O que é Live Commerce? Descubra como vender ao vivo

28/jul

Nos últimos anos as Lives ganharam destaque nas estratégias de vendas das empresas. O motivo é simples: Lives comerciais de produtos e serviços conseguem grandes resultados e possuem um alto poder de conversão e persuasão. O formato ainda é pouco explorado no Brasil, mas grandes redes de e-commerce como Lojas Americanas e Magazine Luíza já apostam nas estratégias de Live Commerce através de reviews ao vivo dos produtos com o objetivo de estimular a venda.

 

Muitos ainda não entendem como essa estratégia funciona, no que se baseia e como utilizá-la da forma correta. Portanto, separamos as principais dúvidas enviadas sobre Live Commerce e vamos esclarecer uma a uma para que você comece a pensar em inserir esse formato na sua estratégia de vendas. Preparados (a)?

 

 

Afinal, o que é Live Commerce?

 

Live Commerce é um tipo de estratégia de vendas e divulgação de produtos e serviços realizado no ambiente online. Esse formato integra transmissões ao vivo (Lives) atrelado aos objetivos de um e-commerce tradicional, com o intuito final de esclarecer as dúvidas da audiência em relação a determinado produto e serviço, aumentar a confiança e credibilidade da marca e elevar significativamente as possibilidades de venda.

 

Imagine que em uma Live Commerce a câmera se transforma em sua vitrine virtual, mostrando detalhes e vantagens dos produtos, informando seu público sobre as devidas aplicações, utilidades, diferenciais, e muitos outros detalhes que fazem a diferença na hora de selecionar um produto para ser comprado virtualmente.

 

Quando alguém decide se informar sobre um produto, é comum que a jornada desse consumidor envolva a pesquisa sobre o item, as diferenças entre marcas, preços entre outros. E é comum visualizar diversas imagens em lojas virtuais diferentes para obter uma noção do produto real. Com o Live Commerce essa experiência é muito mais sensorial, já que permite a visualização em tempo real , a sua demonstração em diversos ângulos e uma conexão muito mais profunda com o produto, despertando ainda mais o interesse de compra.

 

O formato Live Commerce já é visto no nicho como uma tendência revolucionária da indústria de varejo, modificando a forma de consumo do público e viabilizando novas formas de estímulo para conversão em vendas.

 

 

Quando o Live Commerce começou a ser usado em estratégias de vendas?

 

Segundo o site Business Insider, a China tem movimentado bilhões de dólares em vendas aplicando grandes estratégias de Live Commerce. Esse sucesso iniciou quando grandes influenciadores digitais chineses começaram a ser contratados por grandes marcas para realizar Lives com a divulgação de novos produtos.

 

Durante essas Lives, os influenciadores chineses apresentavam os produtos, suas funcionalidades e todos os seus detalhes, tornando-o muito mais atrativo; além de realizar promoções ao vivo e fazer testes em tempo real. O sucesso do formato foi imediato! As vendas aumentaram exponencialmente e o formato Live Commerce caiu nas graças do público chinês.

 

Um bom exemplo desse sucesso, foi a Live Commerce mediada pelas influencers digitais Kim Kardashian e Viya, que em 2019 venderam 15 mil frascos de perfumes em poucos minutos de Live.

 

Ao que tudo indica, o formato Live Commerce não é só uma tendência, e sim um recurso estratégico de vendas que chegou ao Brasil para ficar.

 

 

O Live Commerce no atual contexto mundial

 

Durante o isolamento social evidenciado pela pandemia de Covid-19, as ferramentas digitais têm desempenhado um papel importante no mundo dos negócios, e tem trazido à luz importantes recursos digitais. Em muitos países, ainda há muita incerteza em relação à abertura integral de lojas físicas, e os e-commerces continuam sendo o principal canal de compra da população.

Com o atual cenário, a expansão do formato Live Commerce ganhou bilhões de usuários e atualmente as vendas são conduzidas por influencers ou autoridades de marcas e empresas que oferecem os produtos em questão atrelados à vantagens e descontos especiais a seus seguidores.

O Live Commerce realmente é uma oportunidade incrível de atrair mais vendas online. O formato estimula as expectativas sobre o produto, incentiva o envolvimento, a curiosidade e ainda promove o desejo de compra, mexendo com as sensações e emoções do consumidor.

Sua força em comparação com outros formatos é absurda, já que os conteúdos audiovisuais em tempo real apresentam resultados 10 vezes melhores que os formatos tradicionais, já que conseguem aproximar o público da marca e gerar valor aos produtos apresentados. Mas como produzir um projeto de Live Commerce profissional?

 

Live Commerce: Como vender produtos ao vivo 

 

Sabemos que as Lives são vídeos transmitidos em tempo real em redes sociais como Instagram, Facebook ou plataformas de Streaming como o Youtube. Elas são realmente ótimas para aumentar as vendas do seu produto se aplicadas corretamente a uma boa estratégia de marketing e vendas.

 

O formato vídeo é comprovadamente o padrão que mais gera engajamento e alcance nas redes sociais, e as Lives possuem o maior alcance orgânico de todos os formatos de vídeos tradicionais. Uni-los é construir uma ferramenta poderosa de conversão, ainda mais quando conseguimos envolver grandes estratégias de Streaming e vendas dentro desse projeto.

 

Porém, realizar uma grande Live de sucesso, com qualidade e segurança não é tarefa fácil. É necessário prover de ferramentas facilitadoras, como:

 

  • Um bom roteiro com um conteúdo assertivo;
  • Um planejamento estratégico de marketing e vendas;
  • Um bom apresentador ou influencer digital do seu nicho;
  • Um cenário personalizado dedicado, com isolamento acústico e ferramentas profissionais (um estúdio por exemplo);
  •  Equipamentos  profissionais de iluminação;
  • Equipamentos profissionais de sonorização;
  • Câmeras profissionais para captação de imagens de qualidade em alta resolução;
  • Se possível, uma equipe profissional de Streaming para direção de cenas;
  • Equipe de TI para segurança das informações transmitidas;

 

Além disso é necessário planejar as cenas de exibição dos seus produtos, os melhores ângulos e como viabilizá-lo da melhor forma para sua audiência. Se você tem um amplo conhecimento em recursos audiovisuais como câmeras profissionais, sonorização, edição, acompanhamento de Streaming, é interessante iniciar o planejamento para seu projeto de Live Commerce. Agora se você não entende nada sobre o assunto, o ideal é que procure uma empresa que realize o planejamento e o gerenciamento de Lives para criar um projeto profissional de Live Commerce, diminuindo ou até mesmo isentando as possibilidades de erro que podem afetar diretamente a credibilidade da sua marca e/ou negócio.

 

Se você está precisando vender os seus produtos e está interessado em produzir um projeto de Live Commerce de sucesso, fale agora com um consultor especialista e receba orientações e um orçamento justo para o seu projeto de transmissão ao vivo. Contamos com especialistas em Streaming e uma equipe remota dedicada a esse tipo de projeto. Fale conosco!