Guia de Lives: boas práticas para transmissões ao vivo - Cross Host
Guia de Lives: boas práticas para transmissões ao vivo

Guia de Lives: boas práticas para transmissões ao vivo

Você sabia que as lives de sucesso possuem características comuns? Além de planejamento, infraestrutura e um conteúdo relevante, essas lives se baseiam em boas práticas de transmissão ao vivo para assegurar e garantir um resultado ainda mais eficaz. Pensando nisso, nossa equipe técnica reuniu algumas dicas e elaborou o guia de lives Cross host com os principais pontos que você deve se atentar antes de entrar ao vivo.

 

Guia de lives Cross Host – O passo a passo para uma transmissão de sucesso

guia de lives

 

Você elaborou um conteúdo fantástico para sua live, contratou sua empresa de streaming preferida para conduzir a sua transmissão e faltam apenas alguns dias para definitivamente entrar ao vivo. Seja da sua casa ou do seu escritório, é super importante estar atento há alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de garantir uma boa performance na sua transmissão. Vamos conferir?

 

Dicas e boas práticas para transmissões ao vivo

 

Ambiente, espaço e estrutura digital: 

Escolha um ambiente apropriado e tranquilo para sua live

Escolha um espaço adequado para a sua transmissão e adapte-o se necessário. Verifique se não existem elementos visuais que possam distrair o público como objetos, quadros ou paredes com cores muito chamativas. Opte por espaços tranquilos, claros e bem iluminados.

Nada de bagunça! Mantenha o espaço organizado

Preocupe-se com a organização do ambiente que aparecerá nas câmeras. Nada deixar bagunça em cima da mesa ou em um local que a câmera possa captar, viu?  Fique atento aos objetos que não fazem parte do cenário. Lembre-se: você não precisar ter um espaço customizado para fazer uma live, porém, é importante se atentar aos detalhes para que esse ambiente seja agradável e tranquilo para o seu público. 

Use backgrounds virtuais, caso o fundo verdadeiro não seja adequado

Se o ambiente escolhido para a live está inadequado, utilize um background virtual. Opte por fotos de escritórios em alta resolução. Caso o seu evento tenha um background personalizado, insira-o pouco tempo antes de entrar na live e deixe tudo alinhado.

Ofereça uma iluminação adequada

iluminação

 

Antes de começar a Live, teste a iluminação do seu ambiente. Certifique-se de que o público não tenha uma imagem borrada, de baixa qualidade ou muito escura. Mantenha o foco de luz sempre no seu rosto e não deixe luzes vazadas com foco em outros elementos.

 

Autocuidado, planejamento e organização pessoal: 

Avise sua família sobre o dia e horário da sua live para diminuir interrupções

Isso ajuda a controlar o nível de distrações durante a sua live e garante uma apresentação mais tranquila, silenciosa e sem problemas adicionais que poderiam tirar a sua concentração.

Pratique antes de entrar ao vivo

A prática é essencial para qualquer habilidade. Se você está inseguro para entrar ao vivo, assista outros eventos online para se inspirar.

Tenha um roteiro para não se perder na apresentação

 

Que tal marcar alguns pontos importantes para não ficar perdido na hora de falar ao vivo? Mantenha um roteiro ao lado do seu notebook ou no celular com os principais pontos que você precisa abordar.

 

Fique de olho no tempo de apresentação – Tenha um cronograma

Seu tempo será contado durante a live. Tenha um cronograma em mãos e controle o tempo para que sua apresentação não fique muito longa ou muito curta. Seja preciso!

Preocupe-se com a qualidade dos slides

O design da sua apresentação é importante para a credibilidade do seu conteúdo. Cuidado com contrastes, fontes, tamanho dos textos. Conteúdos muito longos podem se tornar cansativos. Ofereça elementos visuais interessantes com títulos instigantes.

Seja Autêntico e objetivo

Informe ao seu público tudo o que pode ocorrer durante a live, inclusive possíveis problemas. Isso é importante pois  o público precisa saber o que esperar. Certifique-se de reunir o máximo de informações valiosas possível em um curto período de tempo.

Vista-se bem para a ocasião

Mesmo que você não esteja em um palco diante de um público e esteja sozinho em uma sala, ainda precisa estar bem vestido. Se arrumar para o evento também vai te dar mais segurança, além de demonstrar respeito pelos participantes. 

Reveja sua postura

Atente-se para não escorregar na cadeira ou ficar com o corpo inclinado demais. Tente manter uma postura ereta e equilibrada.

Cuide da sua voz

A preparação não é apenas sobre os equipamentos. Aqui, sua ferramenta mais importante será a sua voz. Isso significa que você precisa mantê-la em boa forma e cuidar da hidratação. Antes, durante e depois. Beba água.

Cuidado com palavrões e linguagem imprópria

Mesmo que sua live seja informal é importante estar atento a linguagem. Tente evitar muitas gírias e atente-se para não falar ocasionalmente algum palavrão ao vivo.

Fique de olho nos seus gestos involuntários

Coçar os olhos, colocar a mão no nariz, passar a mão no cabelo, tudo isso distrai. Tente evitar gestos repetitivos.

 

Equipamentos, estrutura e dicas técnicas:

Não deixe muitas abas abertas, mantenha uma aba única

Na hora da transmissão deixe apenas a aba da sua live aberta. Abas em excesso podem consumir muito da performance do seu computador e ainda evidenciar algum conteúdo desnecessário durante o compartilhamento de tela.

Silencie as notificações para evitar distrações desnecessárias

Na hora da sua Live, desative todos os avisos sonoros e feche os aplicativos abertos em paralelo. Isso ajudará a privilegiar sua concentração, além de evitar possíveis distrações no público e nos participantes.

Preocupe-se com a conexão de internet 

Conexões via Wi-fi podem sofrer oscilações de sinal. Aposte na conexão via cabo ou grave em um local próximo ao modem de Wi-fi para garantir um sinal de maior qualidade.

 

Atente-se a centralização do enquadramento

Faça um teste antes de entrar ao vivo para verificar o melhor ângulo frente às câmeras. Se ficar com dúvidas, aguarde a orientação do técnico audiovisual para obter o melhor posicionamento.

 

Teste o melhor posicionamento para a câmera do seu notebook

Nada de aparecer ao vivo mostrando parte do teto do seu ambiente ou posicionar a tela do notebook muito abaixo do seu corpo. Uma boa saída é utilizar elementos de apoio como livros e suporte para achar um bom ângulo que se enquadre na altura dos seus olhos.

Sempre utilize headset ou fones com microfone na sua live

Eles ajudam a diminuir o ruído externo e potencializam a captação da voz em ambientes abertos ou sem isolamento acústico.

Faça um teste de áudio pouco antes de entrar ao vivo

Nada pior que aparecer ao vivo sem som, né? Teste seu microfone antes de entrar e garanta que ele esteja em perfeito estado.

Em lives com celular, deixe-o sempre na posição horizontal

 Esse é o formato ideal e o mais utilizado nas redes sociais e plataformas de transmissão.

Mantenha o notebook conectado à energia ou certifique-se que ele esteja totalmente carregado antes de entrar na live

Uma hora antes da sua transmissão, confira se o seu notebook atingiu o nível máximo de energia. Caso contrário, opte por deixá-lo conectado até o fim da sua transmissão para evitar transtornos.

Adicione o seu cargo ou empresa como sufixo complementar ao seu nome próprio ao entrar na Live

Veja um exemplo:

Fernando Martins |Google ou Isabelle Ferrari | CEO Yahoo 

Faça um teste final antes do grande dia

Sempre que você faz algo pela primeira vez, é importante testar a efetividade. Veja se está tudo funcionando!

Antes de entrar no ar pela primeira vez, você deve testar seu equipamento, sua conexão e tudo relacionado à sua apresentação. Faça o teste antes de começar e tenha tempo suficiente para as correções. Confira todos os principais pontos aqui no seu guia de lives e fique seguro para o grande dia.

 

E lembre-se:

Fazer um Checklist com todas as dicas do guia de lives Cross Host  pode garantir o sucesso do seu desempenho. Anote tudo, repasse e fique atento. Se necessário, você ainda pode conferir como fazer um Checklist adequado para sua transmissão ao vivo clicando aqui

Nosso guia de lives te ajudou? Compartilhe nas redes sociais!

 

Precisando de uma empresa para conduzir lives corporativas?  Conheça as melhores soluções do mercado