Lives no Instagram terão opções para silenciar e desabilitar participante - Cross Host
Lives no Instagram terão opções para silenciar e desabilitar participante

Lives no Instagram terão opções para silenciar e desabilitar participante

A espera acabou! Em breve o Instagram vai adicionar dois novos recursos tão aguardados pelo público para aprimorar a experiência das transmissões ao vivo. Agora será possível interromper a captação de áudio e vídeo de outros participantes nas Lives no Instagram, prática já comum em outras redes sociais ou plataformas como Zoom e Google Meet.

Atualmente, as pessoas que participam de um evento ao vivo precisam ficar o tempo todo expostas na frente da câmera, mesmo enquanto o outro está falando. Isso também vale para o som: não dá para “mutar” o microfone e é preciso fazer silêncio para não interromper a fala do outro.

De acordo com o site TechCrunch, fazer isso em Lives no Instagram seria uma investida da rede social para concorrer com o Clubhouse, a plataforma dedicada a chats de áudio. Como a ideia é aproveitar o formato de lives já existente, a rede social de fotos incluiria ambos os recursos para igualar a experiência.

A possibilidade de manter o vídeo desligado também pode ser uma estratégia para incentivar mais pessoas a participar destas transmissões. Muitas pessoas têm vergonha de expor a sua imagem em Lives no Instagram, o que fica mais fácil se tiver apenas a voz.

Por enquanto, os hosts não poderão ligar ou desligar o vídeo ou silenciar outras pessoas na transmissão ao vivo em Lives no Instagram — somente o próprio pode fazê-lo, mas o Instagram deve oferecer tais possibilidades em breve.

Lives no Instagram: transmissões ao vivo em alta

Live no Instagram

Um dos recursos que ganhou enfoque na pandemia certamente foram Lives no Instagram. É só abrir o app após as 17h para ver uma enxurrada de lives para todos os gostos, estilos e personalidades diferentes. Em razão disso, a rede social tem investido no aprimoramento de recursos para garantir a melhor experiência possível, além de angariar cada vez mais pessoas para seus serviços.

Em março, por exemplo, a rede anunciou as Lives Rooms, uma espécie de salas para reunir pessoas interessadas em discutir sobre um determinado tema. Antes, a empresa ampliou a possibilidade de participantes das transmissões de duas para até quatro pessoas simultâneas em Lives no Instagram.

 

Mais recentemente, a rede adicionou a função “Remix” para o formato Reels, inspirada no famoso modo “dueto” do TikTok, que permite reagir a outros vídeos ou realizar performances em conjunto. Esta era uma das poucas opções exclusivas da rede social chinesa, mas que agora também está no concorrente.

O Facebook, dono do Instagram, anunciou três produtos focados em áudio: Soundbites, um produto voltado para criação de áudios curtos; um serviço que integra Podcasts e músicas na plataforma com parceria do Spotify; e um novo recurso chamado Live Áudio, que introduz o conceito de salas para conversas por voz.

E você, planeja experimentar esses novos recursos no Instagram?