Preparação para um webinar ao vivo de sucesso

20/ago

Pensando no contexto de grandes transmissões corporativas, fizemos uma lista do que é essencial para um webinar ao vivo aconteça com sucesso.

Embora estejamos sujeitos a alguns problemas de última hora, é possível prever muitos deles e evitá-los:

Estrutura da transmissão

Por mais que você tenha contratado uma empresa especializada, como a Cross Host, que oferece estrutura audiovisual completa para webinars, é preciso saber o que está sendo produzido.

  • Plataforma de webinar: é essencial que a plataforma de webinar esteja funcionando perfeitamente bem, afinal é por onde o público vai acessar seu conteúdo, interagir com ele e é por onde todos os dados coletados passam.
  • Qualidade de som e imagem: sempre enfatizamos aqui no blog que uma transmissão com boa imagem e áudio gera credibilidade e adesão do público. Certifique-se que tudo de acordo com o combinado para não ser pego de surpresa.
  • Estrutura para internet: para realizar grandes eventos online a demanda de internet muitas vezes também é grande, sendo necessário uma conexão à rede exclusiva para que o vídeo chegue com boa qualidade para o público.

Estrutura de pessoal

Obviamente uma transmissão de webinar não é feita de equipamentos somente e por isso, alguns atores são fundamentais:

  • Apresentadores/ palestrantes: a comunicação com tais pessoas precisa acontecer a todo o momento, antes e durante a transmissão ao vivo. Verifique se as apresentações estão engatilhadas, sem nenhuma falha, e se seu apresentar está confortável para iniciar a fala. É recomendável que eles tenham em mãos o controle da sua apresentação para que essa flua melhor e que também tenha acesso às perguntas de interação de forma ágil.
  • Moderadores: quando se trata de painéis, por exemplo, é comum a figura do moderador, que faz a ponte entre os palestrantes.
    Além dessa mediação entre assuntos, sua função é muito importante durante os momentos de interação com o público, ele é quem seleciona e transfere as perguntas aos especialistas. Outro fator importantíssimo que está em suas mãos é o controle do tempo das explanações, painéis muito longos chegam a ser desrespeitosos com as pessoas que o assistem.

Quando se trata de eventos ao vivo, a preparação é fundamental e para quem está organizando é preciso ter as coisas sob controle, prevenindo grandes erros e sabendo contorná-los, se necessário.

Ficou interessado no webinar Cross Host? Desenvolvemos desde pequenos a grandes eventos online. Entre em contato conosco para saber mais!