Live commerce

O que é Live Commerce? Descubra como vender ao vivo

Nos últimos anos as Lives ganharam destaque nas estratégias de vendas das empresas. O motivo é simples: Lives comerciais de produtos e serviços conseguem grandes resultados e possuem um alto poder de conversão e persuasão. O formato ainda é pouco explorado no Brasil, mas grandes redes de e-commerce como Lojas Americanas e Magazine Luíza já apostam nas estratégias de Live Commerce através de reviews ao vivo dos produtos com o objetivo de estimular a venda.

Muitos ainda não entendem como essa estratégia funciona, no que se baseia e como utilizá-la da forma correta. Portanto, separamos as principais dúvidas enviadas sobre Live Commerce e vamos esclarecer uma a uma para que você comece a pensar em inserir esse formato na sua estratégia de vendas. Preparados (a)?

Afinal, o que é Live Commerce?

Live Commerce é um tipo de estratégia de vendas e divulgação de produtos e serviços realizado no ambiente online. Esse formato integra transmissões ao vivo (Lives) atrelado aos objetivos de um e-commerce tradicional, com o intuito final de esclarecer as dúvidas da audiência em relação a determinado produto e serviço, aumentar a confiança e credibilidade da marca e elevar significativamente as possibilidades de venda.

Imagine que em uma Live Commerce a câmera se transforma em sua vitrine virtual, mostrando detalhes e vantagens dos produtos, informando seu público sobre as devidas aplicações, utilidades, diferenciais, e muitos outros detalhes que fazem a diferença na hora de selecionar um produto para ser comprado virtualmente.

Quando alguém decide se informar sobre um produto, é comum que a jornada desse consumidor envolva a pesquisa sobre o item, as diferenças entre marcas, preços entre outros. E é comum visualizar diversas imagens em lojas virtuais diferentes para obter uma noção do produto real. Com o Live Commerce essa experiência é muito mais sensorial, já que permite a visualização em tempo real , a sua demonstração em diversos ângulos e uma conexão muito mais profunda com o produto, despertando ainda mais o interesse de compra.

O formato Live Commerce já é visto no nicho como uma tendência revolucionária da indústria de varejo, modificando a forma de consumo do público e viabilizando novas formas de estímulo para conversão em vendas.

Quando o Live Commerce começou a ser usado em estratégias de vendas?

Segundo o site Business Insider, a China tem movimentado bilhões de dólares em vendas aplicando grandes estratégias de Live Commerce. Esse sucesso iniciou quando grandes influenciadores digitais chineses começaram a ser contratados por grandes marcas para realizar Lives com a divulgação de novos produtos.

Durante essas Lives, os influenciadores chineses apresentavam os produtos, suas funcionalidades e todos os seus detalhes, tornando-o muito mais atrativo; além de realizar promoções ao vivo e fazer testes em tempo real. O sucesso do formato foi imediato! As vendas aumentaram exponencialmente e o formato Live Commerce caiu nas graças do público chinês.

Um bom exemplo desse sucesso, foi a Live Commerce mediada pelas influencers digitais Kim Kardashian e Viya, que em 2019 venderam 15 mil frascos de perfumes em poucos minutos de Live.

Ao que tudo indica, o formato Live Commerce não é só uma tendência, e sim um recurso estratégico de vendas que chegou ao Brasil para ficar.

O Live Commerce no atual contexto mundial

Durante o isolamento social evidenciado pela pandemia de Covid-19, as ferramentas digitais têm desempenhado um papel importante no mundo dos negócios, e tem trazido à luz importantes recursos digitais. Em muitos países, ainda há muita incerteza em relação à abertura integral de lojas físicas, e os e-commerces continuam sendo o principal canal de compra da população.


Saiba mais sobre transmissão ao vivo com o Zoom.


Com o atual cenário, a expansão do formato Live Commerce ganhou bilhões de usuários e atualmente as vendas são conduzidas por influencers ou autoridades de marcas e empresas que oferecem os produtos em questão atrelados à vantagens e descontos especiais a seus seguidores.

O Live Commerce realmente é uma oportunidade incrível de atrair mais vendas online. O formato estimula as expectativas sobre o produto, incentiva o envolvimento, a curiosidade e ainda promove o desejo de compra, mexendo com as sensações e emoções do consumidor.

Sua força em comparação com outros formatos é absurda, já que os conteúdos audiovisuais em tempo real apresentam resultados 10 vezes melhores que os formatos tradicionais, já que conseguem aproximar o público da marca e gerar valor aos produtos apresentados. Mas como produzir um projeto de Live Commerce profissional?

Como vender produtos ao vivo 

Live commerce

Sabemos que as Lives são vídeos transmitidos em tempo real em redes sociais como Instagram, Facebook ou plataformas de Streaming como o Youtube. Elas são realmente ótimas para aumentar as vendas do seu produto se aplicadas corretamente a uma boa estratégia de marketing e vendas.

O formato vídeo é comprovadamente o padrão que mais gera engajamento e alcance nas redes sociais, e as Lives possuem o maior alcance orgânico de todos os formatos de vídeos tradicionais. Uni-los é construir uma ferramenta poderosa de conversão, ainda mais quando conseguimos envolver grandes estratégias de Streaming e vendas dentro desse projeto.

Porém, realizar uma grande Live de sucesso, com qualidade e segurança não é tarefa fácil. É necessário prover de ferramentas facilitadoras, como:

  • Um bom roteiro com um conteúdo assertivo;
  • Um planejamento estratégico de marketing e vendas;
  • Um bom apresentador ou influencer digital do seu nicho;
  • Um cenário personalizado dedicado, com isolamento acústico e ferramentas profissionais (um estúdio por exemplo);
  •  Equipamentos  profissionais de iluminação;
  • Equipamentos profissionais de sonorização;
  • Câmeras profissionais para captação de imagens de qualidade em alta resolução;
  • Se possível, uma equipe profissional de Streaming para direção de cenas;
  • Equipe de TI para segurança das informações transmitidas;

Além disso é necessário planejar as cenas de exibição dos seus produtos, os melhores ângulos e como viabilizá-lo da melhor forma para sua audiência. Se você tem um amplo conhecimento em recursos audiovisuais como câmeras profissionais, sonorização, edição, acompanhamento de Streaming, é interessante iniciar o planejamento para seu projeto de Live Commerce. Agora se você não entende nada sobre o assunto, o ideal é que procure uma empresa que realize o planejamento e o gerenciamento de Lives para criar um projeto profissional de Live Commerce, diminuindo ou até mesmo isentando as possibilidades de erro que podem afetar diretamente a credibilidade da sua marca e/ou negócio.

Se você está precisando vender os seus produtos e está interessado em produzir um projeto de Live Commerce de sucesso, fale agora com um consultor especialista e receba orientações e um orçamento justo para o seu projeto de transmissão ao vivo. Contamos com especialistas em Streaming e uma equipe remota dedicada a esse tipo de projeto. Fale conosco!