Como transformar seu evento em uma Live interativa de sucesso?

02/jun

Com os milhares cancelamentos de eventos, reuniões, feiras, congressos e encontros presenciais, muitos estão buscando alternativas para minimizar os prejuízos efetivados pela pandemia; e as Lives corporativas chegaram para mostrar como o formato online pode ser poderoso quando utilizado estrategicamente. Já parou pra pensar em como transformar um evento presencial em uma Live interativa de sucesso?

 

Sabemos como é árdua a tarefa de organizar um evento por meses, e por algum motivo, ele não poder acontecer. Em um momento onde milhares de empresas estão em quarentena, cada vez mais nos deparamos com o cancelamento desses grandes eventos, ou até mesmo de eventos corporativos importantes como uma medida protetiva de segurança.

 

Nos últimos meses as empresas tem se deparado com alguns desafios importantes e estão sendo obrigados a repensar formatos e alternativas para continuar promovendo de forma assertiva sua marca, seus serviços e suas interações com potenciais clientes e fornecedores, a fim de evitar prejuízos financeiros.

 

Uma solução que grandes empresas aderiram ao seu fluxo de trabalho foi a transformação de um evento presencial em uma Live interativa.  Como sabemos, o formato Live Streaming se tornou uma grande tendência em 2020 onde conteúdos de vídeo ao vivo ganharam tração no marketing de conteúdo. As buscas por esse formato cresceram exponencialmente e tem faturado “bilhões” com uma expectativa de crescimento ainda maior.

 

Com um panorama tão positivo como esse, fica difícil escolher outra solução que não seja transformar um evento presencial em uma Live interativa de sucesso, né?

 

Para ajudar você a decidir, preparamos um conteúdo especial com dicas e sugestões para transformar seu evento presencial em uma Live interativa, e também abordamos o que seria necessário para transformar essa ideia em realidade.

 

Afinal, o que é uma Live Interativa?

 

Em tempos de quarentena é difícil achar alguém que ainda não tenha participado de uma Live. Mas será que você já participou de uma Live interativa?

 

Assim como em um seminário, ou em uma palestra presencial, é muito monótono ficar ouvindo passivamente um conteúdo por horas e horas né? Em determinado momento o espectador para de prestar atenção no que está sendo dito, e o celular, o colega ao lado ou qualquer outra distração passa a ser mais interessante que o evento.

 

Isso também se enquadra nas Lives, sabia? Consumir um conteúdo por horas a fim sem nenhum tipo de interação pode ser totalmente maçante.

 

Uma grande aposta tem sido na Live interativa. Com ela é possível se conectar ao público e gerenciar o conteúdo como um bate-papo, tornando o formato algo muito próximo do público e promovendo a atenção continua. Isso porque, a Live interativa convida o espectador a adentrar o espaço do conteúdo e os espaços de fala através de chats, participação remota, enquetes, votações e muitos outros recursos especiais. A Live interativa é a possibilidade de extensão presencial, onde virtualmente os participantes podem interagir ativamente na Live e modificar as designações do assunto conforme sua vontade, assim como em um evento presencial.

 

Mas como transformar um evento presencial em uma Live interativa de sucesso?

 

Ao optar pela transformação do seu evento em uma grande Live interativa, sua preocupação e atenção deve estar totalmente focada na sua audiência. É necessário ter uma boa estrutura para produção da Live interativa com um formato totalmente profissional, e se preocupar com pontos importantes como:

  • câmeras profissionais
  • equipamento de sonorização
  • microfones profissionais
  • equipamentos de iluminação
  • Encoder
  • Computadores de primeira linha
  • Internet estável e potente que comporte um alto fluxo de dados
  • cenário adequado
  • um apresentador dinâmico para conduzir a live e realizar as interações
  • um bom roteiro

 

e se necessário, uma empresa que realize o gerenciamento dessas Lives para que o resultado seja eficiente e para que tudo ocorra da forma mais segura possível. (clique aqui e conheça)

 

Para criar uma Live interativa, é importante estar focado em um ponto essencial. A INTERAÇÃO. Pode parecer redundante e clichê reforçar isso, mas muitas empresas acabam se preocupando mais em fazer a Live acontecer do que realizar uma Live interativa, e esse erro pode resultar em números potencialmente menores que o esperado e não ajuda a transformar um evento presencial em um evento online efetivo.

 

QUAIS RECURSOS USAR PARA FAZER UMA LIVE INTERATIVA?

 

  • CHAT INTERATIVO: Use e abuse do chat nas Lives. Ele é um dos recursos mais importantes para ouvir sua audiência. Treine o apresentador para conduzir a Live focado no propósito do público. Leia perguntas ao vivo, interaja com as questões e problemáticas levantadas pelo público. Faça uma imersão completa.

 

  • TRAGA CONVIDADOS ESPECIAIS INDICADOS PELA AUDIÊNCIA: antes de realizar a Live, pesquise. Entenda quem é a voz do seu público. Convide pessoas relevantes ao olhar da sua audiência para participar da Live. O público sentira que faz parte;

 

  • PARTICIPAÇÃO REMOTA DA AUDIÊNCIA: adapte os participantes ao evento online. Nem todos os participantes precisam estar in loco, e não importa onde estejam, precisarão apenas de uma conexão com a internet e uma webcam para participar. Convide alguns para realizar perguntas durante a transmissão da Live. Essa é uma ótima solução, até mesmo antes da quarentena, para evitar cancelamentos e adiamentos de eventos. O formato online é muito adaptável e potente.

 

 

  • CRIE ENQUETES: No inicio do seu evento com a Live, crie uma enquete sobre algum tema e disponibilize o link para que a audiência participe. No final da Live promova o resultado e gere uma discussão sobre o assunto.

 

  • FAÇA UMA VOTAÇÃO: Um recurso interessante é fazer uma votação para a “próxima Live”. Por exemplo, qual participante você quer VER aqui em nosso próximo evento online? Sugira nomes e deixe que sua audiência selecione.

 

  • REALIZE UM SORTEIO: assim como em um evento, é muito bacana realizar um sorteio para os convidados e também segura a audiência de uma forma inusitada. Pense em algum brinde do seu segmento que seja de interesse da audiência e promova esse sorteio no final da Live.

 

A Cross Host tem bons exemplos de grandes clientes que conseguiram um aumento significativo de alcance, e uma redução expressiva com custos. A maioria desses clientes se destacaram por planejarem muito bem o seu conteúdo e investirem no gerenciamento de suas Lives interativas.

 

Em todas essas Lives nossos clientes mantiveram essas dicas em comum, atrelado a uma produção adequada, transformando seus eventos em grandes Lives interativas de sucesso.

 

Quer conhecer esses cases? Entre em contato com nossa equipe e descubra como nossos clientes estão driblando a crise com Lives poderosas.

 

 

Se você não possui toda a estrutura necessária para construir uma Live interativa de sucesso, não se preocupe. Faça suas Lives com quem é referência no segmento de transmissões ao vivo, e veja seu evento triunfando no formato online, como sua marca e sua empresa merecem.

 

Quer sabe mais sobre essas soluções e como adaptá-las as suas necessidades?

 

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