteúdo pode ser desmembrado e transmitido em partes por um período de tempo. Diferente do evento presencial, que acontecerá em uma determinada data e apenas nela. Esse tipo de ideia trás ao público uma nova experiência de imersão, mantendo-os conectado ao seu negócio por um tempo muito maior,  aumentando as possibilidades de relacionamento com esses participantes.

5.Obtenção e estratégia de dados:

Produtores de eventos online contam com a possibilidade de obter e trabalhar com dados qualificados dos participantes, e saem na frente dos eventos presenciais no quesito inteligência de dados. Como todo evento acontece de forma virtual, é possível obter informações importantes como o perfil demográfico do público: “idade, gênero, local, gostos e interesses”.  Após a realização do evento é possível trabalhar com esses dados e automatizar mensagens de acordo com a preferência de cada participante, vender cursos, produtos e  monetizar o seu evento através dessa estratégia.

6. Praticidade e flexibilidade:

Oferecer praticidade e flexibilidade ao público é um fator determinante para o evento online ser um grande sucesso. Isso porque é possível acompanhar todos os momentos do evento no conforto de suas casas ou escritórios, interagir, realizar conexões e absorver as mesmas informações de um evento presencial, além de reduzir os custos dos próprios participantes com deslocamentos e hospedagens. Flexibilizar o tempo das pessoas é um grande acerto no mundo dos eventos.

7. Identificação da sua empresa como uma marca inovadora e imersa ao digital:

O mundo já mudou! Hoje milhares de pessoas respiram tecnologia e utilizam ao máximo novas ferramentas para alavancar seus negócios e gerar receita. Empresas inovadoras e que emergem no mundo digital têm sido vistas de forma diferenciada por esse público, atribuindo credibilidade e confiança na marca, além de causar grande identificação e uma diferenciação de outras empresas no mesmo nicho.

8.Proporciona mais Interação e engajamento com pessoas e perfis distintos:

Engana-se quem imagina que o evento presencial gera mais engajamento e interação. Através dos eventos online, as pessoas se sentem muito mais confortáveis para comentar, fazer perguntas através do chat, e se sentem mais próximas dos palestrantes. Além disso, existe a possibilidade de conversar com outros participantes e criar novas conexões de negócios. Coisa que presencialmente talvez não fosse possível, já que o evento presencial não teria o mesmo alcance e o mesmo número de pessoas envolvidas, e aquele contato chave de um outro estado nem estaria ali.

Agora que você já conhece as vatangens em produzir um evento online, que tal providenciar o seu?

Clique aqui e fale conosco agora mesmo.