Dicas para envolver o público no seu Webinar

Estabelecer um vínculo com o público de webinar é essencial para ter um bom engajamento e resultados positivos, inclusive, após a  transmissão ao vivo.

Se pararmos para fazer uma breve análise das estratégias digitais no universo do Marketing Digital, um dos formatos que mais ganhou força, principalmente durante a Pandemia, foi o Webinar. Afinal, além de permitir interações online entre empresas e futuros leads, é possível gerar alcance, autoridade e construir um relacionamento entre a sua marca e o seu público através da disseminação de um bom conteúdo.

É cada vez maior o número de empresas que investem nesse tipo de conteúdo. E não é por acaso: um webinar de sucesso é capaz de trazer benefícios incríveis para uma empresa.

Transmitir um bom Webinar pode se revelar um grande desafio para amadores, especialmente para aqueles que não tem ideia de onde começar. Felizmente, essa tarefa pode ser tornar muito mais simples contratando uma boa plataforma webinar e uma empresa de transmissão ao vivo que consiga realizar a condução do seu conteúdo de forma profissional através do planejamento correto e com equipamentos de qualidade.

Clicando aqui nesse link, você pode conferir dicas que elaboramos para apresentadores que não são profissionais, sobre como usar da voz, do corpo, do tema, e entre outros. E hoje queremos te ajudar com algumas dicas para envolver o público com o conteúdo do seu Webinar.

Cativar o público não é tarefa impossível, mas requer cuidados e alguns esforços. Conseguindo isso, você pode despertar o interesse do público para continuar acompanhando outras transmissões de webinar e aproximar a audiência da sua marca.

3 dicas infalíveis para envolver o público no seu Webinar

Envolver e engajar os participantes de um Webinar nem sempre é tarefa fácil. Você  se lembra da última vez que assistiu a um webinar monótono e chato? É bem possível que tenha se distraído verificando os seus e-mails, olhando as redes sociais, ou seja, fazendo tudo, menos ouvir o apresentador.

O jogo virou — em breve, é você quem executará um Webinar, e a responsabilidade de não deixar a plateia cair no sono é sua. Agora você confere 3 dicas importantíssimas para arrasar na transmissão do seu Webinar.

1 – Webinar – Faça interações relevantes com o público:

É normal que durante a apresentação as pessoas façam outras coisas ao mesmo tempo, checar e-mails, responder mensagens, receber ligações, acessar notícias ou até mesmo trabalhar.

De qualquer forma é possível mantê-los ali com você, basta realizar interações, em momentos certos e oportunos para isso, é claro.

Provocar questionamentos, enquetes e perguntas são bons exemplos de como fazer isso. “Linkar” o assunto da sua apresentação com assuntos que estão em alta no momento também é uma ótima saída. Mesmo que seja uma analogia, isso chama a atenção.

Deixar um tempo, ao final da apresentação, para responder às perguntas e obter mais informações também é essencial. A interação ao envolver público de webinar oferece grandes oportunidades para saber como o seu público se comporta, o que interessa para ele, e assim traçar novas estratégias para futuras transmissões.

2-Mantenha sempre o bom humor no Webinar

Pessoas bem humoradas tem uma grande capacidade de conexão com outras pessoas. O riso e o sorriso podem aproximar quase que instantaneamente, além de gerar empatia no ser humano.

O humor é uma tática que sempre funciona, usado com moderação, claro. Ser humorado é diferente de fazer aquele humor escrachado, não é mesmo?

Esteja sensível às reações das pessoas, para que possa tirar proveito disso. Uma interação bem humorada pode provocar descontração e aproximação com a plateia. Porém é preciso escolher os momentos certos para isso.

Por exemplo, se você faz uma piada bem no meio de uma explicação técnica, você pode desviar o foco por exemplo. Mas se fizer a piada após concluir uma ideia, você pode aliviar a tensão e dar ânimo para o que será dito a seguir.

3-Seja prevenido com problemas técnicos

A gente planeja, planeja, planeja, e sim, sempre na hora H pode acontecer algum problema técnico. Se isso acontecer, não fique abalado, esteja preparado e mantenha a calma, sempre há uma solução.

A primeira questão é não se prender e estar totalmente dependente da apresentação. Apesar de estarmos em 2020 e as tecnologias estarem ao nosso favor, você precisa estar preparado para, de repente, acontecer alguma coisa e sua apresentação de slides falhar.

Mas claro, é possível se prevenir quanto a isso. Verificar as configurações dos arquivos usados, testar compatibilidade com os equipamentos, a internet, fone de ouvido e outros itens é essencial.

Deixar para fazer tudo de última hora é algo que acontece muito, e pode dar muito errado, além de desestabilizar o apresentador emocionalmente. Mas se o problema for inevitável, nem tudo está perdido, peça desculpas ao público, e explique que após a transmissão algo será feito. A maioria das plataformas de webinar tem recursos de gravação, e você pode corrigir algum erro ao terminar a apresentação ao vivo.

Inclusive, algumas pesquisas norte americanas já apontam que cerca de 25% das pessoas que se inscrevem em um webinar, o fazem para ter acesso ao conteúdo gravado.

Conheça as soluções do webinar Cross Host ou entre em contato para mais informações.