Teleprompter

Teleprompter: o que é e como utilizar corretamente?

Se você chegou até aqui, é porque tem interesse em entender um pouco mais sobre a usabilidade do Teleprompter e compreender de forma mais técnica como utilizá-lo corretamente em vídeos e transmissões ao vivo. E para começar, que tal entender exatamente o que é esse equipamento?

 

O que é Teleprompter? E para que serve?

Também conhecido como TP, o Teleprompter é um equipamento construído para projetar textos em um monitor com a principal função de auxiliar apresentadores e profissionais que trabalham frente às câmeras a conduzirem suas falas de forma mais simples e dinâmica, sem depender unicamente da “memória humana”.

Esse equipamento pode ter sua estrutura acoplada a uma câmera de vídeo e é super simples de utilizado, precisando apenas de um operador de Teleprompter para ativar os comandos de texto em tempo real.

Os modelos mais antigos de TP utilizavam a famosa técnica do espelho, refletindo a imagem original com a escrita invertida, assim, quando era projetada no próprio Teleprompter as frases eram exibidas corretamente. Hoje em dia, os TP’s são modernos, com telas em alta resolução e uma estrutura muito menor. Seu formato inclui placas de vidro sobre um tripé, com uma aparência muito mais sofisticada e profissional.

 

Como fazer um texto para Teleprompter?

O TP é uma ótima ferramenta de auxílio, mas com uma utilização excessiva, pode passar ao público uma impressão forçada e robótica, como se o apresentador estivesse realmente lendo “todo o texto”. Para que isso não aconteça, é interessante planejar o conteúdo que você vai refletir na tela. O ideal é construir textos leves, com frases curtas e pontos chaves para que você olhe, lembre o que vai falar, e não se perca no meio da mensagem.

Ninguém gosta de vídeos e apresentações que deixe claro que a pessoa está apenas “repetindo a mensagem do TP”, portanto, utilize-o com cautela, de forma estratégica e usufrua dos benefícios.

 

 

Mas afinal, como utilizar o Teleprompter corretamente? 6 dicas poderosas

Teleprompter – Estúdios Cross Host

 

Reunimos os especialistas técnicos da Cross Host e elencamos as principais dicas de utilização do Teleprompter, vamos conferir?

 

1.Abuse do treino no TP

Dedique um tempo para treinar com o TP. É importante realizar um teste inicial para ajustar o tamanho da fonte e a velocidade do texto, além da distância ideal entre você e o equipamento, para que na hora da gravação, seu olhar permaneça natural frente às câmeras.

 

2. Entenda o seu texto e se aprofunde no conteúdo

Não dependa 100% do Teleprompter. Seu conteúdo precisa estar claro em sua mente para que você utilize-o apenas como apoio. Familiarize-se com o assunto que você vai falar e treine sua entonação, pontuação, respiração e outras nuances que ajudam a deixar sua fala muito mais natural.

 

3. Reescreva o texto com a linguagem “falada”

Depois de treinar, reescreva o seu texto utilizando a linguagem falada, e não escrita. Faça adaptações com base na sua forma de se expressar e utilize palavras simples para não acabar se perdendo.

 

4.Limpe o Teleprompter ou peça para a empresa de transmissão checar a limpeza

Esse ponto tem um objetivo mais técnico, afinal, uma tela com imperfeições pode prejudicar o resultado final da sua gravação ou transmissão. Certifique-se de que as lentes e os espelhos do TP estejam limpos. Até mesmo pequenas manchas podem interferir na hora da leitura, fique atento!

 

5. Adeque o seu ritmo

Analise o seu ritmo de leitura e adeque a velocidade do equipamento de acordo com a sua necessidade. Peça ao operador de TP para realizar as devidas modificações e repasse o texto com falas pausadas e tranquilas, em um ritmo interessante para você e para sua audiência.  

 

6.Tenha sempre um operador de Teleprompter

Se você tiver a oportunidade de contratar um operador de Teleprompter, não pense duas vezes, contrate!

Geralmente as empresas de transmissão ao vivo ou estúdios profissionais contam com esse profissional na equipe e você não terá problemas. A função dele é exatamente de auxiliar na operação do equipamento e ajustá-lo conforme a sua necessidade.

 

Seguindo todas essas dicas vai ser difícil dar alguma coisa errada no dia de usar o Teleprompter.

 

Se você está buscando fazer uma gravação ou transmissão ao vivo profissional, clique aqui, e fale com a Cross Host. Nós podemos te ajudar 😉

Esse conteúdo foi útil? Compartilhe nas redes sociais.