Como fazer Live no Facebook

Como fazer Live no Facebook? Dicas de transmissão ao vivo

Recentemente, falamos aqui em nosso blog sobre o poder do formato de vídeo no marketing digital e também sobre como fazer Lives no Youtube. Hoje vamos falar um pouco sobre algo similar, mas em outra plataforma famosa e muito utilizada. Nos próximos minutos você descobrirá Como fazer Live no Facebook e como esse formato poderá ajuda-lo a se relacionar melhor com o seu público por meio das transmissões ao vivo utilizando o recurso Facebook Live.

 

É muito provável que você já tenha se deparado com uma boa Live no Facebook em alguma página e tenha se perguntando:” Mas como fazem isso”?  Como fazer Live no Facebook? Olha, não é nenhuma mágica, e é um recurso que está disponível praticamente para todos. O grande segredo é, Como fazer Live no Facebook de uma forma que você consiga um bom alcance, constância e engajamento.

 

Bóra lá aprender tudo sobre isso?

 

 

Como fazer Live no Facebook e o que é esse “Facebook Live”?

 

Se você tem uma página de perfil no Facebook e possui algum dispositivo que acesse a internet como um computador, celular ou tablet, você já está dentro do grupo que pode começar as fazer Lives e transmitir ao vivo conteúdos sensacionais no Facebook.

 

Os anos passam, e o Facebook ainda é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e a chance de alguém não ter um perfil lá é quase remota, sabia? Com o “boom” dos vídeos e Lives, esse recurso do Facebook ganhou muita força e vem ajudando bastante gente a criar Lives, Webinar, Videoaulas, promoções de marketing digital, apresentações e outras inúmeras outras possibilidades.

 

É muito gostoso compartilhar informações em tempo real com seguidores, apresentar novas ideias e novos conteúdos. Mas é preciso saber como fazer isso da maneira correta, ou você poderá comprometer todo seu trabalho e sua imagem online se não souber exatamente Como fazer Live no Facebook.

 

Imagine a seguinte situação: Você se pergunta, como fazer Live no Facebook? Ah, vou transmitir aqui de qualquer jeito, meus seguidores “vão amar”. E não é bem assim, seus seguidores estão esperando que seu conteúdo seja relevante, com qualidade de som e imagem, que não fique travando toda hora e que ofereça uma boa experiência de consumo.

 

Além disso ao se questionar como fazer Live no Facebook, tenho certeza que dentro dessa pergunta você carrega consigo algumas esperanças, como conseguir novas oportunidades, obter um bom alcance orgânico, alcançar mais pessoas, entre outras mil possibilidades.

 

Você não quer perder a chance de aumentar o alcance da sua página apenas por cometer algum errinho bobo por simplesmente não saber todos os passos de como Live no Facebook, certo? Imagine perder ótimas oportunidades e ainda prejudicar a experiência do usuário? Que pesadelo! Mas estamos aqui pra isso, vamos acabar de vez com esse problema. Hoje você vai entender Como fazer Live no Facebook e conferir dicas legais pra ter sucesso em sua transmissão ao vivo.

 

Como fazer Live no Facebook? Passo-a-passo completo para transmissões ao vivo no Facebook

 

Você sabia que a própria plataforma do Facebook divulgou que fazer Lives gera “três” vezes mais engajamento do que vídeos comuns? E a parte interessante é que você pode criar e transmitir sem sair de casa. Em tempos de quarentena, é uma boa né?

 

Mas vamos botar a mão na massa.

 

Configurações iniciais de Streaming para ativar o Facebook Live – *Passo a passo* 

 

  1. Vá para https://www.facebook.com/live/create.
  2. Clique em Criar transmissão ao vivo.
  3. Escolha onde deseja publicar sua transmissão ao vivo.
  4. Selecione Ativar chave de stream persistente, se desejar que sua chave de stream seja permanente. Se a opção não estiver selecionada, você não poderá usar esta chave de stream novamente depois do final do stream.
  5. Copie e cole a URL do servidor e a chave de stream ou chave de stream persistente nas configurações do seu software de Streaming e inicie o stream de vídeo do seu codificador. Será mostrada uma tela de prévia.
  6. Escreva uma descrição, o Título e a tag Videogame.
  7. Clique em Transmitir ao vivoou Programação.

 

Público

Durante sua transmissão ao vivo, as pessoas poderão reagir e comentar. Você pode escrever respostas para os comentários ou respondê-los na sua transmissão. Se você estiver realizando o streaming ao vivo na sua Linha do Tempo, poderá escolher o público. Quando você terminar sua transmissão ao vivo, ela permanecerá onde você compartilhou como uma publicação de vídeo.

 

Chave de stream e chave de stream persistente

Não compartilhe sua chave de stream ou chave de stream persistente. Qualquer pessoa com acesso às informações da sua chave de stream poderá realizar stream de vídeo na sua publicação. Você não poderá usar uma chave de stream novamente depois do encerramento do seu stream ao vivo. Uma chave de stream persistente, que é criada selecionando Ativar chave de stream persistente durante a criação de um stream ao vivo, é permanente e pode ser usada novamente depois do encerramento de um stream ao vivo. Lembre-se de que só é possível transmitir um vídeo ao vivo de cada vez com sua chave de stream persistente.

 

Transmissão ao vivo incorporada

Você pode incorporar sua transmissão ao vivo em um site. Clique em  no canto inferior direito para receber um código html que você poderá copiar e colar no seu site.

 

 Como fazer Live no Facebook através de cada dispositivo? 

 

 Live no Facebook através do seu celular

 

Como fazer Live no Facebook

  1. abra o APP do Facebook no seu celular;
  2. vá ao perfil ou Fan Page;
  3. no espaço de atualização de status, escolha “Vídeo ao vivo”;
  4. faça os ajustes necessários para começar. Se for sua primeira live, você terá que permitir o acesso da câmera e microfone;
  5. escolha o grau de privacidade da transmissão. Você pode deixá-la pública, para todos assistirem, ou acessível para um grupo específico;
  6. insira o título da live e defina se quer usar a câmera traseira ou frontal do aparelho;
  7. com os ajustes feitos, clique no botão “Transmitir ao vivo”. A partir daqui todos os seguidores serão notificados de que você está ao vivo;
  8. você pode aplicar filtros durante a transmissão, ao clicar no símbolo de uma “canetinha”;
  9. também consegue convidar amigos ao clicar no ícone do boneco;
  10. é possível ler os comentários dos seguidores e respondê-los ao vivo;
  11. quando for finalizar a live, clique no botão “Concluir”;
  12. se você quiser postar o vídeo após finalizá-lo, é possível clicar em “Publicar” e ele ficará salvo na página;
  13. já se desejar excluir, clique em “Excluir”.

 

 

Como fazer Live no Facebook através do computador

 

 

Como fazer Live no Facebook

 

1.Acesse a área de atualização de status da Fan Page e escolha “Iniciar um vídeo ao vivo”

2.liberar o acesso do Facebook para seu microfone e câmera;

3. definir a Página em que você compartilhará a live;

4. inserir um texto que descreva o assunto da live;

5. clicar em “Iniciar transmissão ao vivo”; depois, é só começar sua live!

 

Ah, essas formas de fazer Lives são as mais básicas. Agora pra quem está procurando criar algo mais profissional, é interessante começar a pensar em Como fazer Live no Facebook através de codificação.

 

Para aqueles que tem um pouco de receio de mexer em um recurso tão avançado, a dica é contratar uma empresa de gestão de Lives.

 

Essas empresas geralmente fazem todo o trabalho “árduo” pra você, e os preços são acessíveis. É preciso apenas desenvolver o conteúdo, e o resto é com eles… ou melhor, com a gente, confere aqui.

 

Mas, se sua confiança tá “lá em cima” e acha que pode dar conta do recado sozinho, ai vão boas dicas para você arrasar.

 

Como fazer Live no Facebook com software de decodificação?

 

Usando o software de codificação, é possível, por exemplo, compartilhar a tela do computador com um convidado, usar mais de um microfone e até mesmo agendar a transmissão no Facebook.

Existem diversos softwares para isso, algumas gratuitas e outras bem carinhas por sinal, mas que garantem uma Live excepcional.

Digo e repito. Se quer algo profissional sem investir rios de dinheiro com equipamentos e profissionais externos, contrate uma empresa de gestão de Lives.

 

 

Agora, se você vai tentar fazer sozinho, é só seguir esses passos sobre o básico de uma transmissão ao vivo com decodificação.

 encoder

  1. acesse sua página no Facebook e selecione “Ferramentas de Publicação” no canto superior direito da página;
  2. selecione “Biblioteca de Vídeos” e, depois clique em “+ Ao Vivo”;
  3. você verá uma “chave de stream” gerada automaticamente pelo Facebook. Copie e cole-a no local indicado do software de codificação escolhido;
  4. essa chave tem validade de sete dias e, após a prévia, você tem até cinco horas para começar sua live. Caso precise de mais tempo, gere uma nova chave até cinco horas antes;
  5. o próximo passo é fazer os ajustes e configurações da live. Insira um título, uma descrição e os rótulos (palavras-chave) de identificação da transmissão. Faça isso e vá para o software de codificação. Lá, você verá uma prévia dessa imagem. Para iniciar a live, terá que clicar no botão de “Transmitir ao Vivo” do Facebook;
  6. se quiser agendar a live e deixar uma opção de lembrete para seus seguidores ativarem, clique em “Programar” e selecione o horário e dia de início da transmissão;

 

 

Dicas de como fazer Live no Facebook que prendam a atenção do seu público

 

Você já aprendeu passo a passo de como fazer sua transmissão ao vivo através do melhor dispositivo e formato para sua necessidade. Agora vamos complementar tudo isso com dicas para tornas essas Lives ainda mais excepcionais. Preparados(a)?

 

Acesse esse link e confira nosso conteúdo exclusivo com dicas e truques para conseguir uma boa relevância em suas Lives, independente da plataforma utilizada e ainda aumentar as vendas na sua empresa.

 

Nesse outro Link você pode conferir um conteúdo sobre como transformar o seu evento ou conteúdo em uma Live interativa de sucesso.

 

Agora não tem mais como errar né? Preparado(a) para se iniciar no universo das Lives?

 

Ah, e não se esqueça de deixar suas Lives sempre publicadas na página para que outros seguidores possam ver e não percam os conteúdo.

 

Ficou alguma dúvida? Pergunta pra gente! envie um e-mail para marketing@crosshost.com.br

 

 

Aproveite e navegue pelo Blog da Cross Host para conferir mais conteúdos interessantes.