Como fazer Live no Youtube

Como fazer Live no Youtube ? Dicas para transmissão ao vivo

Já parou para pensar em como fazer Live no youtube? Uma boa transmissão ao vivo pode ser o fator decisório para aumentar, engajar e entreter com qualidade sua audiência. Uma transmissão ao vivo bem executada pode ainda elevar a credibilidade da sua empresa, ou até mesmo ser um canal de conexões em tempos de pandemia, conectando diariamente pessoas a eventos, shows, festivais, aulas e diversos tipos de formatos e conteúdo.

O uso de Lives como estratégia de comunicação, tem sido fundamental para pessoas e empresas que necessitam de aproximação com o público, interação, e que tem a necessidade de continuar trazendo o mundo presencial para o universo online das Lives.

Antes de saber como fazer Live no Youtube, vamos entender um pouco como funciona essa potente plataforma mundial.

Segundo pesquisas realizada pela Cisco, até o final de 2021 o formato de vídeos e Lives será responsável por 82% de todo o tráfego da internet. A plataforma do Youtube é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o buscador Google.

Mensalmente o Youtube recebe cerca de 2 bilhões de usuários em todas as regiões do mundo de forma simultânea e consegue entregar cerca de 1 bilhão de horas em conteúdo, além de estar disponível em 80 idiomas diferentes e oferecer versões locais em mais de 100 países.

Cada visitante do Youtube gasta aproximadamente 11 minutos por dia no site, e visualiza cerca de 5 a 6 páginas por visita. 70% do conteúdo consumido no Youtube são determinados por seu algoritmo; Mais de 100 mil canais da plataforma registram receitas de 6 dígitos ou mais, crescendo cerca de 40% ao ano.

Segundo o Google, os usuários do Youtube passam 4 vezes mais tempo assistindo conteúdos ao vivo do que outros tipos de vídeos, e canais que tem investido em transmissões ao vivo pelo menos uma vez por semana tem obtido uma taxa de aumento de 40% de inscrições e incríveis 70 % de aumento no tempo total de exibição do canal.

Com essas métricas fica difícil não pensar em como fazer Live no Youtube, não é mesmo? Para ajudarmos você sua marca ou sua empresa nessa missão, separamos uma série de dicas de como fazer Live no youtube com segurança, credibilidade e sucesso.

Como fazer Live no Youtube de forma profissional? Dicas de transmissões ao vivo

Antes de conferir o passo-a-passo de como fazer Live no Youtube é interessante entender como funciona o recurso de transmissão ao vivo da plataforma.

Afinal, o que é o Youtube Live?

Youtube Live é um dos recursos da plataforma do youtube para reprodução de vídeos ao vivo. Em tempo real o conteúdo é transmitido para toda a audiência. É um recurso que está em uma extensa expansão. Muitos não sabem, mas existem dois tipos de opções de Lives no youtube, a Live simples e a Live Personalizada, entenda:

Youtube Live Simples (Clássica)

Para realizar uma Live simples, é necessário que o seu canal tenha pelo menos 1.000 inscritos no canal. Essas Lives são bem facilitadas pela própria plataforma e podem ser transmitidas através de notebooks, webcam, ou dispositivos móveis como Smartphones, tablets.

Você pode realiza-las através do botão “transmitir agora” do Youtube e a própria plataforma vai detectar e resolução e o frame para sua Live. Além disso, será necessário a criação de uma guia com uma descrição da Live, a categoria que ela se encontra, o horário, e o tipo qualidade.

Youtube Live Personalizada

Essa opção é um recurso bem mais profissional. Empresas, marcas e produtores de eventos optam sempre por esse tipo de live para obter um resultado de excelência. Também é possível contratar empresas de gerenciamento de Lives para organizar e realizar todos os processos antes da exibição.

O Streaming nesse caso é feito com um codificador, que possibilitam que seja capturado o conteúdo da área de trabalho, câmera, microfone e demais dispositivos necessários para toda sua audiência.

Para quem precisa de algo mais profissional, como transmissão de eventos, conteúdos corporativos, e necessitar usar hardware de áudio/vídeo externo, ou utilizar mais de uma câmera esse formato é o ideal. É possível configurar e gerenciar todos os processos como início da live, inclusão de frames, e demais recursos extras. Para fazer uma Live no Youtube é preciso também seguir a risca todas as diretrizes e regras da plataforma, do contrário, seu vídeo poderá ficar restrito, ser penalizado ou interrompido no momento da transmissão.

Mas como fazer Live no Youtube? 8 Dicas para criar Lives fantásticas e profissionais

 

1. Crie um canal e ative o recurso Live

Parece óbvio né? Mas para realizar uma transmissão ao vivo na plataforma do Youtube a sua conta precisa estar associada a um canal, e para isso basta fazer o login e criar um canal de forma instantânea.

Em caso de dúvidas sobre o processo, você pode se orientar através do próprio tutorial que o youtube disponibiliza, muito orientativo e de fácil compreensão. Além disso ative o recurso Live no seu canal para começar a fazer suas transmissões ao vivo. Acesse as ferramentas do Estúdio de Criação e clique na guia “Transmissão ao vivo” para ativar a função.

2. Escolha um tema

Se você parar para refletir, diariamente milhões de horas são visualizadas no Youtube em todo o mundo, a disputa é acirrada. Para não ficar para trás escolha um tema no qual você tenha afinidade e se aprofunde ainda mais. Sempre realize um planejamento do assunto selecionado. Estude seu público e conheça tudo sobre a temática escolhida.

Priorize assuntos que você tem certa familiaridade, assim a Live ocorrerá de forma muito natural e com uma grande identificação da audiência.

3.Faça um planejamento da sua Live

Por mais que você tenha um planejamento estruturado, imprevistos sempre podem acontecer. Portanto, pense em todos os detalhes e tenha saídas para qualquer tipo de problema durante a transmissão.

Defina antes o cenário, os equipamentos, e a iluminação. Selecione as melhores datas e horários para a transmissão de acordo com as preferências do seu público. Planejamento é fundamental! Pense em toda estrutura da sua Live e deixe tudo alinhado de forma estratégica para o dia da transmissão.

4.Elabore um roteiro para a sua Live

A grande diferença entre um vídeo qualquer e um vídeo incrível com certeza é o roteiro. Essa ferramenta é fundamental para que seu vídeo desenvolva o conteúdo proposto de forma efetiva, além de ajudar o apresentador a seguir corretamente o tempo, o assunto e a proposta oferecida.

Invista um tempo no roteiro. Vale a pena e pode fazer toda a diferença na sua Live.

5.Selecione os equipamentos certos para a Live

Para Lives profissionais e complexas indicamos sempre a contratação de uma empresa de gerenciamento de Lives com equipamentos profissionais para que tudo ocorra conforme o planejado. Mas se você está iniciando, é possível fazer sua Live com os equipamentos certos. Tente selecionar uma boa câmera, ela será fundamental para o sucesso da transmissão.

O microfone também é um item valioso, selecione um modelo que deixe seu áudio equalizado e sem ruídos. Invista também em uma boa iluminação, cenários mal iluminados podem borrar ou escurecer as imagens. Certifique-se também de trabalhar com um computador adequado e verifique sua conexão com a internet, qualquer falha na rede poderá interromper a sua transmissão.

6.Com o planejamento em dia, agora é preciso escolher entre as opções de transmissão no Youtube:

  • Transmitir agora: com esse formato, seu conteúdo irá começar instantaneamente em tempo real, mas não terá muitas opções de configuração. A própria plataforma do youtube vai fazer a adaptação da melhor resolução.
  • Webcam: Essa opção também é simples de ser utilizada e isenta o proprietário do canal de utilizar codificadores. É só ter uma webcam no notebook ou no computador e iniciar a transmissão. Lembrando que essa opção só é aceita para usuários do navegador Google Chrome.
  • Dispositivos móveis: Esse formato permite que Lives sejam executadas através do aplicativo do Youtube e transmitidas através de smartphones Android e IOS.
  • Eventos: É possível programar um evento no youtube e ter acesso a uma infinidade de configurações especiais, além de um estúdio de edição completo na própria plataforma. Essa opção também permite testar a qualidade da Live antes do início e realizar configurações adicionais para complementar ainda mais a transmissão ao vivo.

7.Tudo pronto para a transmissão? Agora é preciso se atentar ao processo da Live:

Utilize o bate-papo do YouTube para conversar com sua audiência

Gere interação entre o seu público deixando o bate papo aberto como uma extensão da sua transmissão. Isso pode aumentar significativamente o engajamento da Live.

Use os “cartões” no Youtube

Esse recurso está disponível na aba gestor de vídeos e no separador “cartões”; com essa funcionalidade ativada é possível postar sondagens, links para outros canais e informações interessantes para a sua Live.

8. A Live acabou? Siga essa instrução: 

Encerre a transmissão: Parece óbvio, mas se não fizer isso a Live continuará no ar por longas horas até ser finalizada ou interrompida. Assim que finalizar a live, basta clicar em “Encerrar transmissão” (se for por webcam), “Concluir” e “OK” (por dispositivos móveis) ou parar de enviar conteúdo do seu codificador, quando for feito por esse meio.

Lembrando que os vídeos com menos de 12 horas de transmissão são automaticamente arquivados, e você pode deixa-lo no modo privado ou inclui-lo em seu canal instantaneamente.

Ufa, conseguimos chegar ao final das dicas básicas de como fazer Live no Youtube. Mas ainda é preciso se aprofundar. Fazer Lives hoje em dia requer estrutura, planejamento e estratégia. Mas olha, não se cobre tanto. Tente começar e ir testando os recursos, ferramentas e formatos aos poucos. A prática levará à perfeição.

Por mais que você leia, estude e se aprofunde sobre Como fazer Live no Youtube  e sobre transmissões ao vivo, sempre existirá novos recursos, novas funcionalidade e novos métodos de execução. A dica é: não pare de aprender e não pare de se informar. Esse universo de transmissões ao vivo é ágil e veloz como a tecnologia, e nos surpreende diariamente com suas novidades.

Mas pegue leve! Não se cobre tanto. E se não der certo, você ainda pode contar com empresas de gerenciamento de Lives para te dar uma forcinha nesse início.

Que tal começar hoje?