apresentador de webinar

Dicas para um apresentador de webinar não profissional

Demonstrar domínio do assunto não é a única tarefa de um bom apresentador de webinar. Como em qualquer situação em que a relação com o público seja necessária, é preciso prender a atenção. Como abordamos no artigo anterior sobre apresentações atrativas, apenas conteúdo não basta.

Quando falamos em webinars corporativos, falamos muitas vezes de eventos, conferências, workshops e palestras com temas específicos. Temas técnicos apresentados por pessoas técnicas, digamos assim.  E para uma pessoa que não é acostumada a falar em público, isso pode ser um pouco assustador.

A seguir vão algumas dicas para além da apresentação em si, e sim para um apresentador de webinar. Principalmente para aqueles/as que não são apresentadores ou palestrantes profissionais.

Tenha um tema central e linguagem inclusiva

Ter um fio condutor vai ajudar você a não se perder na sua apresentação. Os slides não podem ser muletas e sim informações complementares ao assunto, por isso tenha o tema central muito claro na mente.

Outra questão é que quando estamos muito acostumados com um assunto, a tendência é que falemos dele com tamanha naturalidade que não percebemos que as pessoas podem não entender. Sempre use termos de fácil entendimento, ou traduza termos que possam gerar confusão.

 

Voz, ritmo e respiração para um apresentador de Webinar não profissional

Falar em público, real ou virtualmente coloca qualquer ser humano em uma situação de vulnerabilidade. Claro, você é o centro das atenções, todos estão te olhando e isso pode ser muito intimidador.

E a maneira como falamos e como mexemos nosso corpo diz muito sobre a mensagem que queremos passar.

Controlar o tom de voz e a velocidade da fala passa autoconfiança, respirar fundo antes das frases também ajuda a manter a mente e corpo calmos para as falas seguintes. Outra dica interessante é baixar o tom da voz em frases conclusivas, por exemplo no final de uma frase, segundo estudos da psicologia da voz, isso transmite poder.

Falar rápido demais é erro fatal, isso todo mundo já sabe, apesar de muito cometido sem que as pessoas percebam. Na hora do nervosismo, o apresentador prefere passar rápido pelos assuntos para encerrar logo sua apresentação.

Uma boa explanação é feita de forma ritmada, com pausas. Sabendo usar o silêncio, a plateia será instigada a refletir. Claro, que ser lento demais também atrapalha, mas fale no ritmo em que as pessoas tenham tempo para absorver organicamente o que está sendo falado.

 

Corpo também fala

Toda apresentação precisa de treino. Em frente ao espelho, fale em voz alta, faça poses. Que tipo de postura seu corpo pode transmitir conhecimento, poder. Ombros para fora, coluna ereta, demonstra expansão, domínio. No palco ou em uma transmissão ao vivo isso é importante.

Não deixe que as expressões da plateia, que são das mais diversas influencie a sua mente. Falar para pessoas “importantes” pode assustar, ver duas pessoas fazendo “bochicho”, distraídas no celular ou com semblante de tédio, por exemplo, também pode desanimar. Mas não deixe isso acontecer. Mantenha-se firme e foco o pensamento no conteúdo que está abordando.

Uma arma poderosa e simples para conquistar pessoas é o sorriso e bom humor. Com um sorriso, você consegue aproximar as pessoas de você, deixar sua apresentação acolhedora. E mesmo que a apresentação seja totalmente virtual, sem plateia, o sorriso continua exercendo o mesmo poder.

 

Saiba errar

Todos estamos sujeitos a cometer gafes. O apresentador não está livre disso, e se caso acontecer, não há problema nenhum em fazer uma pausa para se corrigir. As pessoas entendem. Siga em frente e demonstre humildade, é importante que as pessoas vejam como você se comporta em relação à erros.

A humildade também vale no momento de abrir para perguntas do público. Deixe claro que você não é dono da verdade e que nem elas são. O intuito da interação com o público é o debate, troca de ideias, algo saudável que enriquece a atuação de qualquer apresentador de webinar.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog. E para conhecer as opções do webinar Cross Host, entre em contato.