YouTube Clips

YouTube Clips: nova ferramenta para Lives e vídeos On Demand

O YouTube é a maior plataforma de Streaming de vídeos do mundo, com bilhões de utilizadores em diversos países. Diariamente são vistos 4,950,000,000 vídeos com mais de 300 horas de conteúdos carregados por minuto e mais de 900,000,000 visitas diárias na plataforma. Milhares de Lives e vídeos On Demand são assistidos mensalmente. Mas parece que a Google e o Youtube sempre pretendem ir mais além, e a novidade do momento é a ferramenta YouTube Clips .

 

Em um comunicado oficial no Twitter, o YouTube anunciou que começou a realizar testes em uma ferramenta que permite compartilhar clipes curtos a partir de Lives e Vídeos On Demand na plataforma, chamada YouTube Clips.  Com esse recurso, os criadores de conteúdo e usuários poderão desenvolver pequenos clipes com duração de 5 a 60 segundos facilitando a divulgação de trechos específicos das lives e que também podem ser usados como um resumo dos melhores momentos para atrair maior engajamento.

 

A ferramenta se assemelha a função que já existe em plataformas como Twitch e o antigo Mixer, permitindo que os usuários tenham acesso rápido aos momentos mais marcantes dos vídeos ao invés de procurá-los manualmente, facilitando o compartilhamento em redes sociais.

 

O  “YouTube Clips” como é chamado, pode ser acessado através do ícone de uma tesoura, mas está inicialmente limitado ao desktop e ao app no Android. A adição da ferramenta mostra que o YouTube está empenhado em tornar suas soluções de live streaming mais robustas, consequentemente atraindo mais espectadores e até mesmo criadores de conteúdo.

 

Atualmente a ferramenta está em testes e disponível apenas a um número limitado de pessoas, inicialmente para canais de um pequeno grupo de criadores de conteúdo, incluindo alguns canais de jogos. Mas todos os usuários podem usá-la sempre que encontrarem um canal habilitado.

 

 

YouTube Clips: Veja como utilizar na prática

youtube-ios-app

 

Chegou a hora de aprender na prática como essa ferramenta funciona e como ela poderá facilitar a criação de conteúdos curtos para divulgação e compartilhamentos. Descubra agora como usar o YouTube Clips :

 

Ao ver o ícone de tesoura abaixo de um vídeo, será possível selecionar um trecho para ser exibido no formato do “Clipes” – essa parte do vídeo original irá se repetir em loop.

Foto:Reprodução/YouTube/Tecnoblog
Foto: Reprodução/YouTube / Tecnoblog

 

O clipe pode, então, ser compartilhado em qualquer outro lugar. Ele também fica salvo em uma nova aba, que pode ser acessada pelo menu do YouTube, posteriormente.

clipes 2
Foto: Reprodução/YouTube / Tecnoblog

 

Vale ressaltar que você não cria um novo vídeo quando faz um “Clipe”, apenas direciona outros espectadores para aquele determinado trecho do vídeo original. Essas pessoas também podem optar por assistir ao vídeo completo.

O recurso não está disponível em conteúdo infantil, estreias ao vivo ou lives com mais de oito horas. Além disso, caso o vídeo original seja excluído ou colocado como “privado”, o clipe desaparecerá. Ele ainda poderá ser acessado em caso de vídeos “não listados”.

O YouTube Clipes chega primeiro ao desktop e ao Android, com a versão para iOS esperada para “em breve”. Os vídeos com mais de 30 segundos podem conter anúncios. A plataforma afirma que ainda fará atualizações com base no feedback dos usuários ao longo deste período de testes.

Vale lembrar que essa não é a única iniciativa que a plataforma tem tomado para se tornar mais versátil. O serviço começou a brigar com Instagram e TikTok com a criação da ferramenta Shorts, para produção de vídeos curtos na vertical, e ampliou sua função Premieres, de estreia de vídeos ao vivo, com novidades como contadores tematizados, integração a lives e mais.

 

Fonte: Google e Engadget

 

Pensando em transmitir Lives e produzir vídeos On Demand? Conheça a Cross Host