Eventos online em hotéis: como fazer e quais as vantagens?

11/jan

Em 2020 o mundo precisou se reinventar! Com a chegada inesperada da pandemia de covid-19, milhares de empresas de diversos setores precisaram encontrar estratégias para retomar seus negócios, e a maioria dessas soluções foram digitais com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Para o setor hoteleiro não foi diferente, no primeiro trimestre de 2020 os hotéis brasileiros começaram a redesenhar a retomada de atividades baseados em protocolos e ações preventivas, e uma das soluções para continuar girando a economia foi a grande aposta no formato de eventos online e eventos híbrido.

O que quase ninguém esperava, é que o formato de evento online se adequasse tão bem as necessidades gerais das empresas e que fosse um propulsor sem precedentes de grandes oportunidades.

 

Mas afinal, como realizar um evento online de qualidade em um hotel?

eventos online em hotéis

Realizar eventos corporativos em hotéis é uma prática popular entre as empresas. A variedade de possibilidades que podem ser criadas com esse formato favorece a escolha. Um evento online pode trazer os mesmos benefícios de um evento presencial, e ainda aumentar o alcance e o engajamento do conteúdo disseminado. Os eventos em hotéis podem ser não apenas corporativos, mas também educacionais, esportivos, der entretenimento e também sociais. Mas como planejar e realizar um evento online ou um evento híbrido de forma inovadora e com uma experiência inesquecível?

 

  1. Faça o planejamento do seu evento envolvendo infraestrutura, roteiro, conteúdo e divulgação.
  1. Analise o melhor formato para o seu evento: 100% online? Híbrido?
  1. Convide palestrantes que sejam autoridade no seu nicho e influenciadores digitais do seu segmento para conversar com sua audiência.
  1. Verifique se o hotel já possuí uma infraestrutura com um estúdio profissional dedicado dentro do auditório.
  1. Caso não possua, pesquise e contrate uma empresa de Streaming para realizar sua transmissão com segurança.
  1. Escolhe sua mídia de preferência para transmissão: redes sociais? Plataformas?
  1. Personalize o ambiente da transmissão e faça uma cenografia com a cara da sua marca. Isso gera identificação da marca perante a audiência na hora da transmissão ao vivo.
  1. Cuide da iluminação do local. Geralmente empresas de Streaming que realizam transmissões de eventos online em hotéis possuem os equipamentos necessários para essa necessidade.
  1. Grave sua transmissão ao vivo. Após o evento será possível reutilizar esse material nas redes sociais da sua empresa e também fazer a divulgação do seu próximo evento online.

 

O sucesso do seu evento online com certeza dependerá de um planejamento assertivo para que tudo saia de acordo com o previsto e agrade o seu público. Também é preciso considerar que um dos fatores fundamentais de um evento online é a qualidade da imagem, um áudio adequado, uma conexão de internet estável, e também os recursos extras para esse evento como possibilidade de interação, compartilhamento de tela e demais recursos tecnológicos para que seu evento online seja totalmente imersivo e ofereça uma grande experiência digital.

 

 

Quais tipos de eventos online podem ser realizados na infraestrutura de um hotel?

 

Workshops:

Workshops são eventos para ensinar alguma técnica ou estratégia, e, no modelo online, eles funcionam da mesma maneira. O conteúdo é montado com o objetivo de oferecer um conhecimento aplicável e fazer com que os participantes pratiquem o que aprenderam de forma supervisionada, preferencialmente.

Ou seja, o facilitador traz o conhecimento, oferece exercícios e atividades didáticas e, posteriormente, avalia se os participantes assimilaram integralmente o conteúdo. Isso pode ser feito ao vivo ou por meio de plataformas de conhecimento e troca de e-mails posteriores.

 

Eventos híbridos:

Se você não está querendo realizar um evento totalmente online, é possível apostar na tecnologia dos eventos híbridos. Com eles é possível incluir participantes presenciais no local do evento interagindo com palestrantes e influenciadores localizados em qualquer lugar do mundo. Além disso, os eventos híbridos podem integrar recursos tecnológicos possibilitando interações diferenciadas na hora da transmissão ao vivo.

 

Webinars:

conceitos, também ajudam os participantes a interagir, refletir e ponderar sobre o assunto tratado, realiza-los na infraestrutura de hotéis com estúdios dedicados é uma aposta inteligente para 2021. Webinars são eventos online que, além de servirem para transmitir conhecimentos e

 

Conferência de vendas:

Conferencias de vendas acontecem frequentemente em hotéis, mas imagine realiza-las de forma online no mesmo ambiente que os participantes estão habituados? o conteúdo é transmitido pela internet, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao que está sendo abordado.

A transmissão, no entanto, segue o cronograma da conferência, que pode, ou não, ter um momento de interação e perguntas sobre o tema.

 

Encontros corporativos de nichos específicos:

Agora aqueles famosos encontros de profissionais de um nicho específico para troca de conteúdo, atualizações e interações podem ser realizados online em hotéis. Encontros médicos, farmacêuticos, de dentistas, economistas, administradores e muito mais.

 

Celebrações e festas online e híbridas

Realize celebrações e festa online e híbridas na estrutura de hotéis. É possível transmitir ao vivo, gerar interações, sorteios, banda ao vivo e muito mais com um bom planejamento e uma boa empresa de transmissão conduzindo sua cerimônia.

 

Meetups:

Já os meetups têm como objetivo promover a socialização e o networking entre indivíduos, profissionais e empresas com interesses comuns. Ou seja, para que eles sejam valiosos, todos os participantes devem perceber oportunidades e ter afinidade com o tema do evento. Alguns meetups eram realizados presencialmente, mas sua organização na maioria das vezes é online, e podem ser organizados de forma estratégicas em hotéis também de forma híbrida.

 

Treinamentos e cursos de capacitação

É possível realizar treinamentos online e cursos de capacitação para sua equipe nos auditórios de hotéis. Mantenha sua equipe atualizada e promova um espaço personalizado para disseminação do seu conteúdo ao vivo.

 

Entretenimento e shows ao vivo

Esse formato tem sido considerado uma grande aposta para 2021. Muitas empresas estão contratando artistas para se apresentarem em hotéis gerando uma transmissão ao vivo em redes sociais ou plataformas privadas. Ainda é possível realizar um show para os participantes hospedados nos hotéis de forma diferenciada, e reuni-los de forma híbrida em uma experiência inovadora.

Essas são apenas algumas das possibilidades de eventos online em hotéis, ainda é possível realizar:

 

  • Seminários online
  • Simpósios online
  • Palestras online
  • Conferências online
  • Coletivas de imprensa
  • Lançamento de produtos online
  • Live Commerce
  • Demonstrações online de produtos e serviços
  • Capacitações internacionais
  • Congressos
  • Fóruns
  • Mesa-redonda (à distância)
  • Painéis
  • Jornadas profissionais
  • Rodadas de negócios e muito mais…

 

Quais as vantagens em realizar eventos online em hotéis?

 

  • Ampliação do número de participantes. O que antes deveria ser um número absolutamente restrito, agora pode tomar proporções gigantescas sem a necessidade de restringir o acesso ao conteúdo.

 

  • Identificação do público com o ambiente: Se os eventos da empresa geralmente são realizados em hotéis, proporcionar essa identificação com o local pode ser uma solução para trazer pertencimento ao seu público e aproximá-los do conteúdo que será disseminado no formato online.

 

  • Conteúdo consumido em qualquer lugar do mundo: Os eventos online quebrar as barreiras de espaço geográfico e inibem limitações. Para empresas que possuem filiais em outros estados ou países, pode ser a solução perfeita.

 

  • Redução de custos e economia inteligente: Além de viabilizar que as pessoas continuem interagindo ou adquirindo conhecimentos, os eventos online também proporcionam economia para as empresas que os organizam e também, claro, para os participantes. Isso porque um evento presencial exige aluguel de espaço, gastos com deslocamento, hospedagem e alimentação dos participantes e demais custos necessários para sua realização.

 

  • Engajamento do público alvo: É evidente que a tecnologia faz parte da rotina de pessoas e empresas, mas, ainda assim, algumas ferramentas ainda despertam mais interesse do que outras. É o caso de soluções que permitem a interação no ambiente online e em tempo real. Poder conversar por videoconferência, acompanhar um treinamento em tempo real ou receber um serviço online é engajador e atrai a atenção das pessoas.

 

  • Inscrições online: As inscrições também podem ser feitas por meio do site do evento, sem precisar demandar nenhum posto físico para a coleta, muito menos fazer com que os participantes se desloquem para isso. É interessante também disponibilizar diversas formas de pagamento quando o evento for pago.

 

  • Aumento nas vendas: Sim, isso mesmo! Uma das vantagens de fazer um evento online em hotéis é a possibilidade de aumentar suas vendas. Pensa comigo, seu evento vai chegar a um público muito maior e isso fará seus números aumentarem. Claro que tudo vai depender da estratégia de divulgação e venda que você utilizar. Esses resultados podem não surgir na primeira edição do evento, principalmente, se for o seu primeiro contato com esse tipo de organização. Mas, aproveite que a internet permite não só alcançar mais pessoas, como também acompanhar os interessados no seu tipo de evento.

 

  • Gera material pós evento: Sim, isso mesmo! Uma das vantagens de fazer um evento online é a possibilidade de aumentar suas vendas. Pensa comigo, seu evento vai chegar a um público muito maior e isso fará seus números aumentarem. Claro que tudo vai depender da estratégia de divulgação e venda que você utilizar. Esses resultados podem não surgir na primeira edição do evento, principalmente, se for o seu primeiro contato com esse tipo de organização. Mas, aproveite que a internet permite não só alcançar mais pessoas, como também acompanhar os interessados no seu tipo de evento.

 

  • Proporciona interação e engajamento: Engana-se quem pensa que é impossível criar engajamento durante um evento online, pelo contrário! Além de participar do evento, as pessoas se sentem mais à vontade para comentar e fazer perguntas, através do chat, por se sentirem mais próximas aos palestrantes. Sem dúvidas, ter aquele palestrante que antes ficava num palco, distante e, muitas vezes, sem acesso, no evento online a realidade é outra.

 

 

Criar eventos online em hotéis é simples. Basta cuidado do planejamento, pensar nos objetivos, definir a equipe, contratar uma boa empresa de streaming, cuidar do orçamento e definir qual espaço de hotéis mais se encaixa nas necessidades do seu conteúdo.

A Cross Host atua no mercado de Streaming e transmissão ao vivo de eventos há mais de 17 anos e possuí soluções diferenciadas para cada tipo e formato de evento online.

Clique aqui e converse agora com um de nossos especialistas. Possuímos uma infraestrutura completa para realizar o seu evento em hotéis e também disponibilizamos estúdios dedicados para serem integrados a infraestrutura do seu hotel.

08-01-2